São diferentes atividades neste mês de janeiro, movimentando os alunos dos 29 núcleos do Projeto Rede de Núcleos do Instituto Esporte e Educação, em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco
Janeiro, 2026 – Jogos dinâmicos, esportes criativos e atividades culturais que vão muito além da quadra, celebrando o protagonismo, o espírito de equipe e o aprendizado por meio do Esporte Educacional. É o Festival de Férias do IEE que, neste mês de janeiro, está movimentando mais de 7 mil crianças e jovens dos 29 núcleos do Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação (IEE), em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.
Ao longo do ano, o Rede de Núcleos leva a prática de esporte e atividade física, assim como ações socioeducativas, a diferentes comunidades do Brasil. E, em janeiro, no Festival de Férias, a diversão encontra o aprendizado, com uma programação especial. De jogos tradicionais a experiências inovadoras, não falta animação.
“Mais uma temporada de férias com o Festival do IEE, que transforma o recesso em uma jornada inesquecível. Nossa metodologia visa ensinar esporte para todos (focando na inclusão e participação), ensinar bem o esporte (promovendo boas práticas e critérios) e, o mais importante, ensinar mais que esporte (cultivando valores, convivência e comunidade)”, destaca Celiane de Oliveira, coordenadora pedagógica do IEE.
Uma experiência em que o mais importante é jogar junto, cooperar e se divertir durante o período de férias. Os núcleos se transformam em verdadeiros palcos de experiências, com temas que vão desde a cultura popular até o universo dos games.
São jogos e brincadeiras que mudam de núcleo para núcleo, mas têm em comum a alegria, integração, prática de esporte e atividade física que fazem parte do Projeto Rede de Núcleos ao longo de todo o ano. E que, nas férias, não poderiam deixar de movimentar o dia a dia dos alunos.
Núcleos e atividades – Em Cabo de Santo Agostinho (PE), nos núcleos Antônio Benedito e Reginaldo Loreto, o Festival de Férias tem a Vila dos Desafios. Estruturado por meio da gamificação, os alunos passam pelas Vilas da Cooperação, Estratégia, Alegria e Cultura.
No Eronides Soares e no Conde da Boa Vista destaque para o Level Up!, uma poderosa sprint de entretenimento, com desafios inspirados em jogos como Fortnite – Batalha dos Cones, Zelda – Missão dos Artefatos, Clash Royale – Destruir as Torres e Among Us – Missão Esportiva. O objetivo é aumentar a motivação e fortalecer o trabalho em equipe.
O Ponte dos Carvalhos conta com a Mega Gincana por Equipes, com foco total em Jogos Cooperativos e desafios como Travessia Cooperativa (onde vencer significa jogar junto), Quiz Relâmpago e Construção do Maior Castelo (desafios de estratégia e conhecimento).
No Núcleo Charneca, o Festival Juntos & Misturados traz jogos inspirados em super-heróis e filmes, como Duelos de Hulk (cabo de guerra), Proteção e Ataque ao Rei e o jogo de estratégia Amung Us. Os Jovens Líderes conduzem as estações, exercitando sua liderança. Já o Cremilda Maria está promovendo o Festival de Atletismo – entre saltos, corridas e lançamentos -, com Lançamento de Dardo e Corrida de Revezamento.
Na capital paulista, no Jaguaré, os alunos embarcam em uma viagem pelo Brasil com atividades culturais de todas as regiões. A programação inclui brincadeiras tradicionais como Pega-Pega Boiadeiro, Corrida de Saco, Cabo de Guerra Indígena, Huka Huka e o clássico Bolinha de Gude. No São Luís (Promorar) estão sendo realizados jogos não convencionais, como vôlei sentado, rugby, festival de queimadas, Canibal e Copa Bis (torneio de futsal).
No Capistrano de Abreu, o tema é Volta ao Mundo, com jogos típicos da Alemanha, Itália, Brasil e Nova Zelândia (como Rugby/Pique Bandeira) e passeios para o Museu do Futebol. No Itaim Paulista, Brincadeiras da Cultura Popular como Pega-Pega com variações, Brincadeiras com corda (Zerinho, reloginho) e Campeonato de Queimada.
Em Carapicuíba, na Grande São Paulo, destaque para queimada, Free Fire, boliche humano, caça tesouros e em soltar pipas. Já em Guarulhos, jogos temáticos e adaptados como Pique Bandeira, Free Fire, Hand Sabonete e Passaporte (desafios relacionados a países ou regiões do Brasil).
No interior do estado, Pindamonhangaba tem gincanas com brincadeiras de água, Oficina de Pipas e brinquedos alternativos (Biboque, Vai e Vem) e Torneios de Futsal e Vôlei.
No litoral paulista, em São Sebastião, Aventuras na natureza: Passeio para o Canto do Moreira, trilhas (Maresias-Paúba, Cachoeira do Caetano, 7 Quedas) e esportes de praia como Surf Tag-team e Skate.
No Rio, o tema é Brincadeira é para Todos, com Construção de Pipas, Gincana da Corda e Bola de Gude, Painéis de Pintura e o Jogo Flag Ball.
O Projeto Rede de Núcleos – Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Em 2025, o Projeto atendeu a 7.825 crianças e jovens em núcleos na Capital Paulista, na região metropolitana de São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Cajamar e Embu) e no Interior e litoral do Estado (Pindamonhangaba e São Sebastião), Rio de Janeiro e Pernambuco. Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.548).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
O Instituto Esporte Educação conta com os seguintes parceiros: Mercado Livre, Itaú, BTG Pactual, SHELL Brasil, Novelis, Bank Of America, CLOUDWALK, Carrefour, KINEA, Cogna Educação, Aché, Polimix, BIC Amazonia, Grupo Eaton, Verde Asset Management, Grupo ABBOTT, Grupo SIMPAR, Grupo SEMP, NUCLEA, SPX Gestão, Grupo CABOT, PRAGMA Gestão de Patrimonio, WALLERSTEIN, Santil, Mineração Santa Elina, TrackAndField, COVESTRO, HEDGE Investimentos, via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, Bloomberg e BARUEL e NIKE.
Saiba mais sobre o IEE:
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
Linkedin : https://www.linkedin.com/company/institutoesporteeeducacao/
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br – 11 991628967
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
