Negócios
FI Group abre inscrições para 3ª Edição de seu Programa de Aceleração de Startups no Brasil
																								
												
												
											– Intitulada FI Boost, a iniciativa tem como objetivo impulsionar a inovação, ampliando a visibilidade das startups e oferecendo a oportunidade de apresentar suas soluções para mais de 15 mil empresas, além de promover mentorias focadas em suas necessidades
– Inscrições vão até o final de Outubro e serão avaliadas as startups que atenderem critérios como ser constituída no Brasil, estar no modelo B2B ou B2BC, apresentar MVP (Produto Mínimo Viável), as primeiras métricas de clientes por POC ou piloto, além de uma equipe totalmente dedicada
O FI Group, consultoria multinacional especializada na gestão de mecanismos públicos de fomento à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), acaba de anunciar a abertura das inscrições da terceira edição de seu Programa de Aceleração de Startups, FI Boost, as quais vão até o final de Outubro no site oficial.
– Continua após publicidade –
O objetivo central da iniciativa é impulsionar a inovação, ampliando a visibilidade das startups vencedoras no mercado brasileiro, bem como a oportunidade de apresentarem suas soluções para mais de 15 mil empresas, clientes do FI Group.
Além disso, as startups vencedoras receberão formação e mentorias personalizadas, totalmente alinhadas às suas necessidades, conforme afirma a Embaixadora do FI Boost, Larissa Ramos. “Ao longo dos cinco meses de mentoria online, as startups têm contato direto com a comunidade do FI Boost, podendo obter a possibilidade de apresentar a solução para os clientes e parceiros do FI Group, bem como do ecossistema inovador. Já ocorreu de uma startup do nosso portfólio pivotar o seu modelo de negócio após observar o mercado por meio de alguns pitches. Isso reforça que o programa é uma grande oportunidade de diálogo e conhecimento da real necessidade da persona e nosso papel é apoiar essa tração do negócio”, comenta.
O programa viabiliza ainda a possibilidade de projeção internacional e networking, uma vez que o FI Group conta com atuação em 14 países, em 3 continentes. “Outro grande diferencial do FI Boost é que as startups podem usufruir do nosso escritório em qualquer país”, destaca Larissa.
A 1ª e 2ª edição do FI Boost no Brasil, já somam nove startups aceleradas. Para esta edição, a expectativa é dobrar o número de inscrições das edições anteriores. “Pretendemos alcançar o maior número de startups em todas as regiões, pois ainda há muita concentração no sudeste e sul, além de verticais de negócios mais amplas, uma vez que atuamos com clientes de diversos portes e setores”, afirma Larissa.
– Continua após publicidade –
Em relação às inscrições, serão avaliadas as startups que atenderem aos critérios os quais incluem, ser constituída no Brasil, estar no modelo B2B ou B2BC, apresentar MVP (Produto Mínimo Viável), as primeiras métricas de clientes por POC ou piloto, bem como uma equipe totalmente dedicada.
Após isto, o primeiro comitê de seleção avaliará cada uma das empresas, seguindo um criterioso processo de análise entre os modelos de negócio. As maiores médias levarão 10 finalistas para o Startup Day, programado para ocorrer no final de 2023. Os principais tópicos avaliados são: Negócio; Mercado; Equipe e Estado atual do projeto. As inscrições podem ser feitas no site do FI Boost: https://br.fiboost.com/
Demo Day marca o encerramento da 2ª Edição do FI Boost
Na última sexta-feira (18/08), ocorreu o Demo Day, evento que reuniu as cinco startups ganhadoras da 2ª Edição do FI Boost. São elas, Carbo Vapt, voltada à descarbonização dos motores de combustão, Match IT, startup que encontra os melhores fornecedores de TI com selos de certificação para atender aos desafios personalizados de cada projeto da empresa, LiveFarm, agtech com sistema de monitoramento de pragas, tecnologias de plantio e automação do setor agrícola, Fuse IoT, fornecedora de soluções customizadas, com dados inteligentes para uma tomada de decisão ágil, segura e transparente com o uso de IA e IOT para sensores e monitoramento, e deskMy, que digitaliza a mesa de trabalho, integra todos os aplicativos, aumenta as horas produtivas e apoia as empresas na construção de cultura.
– Continua depois do anúncio –
Na ocasião, as startups foram premiadas e tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos aos clientes e parceiros do FI Group. O encontro também contou com salas individualizadas para cada startup do FI Boost para que pudessem realizar networking com os clientes, investidores e parceiros que estavam presencialmente. A manhã de celebração também foi transmitida virtualmente pela plataforma de uma das startups vencedoras, a deskMy. No espaço havia a réplica do escritório do FI Group, especialmente o auditório usado no presencial.
