Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

Fiocruz participa de estudo com novo remédio contra a covid-19

Publicado

em

Por

Default Featured Image

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fará parte de um estudo internacional, de fase 3, com o medicamento Molnupiravir, fabricado pela farmacêutica MSD. O objetivo é verificar sua eficiência para evitar a propagação e transmissão da covid-19 entre pessoas expostas ao coronavírus. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (6) pela Fiocruz.

O estudo, que começa na próxima semana, ocorrerá de forma simultânea em sete centros no Brasil, sendo dois sob responsabilidade da Fiocruz: Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. O estudo acontecerá também no Amazonas, Rio Grande do Sul e São Paulo. A coordenação é dos pesquisadores Julio Croda e Margareth Dalcolmo.

O medicamento atua impedindo a replicação do vírus e tem potencial de ação em diversos vírus RNA, incluindo o Sars-CoV-2, que provoca a covid-19. Para avaliar o uso de Molnupiravir como profilaxia pós-exposição (PEP), serão avaliados indivíduos que foram expostos ao vírus, ou seja, que residem com uma pessoa que testou positivo para a covid-19 nas últimas 72 horas e apresenta pelo menos um sintoma associado à doença.

O tratamento consiste no uso do medicamento, por via oral, duas vezes ao dia, durante cinco dias consecutivos. A etapa de fase 3 terá a duração de seis meses.

O Molnupiravir é desenvolvido pela MSD em colaboração com a Ridgeback Biotherapeutics.

Recentemente, a MSD divulgou os resultados interinos de fase 3 de um outro estudo, no qual o Molnupiravir foi usado como tratamento nos primeiros cinco dias de sintomas e demonstrou redução de aproximadamente 50% do risco de hospitalização ou morte em pacientes adultos não hospitalizados com a covid-19 leve a moderada.

Vladimir Platonow – Repórter da Agência Brasil

Link

Brasil chega a 16 mortes confirmadas de intoxicação por metanol Leia Mais

Brasil chega a 16 mortes confirmadas de intoxicação por metanol

Gestantes de áreas vulneráveis têm risco maior de perder bebê Leia Mais

Gestantes de áreas vulneráveis têm risco maior de perder bebê

MS faz acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS Leia Mais

MS faz acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP Leia Mais

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

Inep divulga resultado preliminar da análise de diplomas do Revalida Leia Mais

Inep divulga resultado preliminar da análise de diplomas do Revalida

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.