Esportes
Festival de Férias do IEE agita mais de 7 mil crianças e jovens em três estados
																								
												
												
											As atividades são realizadas em 27 núcleos do Projeto Rede de Núcleos do Instituto Esporte e Educação, em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, movimentando os alunos ao longo do mês de julho
Julho, 2025 – Diversão, movimento e muita criatividade. O Festival de Férias do Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação (IEE), conta com uma programação repleta de atividades para animar as férias de mais de 7 mil crianças e jovens dos seus 27 núcleos, em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. De jogos tradicionais a experiências inovadoras, não vai faltar animação ao longo do mês de julho. O Rede de Núcleos leva a prática de esporte e atividade física, assim como ações socioeducativas, a diferentes comunidades do Brasil.
Durante o Festival de Férias serão realizados jogos, brincadeiras e atividades aquáticas, com experiências dinâmicas e refrescantes; jogos não convencionais, como flagball; e jogos cooperativos, como corrente humana. Já o Projeto Os Quatro Elementos chega com atividades que despertam o corpo e a mente, como batalha de bexigas d’água. E não poderiam faltar as festas juninas, com o Arraiá nas Férias – trazendo brincadeiras tradicionais como Corrida de saco – e o Arraiá dos Pequenos – com brincadeiras lúdicas voltadas para as crianças, como Jogo Passa Anel.
Destaque, também, para a Mini Olimpíadas do Atletismo, uma experiência lúdica, inclusiva e adaptada das modalidades clássicas do atletismo; e o Atletismo: Saltos para o Futuro, com atividades voltadas para o desenvolvimento físico e o desafio pessoal. Já como parte da programação do Festival de Férias Jacarepaguá, haverá o Campeonato Escolar de Vôlei, promovendo o esporte coletivo e o espírito de equipe.
“De norte a sul, cada núcleo transforma as férias em um território de descobertas e sorrisos. O Festival de Férias 2025 chega para deixar memórias inesquecíveis em cada criança e adolescente. O objetivo é tornar as férias dos alunos ainda mais empolgantes e inesquecíveis, proporcionando momentos de lazer, movimento e integração entre os participantes”, destaca Celiane de Oliveira, coordenadora pedagógica do IEE.
Alguns dos destaques nos Núcleos – Núcleo a núcleo, muita diversão, como no Capistrano de Abreu, com atividades esportivas, brincadeiras e amistosos. Entre as ações, jovens do Núcleo irão assistir jogos de rugby paralímpico, no Centro de Treinamento Paralímpico.
Já o Itaim Paulista, em parceria com o Programa Recreio nas Férias, oferece atividades culturais, esportivas e recreativas. Pindamonhangaba traz jogos educacionais, brincadeiras e amistosos de futsal. São Sebastião aposta em uma mistura de atividades culturais, esportivas, passeios e campeonatos de futebol e voleibol.
No Campos Salles, o foco são atividades esportivas, amistosos e muitas brincadeiras ao ar livre. Em Heliópolis, atividades culturais, jogos, brincadeiras e os famosos amistosos, em parceria com o CEU. Guarulhos traz uma programação em parceria com o CEU Ottawa Uirapuru, oferecendo atividades culturais e esportivas com o apoio dos jovens monitores.
No Jaguaré, uma verdadeira aventura global com o tema Volta ao Mundo. Carapicuíba apresenta o Festival da Amizade. No São Luís (Promorar), a inovação é o destaque com jogos de rebater, jogos não convencionais, tabuleiro gigante, handsabonete, torneios de futsal e voleibol, assim como uma ação em parceria com a NBA.
O Projeto Rede de Núcleos – Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Em 2024, o Projeto atendeu a 7.825 crianças e jovens em núcleos na Capital Paulista, na região metropolitana de São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Cajamar e Embu) e no Interior do Estado (Pindamonhangaba e São Sebastião), Rio de Janeiro e Pernambuco. Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.
O Projeto Rede de Núcleos conta com os seguintes parceiros: Mercado Livre, SHELL Brasil, Instituto CCR, Novelis, Bank Of America, Cogna Educação, Aché, Comgás, Pfizer, Polimix, Astrazeneca, Grupo Eternit, Grupo SIMPAR, Banco ABC, Grupo Mobile, Grupo Omnicom, WALLERSTEIN, Santil, TrackAndField via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e BARUEL.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.548).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
Linkedin : https://www.linkedin.com/company/institutoesporteeeducacao/
Foto: IEE / Divulgação
Esportes
Atleta da APA Petrolina é campeão do Circuito CAIXA em Fortaleza
														Rafael Almeida Silvestre vence na capital cearense, com direito a terceira melhor marca do ano na tradicional série de corridas de rua do Brasil