Para o CEO e Co-Founder da Carbo Vapt, Thelis Botelho, o programa foi importante para a evolução da empresa no que tange o pitch de vendas. “Sentimos uma ascensão significativa na conexão com grandes clientes onde estamos em processo de fechamento de contrato, com POCs em segmentos que ainda no explorávamos”, comenta.
No mesmo sentido, o CEO e Co-Founder da LiveFarm, Joélcio Carvalho explica que o processo de aceleração foi crucial para abrir uma carteira de clientes dentro do próprio FI, além de buscar trabalhar com aqueles que já estão voltados aos subsídios na área de inovação. “Toda a parte de capacitação e essa rede que se cria com as startups e clientes do FI Group são fundamentais para a tomada de decisão do porque se acelerar”, aponta.
Já o Founder da deskMy, Vinicius Donin, reforça a importância estratégica das mentorias oferecidas durante o programa. “Para nós foi muito positivo pela própria estrutura do FI Group e pelo fato de estarem em diferentes países. Além disso, todo o know-how da consultoria nos ajudou a ajustar nosso próprio roadmap, tanto do produto, quanto da empresa, tendo em vista o que temos de possibilidade e em quem podemos nos apoiar para ajudar em conhecimentos específicos, a fim de otimizar o nosso tempo”, pontuou.
– Continua depois do anúncio –
A CEO e Founder da Match IT, Rose Ramos, também reitera os ganhos da capacitação. “Diferentemente de programas de curta duração ou muito massificados, tivemos um projeto mais longo e customizado, com atendimento para as nossas necessidades reais, além da oportunidade de fazermos pitch (comerciais e investidores) diretamente para clientes corporativos. Como somos B2B, nós abrimos portas que levariam muitos meses para fazermos sozinhos. No FI já temos esse canal aberto”, destaca.
O CEO da Fuse IoT, Dirceu Torres, acredita que o programa fez diferença quanto a evolução do business. “O programa trouxe uma maturidade de entendimento de negócio em relação a impostos, tarifas e posicionamento, contribuindo muito para chegarmos nesse momento onde estamos, de realizar a abertura de captação”, assegura.
Além do lançamento da 3ª Edição no Brasil, o FI Group comemora a expansão do programa na América Latina, já que Colômbia e Chile acabam de iniciar a 1ª Edição Hispano-América do FI Boost. “Nosso propósito é impulsionar a inovação, por isso iniciativas como o FI Boost são tão importantes. Hoje, 67% da inovação aberta é feita com startups. Nós acompanhamos esse movimento e temos como projeção também selecionar, acelerar e conectar essas startups em nosso ecossistema”, salienta Larissa.
Para o Country Director do FI Group, Rafael Costa, com o FI Boost, o FI Group Brasil reforça sua missão de apoiar o desenvolvimento dos negócios das empresas. “Nosso foco é evidenciar os mecanismos de inovação, promovendo a troca de experiências e oportunidades entre empresas de diversos níveis de maturidade e segmentos”, finaliza.
Sobre o FI Group
FI Group é referência no setor de financiamento de PD&I. Com um know-how de mais de 20 anos, o grupo é especialista na obtenção de financiamentos, subvenções econômicas e incentivos fiscais para projetos de PD&I. A consultoria assessora as empresas na gestão de incentivos fiscais (tais como Lei do Bem, Ex-Tarifário, Lei de Informática ou Rota 2030, entre outros) e no financiamento da PD&I, por meio da concepção e da implementação de ações que visam maximizar o desenvolvimento tecnológico e econômico de seus clientes. Globalmente, o FI Group trabalha com mais de 18.000 empresas, e valida anualmente mais de 20 mil projetos.
O FI Boost é a vertente de inovação aberta do FI Group com o programa de aceleração de startups desde 2018 na Espanha e desde 2022 no Brasil.
Negócios
Mercado de reestruturação: EXM Partners leva soluções inovadoras ao Congresso TMA Brasil 2025
														A EXM Partners, consultoria especializada em processos de reestruturação e recuperação de empresas, participará do XVII Congresso de Reestruturação e Recuperação de Empresas (TMA Brasil), principal encontro nacional do setor. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, no Hotel Grand Hyatt São Paulo, na capital paulista.
No dia 3 de novembro, às 13h, Lucas Tosato Rocha, sócio da Alumni Investimentos – empresa que integra o mesmo grupo da EXM Partners – será o moderador do painel “Soluções e oportunidades financeiras no mercado de reestruturação”, que abordará alternativas de financiamento e instrumentos inovadores voltados à recuperação de companhias em crise. Participam como debatedores Fernanda Piva, gerente de negócios em Distressed & Special Situations da JiveMauá; Paola Cristina Rios Pereira Fernandes, advogada da Caixa Econômica Federal; e Janser Saloman, sócio-fundador da Chimera Capital.
