Home Agronegócios Fim das estações chuvosas intensifica multiplicação da mosca-dos-chifres
Agronegócios

Fim das estações chuvosas intensifica multiplicação da mosca-dos-chifres

Envie
Vetoquinol Jornada Fiprotag 2024 Foto Divulgacao
Envie

Para conscientizar pecuaristas sobre a importância do controle dos insetos, Vetoquinol Saúde Animal compartilha conhecimento em jornadas técnicas

O final do período das águas se aproxima do fim e abre espaço para a transição para as estações mais secas. Assim como no início das chuvas, a redução das precipitações é o momento preferido de multiplicação e infestação de um dos insetos que mais afetam a produtividade na pecuária e o bem-estar de bovinos: a mosca-dos-chifres (Haematobia irritans). A Vetoquinol, com a responsabilidade de ser uma das oito maiores indústrias de saúde animal do mundo, realiza encontros de conscientização para o controle do inseto em todo o país.

“A luta contra este inseto hematófago, que causa perdas de cerca de R$ 3 bilhões anuais na pecuária brasileira, não é fácil. Para ter sucesso gradativo e aumentar a produtividade, é necessário ser efetivo. Compartilhar conhecimento técnico e os riscos da infestação ajudam os pecuaristas. A Vetoquinol realiza a Jornada Fiprotag, ciclo de eventos que leva informação e tecnologia aos criadores”, explica Antônio Coutinho, gerente de marketing e serviços técnicos da Vetoquinol.

Cerca de 50 moscas podem picar o animal aproximadamente 1.000 vezes em um dia, o impedindo de ganhar até 40 quilos de peso vivo. O ciclo do inseto é curto e apenas uma mosca pode colocar 20 ovos por vez, sendo capaz de ovopositar até 15 vezes, o que potencializa ainda mais sua multiplicação no ambiente. “São insetos que se alimentam do sangue e atacam o animal tanto durante o dia como à noite – o que torna o seu controle ainda mais complexo”, ressalta Coutinho.

Os insetos da espécie Haematobia irritans têm atração maior por bovinos machos e animais de pele escura. Seus ataques são doloridos e podem reduzir a libido dos animais, afetando a reprodução. Além disso, bovinos mais jovens podem desenvolver anemia por conta das infestações. A ocorrência da mosca-dos-chifres no rebanho com frequência também pode potencializar o aparecimento de infecções secundárias ainda mais sérias e resultar em desvalorização do couro.

A solução repelente da Vetoquinol foi testada a campo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Na prática, o brinco zerou as infestações de mosca-dos-chifres em bovinos após 30 minutos da aplicação e comprovou efetividade por até 210 dias.

“O brinco Fiprotag® 210 é um case de sucesso no mercado. Trata-se de uma solução que remove a infestação animal de forma quase que mediata, proporcionando conforto, bem-estar e retorno ao ganho de peso e às condições normais de integridade física e produtividade. Essa tecnologia está disponível a pecuaristas de todo o país”, finaliza o especialista.

A Vetoquinol objetiva proteger milhões de cabeças de gado e milhares de propriedades rurais em todas as regiões do Brasil com a Jornada Fiprotag, a partir do compartilhamento de conhecimento técnico sobre as infestações da mosca-dos-chifres.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2022, o faturamento global foi de € 540 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.

Período de transição das vacas leiteiras impõe desafios nutricionais aos pecuaristas
Período de transição das vacas leiteiras impõe desafios nutricionais aos pecuaristas
Tío Nacho e UBEES promovem capacitação de mulheres na América Latina via apicultura regenerativa
Tío Nacho e UBEES promovem capacitação de mulheres na América Latina via apicultura regenerativa
Vetnil investe em conhecimento dos médicos-veterinário no XVIII Fórum de Gastroenterologia Equina
Vetnil investe em conhecimento dos médicos-veterinário no XVIII Fórum de Gastroenterologia Equina
Pós-desmame: Saiba como nutrição inadequada prejudica a produtividade na suinocultura
Pós-desmame: Saiba como nutrição inadequada prejudica a produtividade na suinocultura
Broto Agro Show acontece até dezembro
Broto Agro Show acontece até dezembro
Envie

RBN Stories