Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

Fiocruz firma acordo em prol de vacinas com Instituto Pasteur e Sanofi

Publicado

em

Por

© Fernando Frazão/Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Institut Pasteur e a empresa farmacêutica Sanofi assinaram, durante a recente visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à França, um acordo para aumentar a cooperação científica e técnica em prol de avanços na produção de vacinas. A parceria deve prevê a combinação e o intercâmbio de conhecimentos, recursos e cientistas entre as instituições.  

Os três institutos já são parceiros em projetos de imunização, como na transferência de tecnologia da vacina injetável da polimielite da Sanofi para a Fiocruz e na participação da fundação brasileira como um dos 30 membros da Rede Pasteur, um grupo de institutos engajados desafios globais da saúde pública, como o acesso a vacinas.

Para o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, a aliança reitera o compromisso histórico da Fundação com o acesso universal à vacinação, a partir do fortalecimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da inovação para o desenvolvimento de insumos em saúde. 

“Esse memorando, assinado durante missão brasileira à França, honra o papel histórico da Fiocruz como grande produtora de insumos de saúde, atuando diretamente para a redução das desigualdades. Vacina é vida”, destacou Mario Moreira. “Garantir a produção e o acesso a vacinas sempre foi uma das bases da nossa atuação e esse compromisso se renova mais uma vez diante da parceria firmada hoje com estes grandes atores do cenário global”. 

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

O documento foi assinado, em 5 de junho, pelo representante do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/ Fiocruz), Mauricio Zuma; o chefe de Operações Comerciais para Região Internacional da Sanofi, Stephen Alix; a vice-presidente executiva de Transferência de Tecnologia e Parcerias Industriais do Institut Pasteur, Isabelle Buckle; e o presidente do conselho administrativo do Institut Pasteur, Yves Saint-Geours.

“Essa parceria fortalece a colaboração tecnológica e científica entre o Brasil e a França para o desenvolvimento conjunto de imunizantes inovadores e acessíveis para toda a população, e abre as portas para uma cooperação mais ampla e efetiva na área de inovação com estes parceiros”, afirmou Mauricio Zuma.

De acordo com a presidente do Institut Pasteur, Yasmine Belkaid, o memorando fortalecerá a colaboração com a Fiocruz e a Sanofi, “duas parceiras estratégicas do Instituto Pasteur”. E acrescentou: “estamos convencidos de que é reunindo todos os atores, tanto acadêmicos quanto industriais, seremos capazes de acelerar o desenvolvimento de soluções de vacinas e, assim, nos tornarmos mais eficazes no combate a doenças infecciosas e emergentes. Essa abordagem está totalmente alinhada à ambição do nosso plano estratégico Pasteur 2030, que visa transformar rapidamente pesquisas científicas inovadoras em aplicações práticas para enfrentar os desafios globais da saúde”.  

Segundo o diretor-geral de Vacinas da Sanofi no Brasil, Guillaume Pierart, esta aliança estratégica cria um ecossistema único de colaboração, que permitirá acelerar o desenvolvimento de imunizantes para enfrentar os desafios de saúde pública, atuais e futuros. “Com isso, fortalecemos nosso compromisso histórico com o Brasil e reafirmamos nossa visão de que parcerias público-privadas são fundamentais para garantir o acesso equitativo a imunizantes de alta qualidade e dar ainda mais robustez ao SUS para a proteção da população contra doenças infecciosas”, avaliou.

 

Fonte

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio Leia Mais

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio

Divulgação Leia Mais

Nasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025 Leia Mais

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade Leia Mais

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade

Foto: Divulgação Leia Mais

Com ação inédita de combate ao sedentarismo, SportsCenter recebe certificado do Guinness World Records

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.