“Os assuntos discutidos no nosso painel vão girar em torno de um ponto central: o que as empresas em crise realmente precisam para resolver seus problemas. Cada caso é único e exige diagnóstico específico, não existe solução de prateleira. Nosso objetivo é mostrar como o mercado financeiro, o Judiciário e consultorias especializadas, como a EXM Partners, podem atuar para criar oportunidades reais de recuperação”, afirma Rocha.
Organizado pela Turnaround Management Association (TMA), o Congresso é reconhecido como o mais relevante fórum de debates sobre reestruturação e recuperação empresarial no país. O encontro reúne investidores, gestores, advogados, economistas e administradores judiciais para discutir as melhores práticas e a evolução da legislação voltada à recuperação de empresas, com foco em tornar os processos mais céleres, eficazes e benéficos para todos os envolvidos.
“Estar presente no TMA Brasil é reforçar nossa marca e nosso compromisso com a excelência técnica. Atuamos hoje em 18 estados brasileiros e fazemos questão de estar entre os principais players do setor, contribuindo com o debate e a evolução das práticas de turnaround. Essa troca é essencial para que possamos continuar entregando soluções eficazes às empresas que enfrentam desafios financeiros”, completa.
Serviço
XVII Congresso de Reestruturação e Recuperação de Empresas (TMA Brasil 2025)
Data: 3 e 4 de novembro de 2025
Local: Hotel Grand Hyatt São Paulo – Av. das Nações Unidas, 13.301 – Itaim Bibi, São Paulo-SP
Inscrições: www.tmabrasil.org/congresso2025
Negócios
Zoox é confirmada como parceira oficial de dados do Grande Prêmio de São Paulo pelo segundo ano consecutivo
														A Zoox Smart Data, líder em soluções de inteligência de dados e inteligência artificial, foi confirmada pelo segundo ano consecutivo como a gestora e parceira oficial de dados do Grande Prêmio de São Paulo. A renovação dessa parceria estratégica consolida a expertise da empresa na gestão de dados de megaeventos e seu papel fundamental na transformação da experiência do público e na eficiência operacional do maior evento de automobilismo da América Latina.
A tecnologia da Zoox permitirá extrair inteligência de dados ao longo de toda a jornada do evento no Autódromo de Interlagos. A partir da análise de informações de bilheteria e acessos, será possível compreender o perfil e o comportamento do público, identificar padrões de consumo e prever fluxos de movimentação,contribuindo para otimizar serviços e experiências.
Os modelos analíticos desenvolvidos também permitem identificar comportamentos anômalos, como possíveis práticas de cambismo, e gerar inteligência estratégica para orientar decisões em tempo real nas frentes de marketing, vendas e segurança do evento. “Em eventos dessa dimensão, cada decisão precisa ser guiada por dados. Eles são o combustível que garante agilidade operacional, segurança e uma experiência impecável para o público. Estar novamente à frente da operação de dados do Grande Prêmio de São Paulo consolida a Zoox como referência em transformar tecnologia e inteligência em ativos estratégicos, capazes de conectar, proteger e potencializar grandes eventos de forma sustentável,” afirma Rafael de Albuquerque, CEO e fundador da Zoox Smart Data.
Além da operação de dados, a Zoox também estará presente em Interlagos com o Zoox Lounge, um espaço de relacionamento exclusivo localizado dentro do Grand Prix Club, com vista privilegiada para a pista. Voltado a clientes, parceiros e convidados estratégicos, o ambiente foi concebido para proporcionar uma experiência premium de networking, hospitalidade e conexão com o ecossistema de inovação que a marca representa.
Sobre a Zoox Smart Data
Presente em 4 continentes e com 1600 clientes ativos em mais de 26 países – entre eles Brasil, EUA, México, Costa Rica, República Dominicana, Panamá, El Salvador, Portugal, Irlanda e Reino Unido– a Zoox é a mais completa solução de Dados e A.I da América Latina, que enriquece e entende a experiência das pessoas em espaços físicos, respeitando a privacidade e gerando inteligência sobre dados coletados.
Com quinze anos no mercado, a empresa se destaca com clientes em diferentes setores da economia: hotelaria, varejo, serviços, saúde e transportes, e soma em seu portfólio marcas como Nestlé, Fórmula 1, Grupo Trigo, Multiplan, Accor Hotels, Atlantica Hotels, Windsor Hoteis, Sheraton, Blue Tree, Rede Choice, Burger King, Posto Ipiranga, Havan, Aliansce Sonae, Companhia Athletica, Bodytech, RioGaleão, 1001, Embratel, Saphyr, Vezpa, Via Varejo, Shell, Pernambucanas, Algar, Claro, Rede D’Or São Luiz, Senac, Pizza Hut; contabilizando mais de 780 marcas que fazem uso das soluções e produtos da Zoox.
