Os festivais de artes integradas ou segmentados deixam o inverno brasileiro mais charmoso e atrativo tanto para turistas como para os nativos das cidades que promovem este tipo de evento.
Se em alguns municípios a alta temporada acontece durante o verão, em outros é quando os termômetros marcam a queda da temperatura. A música, o teatro, a dança, artes visuais, artesanato, entre outras artes, são sim capazes de tirar os mais sensíveis ao frio do conforto da cama, coberta e streaming para se aventurar nas festividades regionais.
A dica aqui são os festivais que mais atraem público no Brasil durante o inverno. Quem pretende viajar durante a estação deve se atentar aos eventos locais, pois assim, terá a oportunidade de conhecer além da beleza da cidade de destino, maiores produções artísticas.
O clima álgido entrega uma beleza exuberante para cidades, sobretudo as históricas. Os festivais promovidos no Brasil durante essa época dão um tom especial. Se você quer saber onde eles acontecem, fique por aqui e leia até o final.
Festivais para conhecer no inverno
Já não é novidade para ninguém que as artes têm um potencial poder de transformação pessoal e social. Visto que o inverno é uma estação em que as pessoas tendem ao descanso, a buscarem o aconchego do lar, trajes mais confortáveis e bebidas quentes, o isolamento social torna-se inerente ao período, o que pode desencadear transtornos psíquicos como depressão, ansiedade, entre outros.
Não é atoa que no Brasil, segundo pesquisa realizada pelo IBGE, a maior concentração de pessoas que sofrem de depressão é na região Sul, o estado Rio Grande do Sul lidera o ranking com 13,2%, seguido de Santa Catarina, que tem 12,9% dos deprimidos, em terceiro lugar temos Paraná, com 11,7%.
Enquanto que no Pará, que fica no Norte do país, apenas 1,6 % das pessoas entrevistadas foram diagnosticadas com depressão. Entre outros fatores sociais, acredita-se que o frio se relaciona com a chamada Depressão Sazonal (depressão de inverno), que segundo psicólogos se associa ao clima, ou seja, quanto menor é a temperatura, mais a pessoa fica triste ou tem oscilação de humor.
Escrevemos tudo isso para enfatizar sobre a importância da arte na vida das pessoas, sobretudo, durante o inverno. E para não enquadrar na estatística acima, que tal conhecer os festivais de inverno mais potentes do país? Simbora!
Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade
Promovido pela UFOP, em parceria com as prefeituras municipais, o Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade já é tradicional em Minas. Ele reúne diversas artes, oferecendo ao público shows musicais, apresentação de teatro, dança e diversas atividades formativas, como workshop, oficinas e palestras.
A maior concentração de eventos do Festival da UFOP é em Ouro Preto, onde tudo começou. O tema escolhido para a edição de 2023 é “E Se…”. A programação ainda não foi divulgada. As atualizações podem ser acompanhadas nas redes sociais do festival e no site de notícias Mais Minas.
Normalmente o Festival de Inverno da UFOP acontece no mês de junho. Ele entrega um colorido nas cidades históricas que já são muito interessantes, sobretudo pela arquitetura que remete ao Brasil Colônia.
O Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade 2023 já tem data marcada. Será entre os dias 15 e 30 de junho.
Festival de Inverno de Campos do Jordão
Com 52 edições já realizadas o Festival de Inverno de Campos do Jordão é um dos mais procurados por turistas de todo o Brasil, não apenas pela sua tradição, mas pelo bom gosto das atrações escolhidas para compor a grade de programação, Portanto se consolidou como o maior festival de música clássica da América Latina.
Promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Festival tem entrada gratuita na maioria dos eventos (aproximadamente 90%). Além da música clássica, quem está em Campos do Jordão pode aproveitar as atividades pedagógicas oferecidas pelo Festival.
São João de Campina Grande
Não é só de Festival de Verão e Carnaval que se vive no nordeste (risos). Com mais de 30 dias de eventos, o São João de Campina Grande, embora não tenha o mesmo comportamento dos festivais de inverno já mencionados aqui, é considerado um, pois é um apanhado de eventos que ocorrem durante o inverno.
A maior festa junina do Brasil reúne os maiores e melhores grupos de quadrilha. Além de levar para a cidade grandes atrações.
Neste ano as festividades terão um tom ainda mais comemorativo, pois o São João de Campina Grande irá completar 40 anos de história.
Já foram confirmadas as participações: Elba Ramalho, Alcymar Monteiro, Geraldo Azevedo, Chico César, Fagner, Roberta Miranda, Calcinha Preta, João Gomes, Alok, Wesley Safadão, Flávio José, Camila, Fabiano Guimarães, Gusttavo Lima, entre outros.
Outros festivais
Obviamente que os festivais mais “bombantes” do Brasil não cabem em um artigo tão curto como este, mas aí vai uma lista com os nomes de diversos festivais para você curtir, munido de muito casaco, bota, gorro e luvas. Partiu agito!
- Gramado (ES)
- Bonito (Mato Grosso)
- Nova Friburgo (Rio de Janeiro)
- Garanhuns (Pernambuco)
- Cunha (São Paulo)
- Tiradentes (Minas Gerais)
- Petrópolis (Rio de Janeiro)
- Bragança Paulista (São Paulo)
- Vitória da Conquista (Bahia)
- Serra Catarina (Santa Catarina)
- Festival Internacional Tudo É Jazz (Minas Gerais)
- Festa do Peão e Boiadeiro de Barretos (São Paulo)
- Serra Negra (SP)
- Monte Verde (MG)
- Festival de Inverno da Bahia
O que define um bom festival?
A relevância de um Festival de Inverno se relaciona com as atrações contratadas pela promoção do evento, porém não somente isso. A estrutura como barracas de alimentação, banheiros, espaço escolhido para o evento também contribuem na avaliação do público.
Além disso, a beleza do local e importância do município para a região podem ditar a escolha da cidade e se o público vai ou não se locomover até ela.
Se prepare, o inverno bate à porta!