Novembro, 2025 – Rafael Almeida Silvestre é campeão da etapa de Fortaleza do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series, disputada neste domingo (2/11). O atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA) venceu a categoria Elite 10km com o tempo de 30min58, seu recorde em corridas de rua, e conseguiu fazer a terceira melhor marca da temporada 2025 na mais tradicional série de corridas de rua do Brasil. A prova na capital cearense foi a sétima deste ano e reuniu 3.300 inscritos.
“Esse ano eu ainda não tinha participado do Circuito CAIXA em função dos treinos para maratona, mas sempre corro aqui na capital e gosto muito. E sempre levo bons resultados para a minha cidade e para a minha equipe, a APA. O percurso foi muito bem, bem sinalizado, tudo bem organizado, um evento excelente e consegui fazer uma boa prova”, disse o atleta, natural de Juazeiro do Norte e que só fica atrás de Gleison da Silva Santos (30min37 na etapa de João Pessoa) e Vitor Ferreira dos Santos (30min56 em Cuiabá) entre os melhores resultados desta ano na prova.
Marciano Barros, técnico da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), cita o desempenho deste domingo como o melhor de Rafael nos 10km em corridas de rua. “O Rafael vem obtendo boas marcas nas corridas de rua. Já tinha feito 14min53 nos 5km e 31min29 nos 10km na rua, além de boas participações em maratonas, incluindo uma internacional, em Sevilha, na Espanha. Nas provas regionais, ele soma diversos títulos. E agora conquista mais um, com esse ótimo tempo, que o coloca no Top 3 do Circuito CAIXA entre os atletas mais velozes de 2025”, afirma o treinador.
Resultados
10km Masculino
1- Rafael Almeida Silvestre – 30min58
2- Gilson de Souza – 32min00
3 -Cícero Felix da Silva – 32min12
10km Feminino
1- Pedrina Silva Vieira – 35min48
2- Aline Prudencio de Freitas – 38min00
3- Maria do Socorro Silva Lima – 38min08
A APA – Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.
Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.
Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As Escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, todas em Pernambuco, e Juazeiro e Remanso, na Bahia.
Mais informações:
Site: https://apapetrolina.com.br/
Instagram: @apapetrolina
Assessoria de Imprensa:
Ascom APA Petrolina – comunicacao@apapetrolina.com.br
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – deborah@zdl.com.br 
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Esportes
Circuito CAIXA Fortaleza registra melhor tempo nos 10km no feminino em 2025
														Pedrina Silva Vieira fechou a prova em 35min48 e agora é a dona do recorde nesta temporada. No masculino, Rafael Almeida Silvestre venceu com a terceira melhor marca do ano
Novembro, 2025 – Velocidade. Essa foi a tônica da etapa de Fortaleza do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series, disputada neste domingo (2/11). A categoria Elite 10km registrou a melhor marca desta temporada entre as mulheres. Pedrina Silva Vieira “voou” da largada para a linha de chegada em 35min48 e agora é o nome a ser batido no quesito recorde do ano. No masculino, Rafael Almeida Silvestre completou a prova em 30min58, sua melhor marca em corridas de rua, e conseguiu fazer o terceiro melhor tempo em 2025 na mais tradicional série de corridas de rua do Brasil.
A etapa cearense do Circuito CAIXA, sétima da temporada, reuniu 3.300 inscritos e contou com vitórias de atletas da casa na Elite 10k. Rafael é de Juazeiro do Norte e representa a Associação Petrolinense de Atletismo (APA). Pedrina é natural de Lagoa do Juvenal, distrito do município de Maranguape, compete pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e agora reside na capital.
“Quero agradecer primeiramente a Deus, a minha treinadora Sonia Ficagna e a todos os meus amigos de Lagoa do Juvenal que torcem por mim. Foi minha primeira vez no Circuito CAIXA, uma prova tranquila e bem organizada. Estou acostumada ao percurso e adaptada a pegar um pouco de subida. Estou muito feliz e é isso: a gente treina e os resultados aparecem”, disse a campeã, que superou o tempo de 36min31, estabelecido por Stela Alcedina da Silva Liberato, na etapa de Cuiabá, em agosto, na primeira da temporada 2025. Pedrina é campeã cearense nos 10km neste ano e ficou em oitavo lugar na São Silvestre no ano passado.
Rafael também elogiou a prova. “Esse ano eu ainda não tinha participado do Circuito CAIXA em função dos treinos para maratona, mas sempre corro aqui na capital e gosto muito. E sempre levo bons resultados para a minha cidade e para a minha equipe, a APA. O percurso foi muito bem, bem sinalizado, tudo bem organizado, um evento excelente e consegui fazer uma boa prova”, disse o atleta, que só fica atrás de Gleison da Silva Santos (30min37 na etapa de João Pessoa) e Vitor Ferreira dos Santos (30min56 em Cuiabá).