Site: https://zooxsmart.com/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/zoox-smart-data/
Instagram: https://www.instagram.com/zooxsmartdata
Negócios
Design como Estratégia Invisível – O Poder Silencioso por Trás das Marcas Premium
														Em um cenário em que produtos e serviços se tornam cada vez mais semelhantes, o verdadeiro diferencial das marcas premium não está apenas na qualidade ou na inovação tecnológica, mas na forma como elas são percebidas. Essa percepção é moldada por uma força silenciosa e, muitas vezes, invisível: o design. Mais do que um exercício estético, o design é uma estratégia de comunicação e posicionamento que atua no campo do simbólico, traduzindo valores, promessas e sensações antes mesmo de qualquer interação direta com o produto. Ele é a linguagem que define o que a marca quer dizer, mesmo quando não diz nada.
O design nas marcas de alto padrão não é sobre ornamento, mas sobre intenção. Cada escolha visual, tátil ou espacial é resultado de uma decisão estratégica voltada a reforçar a percepção de exclusividade. A tipografia minimalista, a harmonia das cores, o uso inteligente do espaço em branco, o toque de um material nobre ou a sobriedade de uma embalagem elegante , tudo é construído para comunicar distinção e confiança. São detalhes que passam despercebidos em um primeiro olhar, mas que moldam o imaginário coletivo sobre o que é premium. O consumidor, antes mesmo de experimentar o produto, já sente que está diante de algo especial. Essa é a essência do design como estratégia invisível: criar significado e desejo sem precisar recorrer a discursos explícitos.
Enquanto marcas comuns buscam chamar atenção por meio do excesso, as marcas premium dominam a arte da contenção. O silêncio visual se torna símbolo de autoridade. Não há necessidade de gritar para ser notado quando cada elemento visual é capaz de transmitir sofisticação.
Esse equilíbrio entre simplicidade e intenção gera uma experiência emocional que antecede o consumo. O design desperta uma sensação de pertencimento a um universo exclusivo, onde o valor é percebido pela sutileza dos detalhes e pela coerência estética que sustenta a narrativa da marca. Assim, a decisão de compra deixa de ser racional e passa a ser emocional, guiada pelo desejo de se identificar com o estilo e o status que aquele design comunica.
O poder do design está justamente em sua capacidade de agir de forma quase imperceptível. Ele influencia comportamentos, desperta aspirações e consolida posicionamentos de marca de maneira orgânica. Cada interação visual reforça uma promessa: a de que o que está por trás daquele símbolo é raro, refinado e desejável. Em um mercado saturado de mensagens explícitas e campanhas efêmeras, o design se destaca como uma força duradoura, que constrói valor no longo prazo.
Ser premium não é apenas custar mais; é fazer o consumidor sentir que há algo intangível naquele produto ou serviço, algo que o diferencia sem precisar explicar. O design é o canal por onde essa mensagem silenciosa é transmitida. Ele dá forma à identidade e ao propósito, tornando a experiência visual uma extensão do próprio DNA da marca. Em última instância, o design é o que transforma o comum em aspiracional, o produto em símbolo, e o consumo em ritual. É nessa dimensão invisível, mas profundamente estratégica, que reside o poder silencioso por trás das marcas premium.
- 
																	
										
										
									Esportes2 anos atrásNotícias de futebol | Quais os melhores jornais para acompanhar ao vivo?
 - 
																	
										
										
									Estilo e Vida5 anos atrásMundo BANI: como pensar em meio ao caos
 - 
																	
										
										
									Agronegócios2 anos atrásSegurança alimentar é caminho para produtividade na suinocultura
 - 
																	
										
										
									Música1 ano atrásGabriela Rocha lança a segunda faixa do álbum “A Igreja”, com a participação de Fernandinho
 - 
																	
										
										
									Notícias2 anos atrásPolítica de cultura exportadora quer ampliar comércio exterior
 - 
																	
										
										
									Games4 anos atrásGame brasileiro ‘Reverie Knights Tactics’ chega para consoles e PC dia 25 de janeiro
 - 
																	
										
										
									Esportes3 anos atrásFutebol de cegos: Brasil perde nos pênaltis e é vice na Copa América
 - 
																	
										
										
									Saúde4 anos atrásDia Mundial de Cuidados Paliativos destaca importância de avanços nessa prática
 
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        