Corrida e solidariedade – Com largada no Aterro do Náutico na Praia de Iracema, a movimentação começou cedo na arena do Circuito CAIXA, a partir das 5h35, tanto para os percursos de 5km e 10km como para caminhada de 5km. E além da velocidade dos campeões da categoria Elite, outra marca registrada da etapa de Fortaleza do Circuito CAIXA foi a solidariedade.
Começou na entrega de kits e prosseguiu na arena montada na Praia de Iracema, onde a organização montou pontos de arrecadação de alimentos. Os corredores e também as pessoas que foram acompanhar a prova tiveram a oportunidade de contribuir para duas ações sociais do Ceará: a campanha Ceará Sem Fome e a Associação Peter Pan.
A arrecadação para o Ceará Sem Fome conseguiu 1 tonelada de alimentos e seguiu os mesmos moldes da campanha Pegada do Bem (relacionada à doação de tênis e já tradicional no evento). Isso significa que as primeiras pessoas que levaram 2kg de alimentos não perecíveis, ainda ganharam uma pochete exclusiva da CAIXA. Já a contribuição para a Associação Peter Pan, cuja missão é elevar o índice de cura e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes portadores de câncer e seus familiares, ainda podem ser feitas via PIX da instituição: reabilitacao@app.org.br.
Pegada do Bem – Os corredores do Ceará também exercitaram a solidariedade no Circuito CAIXA. Durante a entrega dos kits e na arena, muita gente fez a sua parte em prol da sociedade, doando tênis usados e em bom estado. O total arrecadado foi entregue para o projeto de Formação de Novos Talentos da Federação Cearense de Atletismo.
A HT Sports, organizadora da prova, faz do Pegada do Bem uma das marcas registradas do Circuito de Corridas CAIXA. E para estimular ainda mais a solidariedade, os 150 primeiros doadores ganharam uma pochete de corrida exclusiva da CAIXA. Criada há 11 anos pela HT Sports com o objetivo de arrecadar tênis de corrida junto aos participantes em todos os eventos, o Pegada do Bem já arrecadou um número superior a 3 mil pares de tênis doados, beneficiando mais de 70 instituições.
Resultados
10km Masculino
1- Rafael Almeida Silvestre – 30min58
2- Gilson de Souza – 32min00
3 -Cícero Felix da Silva – 32min12
10km Feminino
1- Pedrina Silva Vieira – 35min48
2- Aline Prudencio de Freitas – 38min00
3- Maria do Socorro Silva Lima – 38min08
5km Masculino
1- Laison da Silva – 16min47
2- Jackson dos Santos Martins da Silva – 17min48
3- Salvio Lira Augusto – 17min53
5km Feminino
1- Francisca Daniela Silva Sousa – 21min10
2- Andrea Almeida Sales de Oliveira – 21min57
3- Cristiana de OLiveira Castelo – 22min25
Ainda maior – Com 14 etapas, o Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series terá três provas a mais em relação ao ano passado. Após a abertura em Cuiabá, a caravana tem pegado a estrada para cumprir agenda com os corredores brasileiros nas seguintes cidades: Maceió/AL (7/9) João Pessoa/PB (21/09); Aracaju/SE (05/10); São Luís/MA (12/10); Natal/RN (19/10), Fortaleza/CE (02/11), Vitória/ES (09/11), São Paulo/SP (16/11) e Uberlândia (29/11, noturna). As demais etapas serão divulgadas em breve.
Tradição – Criado em 2004, o Circuito CAIXA já recebeu mais de 336 mil pessoas em 154 provas pelo Brasil até 2024 (considerando interrupção entre 2019 e 2023 em função da pandemia). Ano passado, no retorno às atividades, foram 11 etapas em diferentes cidades espalhadas pelo País. “Em 2025, o evento chega com quase 30% de crescimento, o que reafirma sua força como ferramenta de inclusão por meio de atividade física. É uma honra ver como a CAIXA apoia o Esporte Brasileiro. Da base ao topo”, comenta Hélio Takai, diretor da HT Sports, confirmando que as demais cinco etapas serão anunciadas em breve.
CIRCUITO CAIXA
TEMPORADA 2025
24/08 – Cuiabá (MT) – realizada
07/09 – Maceió (AL) – realizada
21/09 – João Pessoa (PB) – realizada
05/10 – Aracaju (SE) – realizada
12/10 – São Luís (MA) – realizada
19/10 – Natal (RN) – realizada
02/11 – Fortaleza (CE) – realizada
09/11 – Vitória (ES)
16/11 – São Paulo (SP)
29/11 – Uberlândia (MG) – noturna
*As demais etapas serão divulgadas em breve
Mais informações:
site: www.circuitocaixa.com
Instagram: @circuitocaixa
Assessoria de Imprensa:
ZDL 
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – F: 11 984579723 
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – rafael@zdl.com.br – F: 19 997912108 
Site: www.zdl.com.br 
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports 
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Esportes
Brasil derrota Argentina e é campeão do Torneio Quatro Nações
														O Brasil é campeão do Torneio Quatro Nações de Handebol masculino. Jogando em Buenos Aires, nesse sábado (1º), a equipe verde e amarela fez 31 a 23 nos donos da casa, a Argentina. O torneio amistoso foi preparatório para o Campeonato Sul-Centro-Americano, em janeiro de 2026.

O time do técnico Marcus Tatá fechou o torneio com 100% de aproveitamento (quatro vitórias em quatro jogos).
Antes da decisão, o Brasil havia vencido México (46 a 19), Argentina (30 a 29) e Chile (38 a 28).
Fonte: Agência Brasil
- 
																	
										
										
									Esportes2 anos atrásNotícias de futebol | Quais os melhores jornais para acompanhar ao vivo?
 - 
																	
										
										
									Estilo e Vida5 anos atrásMundo BANI: como pensar em meio ao caos
 - 
																	
										
										
									Agronegócios2 anos atrásSegurança alimentar é caminho para produtividade na suinocultura
 - 
																	
										
										
									Música1 ano atrásGabriela Rocha lança a segunda faixa do álbum “A Igreja”, com a participação de Fernandinho
 - 
																	
										
										
									Notícias2 anos atrásPolítica de cultura exportadora quer ampliar comércio exterior
 - 
																	
										
										
									Games4 anos atrásGame brasileiro ‘Reverie Knights Tactics’ chega para consoles e PC dia 25 de janeiro
 - 
																	
										
										
									Esportes3 anos atrásFutebol de cegos: Brasil perde nos pênaltis e é vice na Copa América
 - 
																	
										
										
									Saúde4 anos atrásDia Mundial de Cuidados Paliativos destaca importância de avanços nessa prática
 
                        
                                                
                                                

