Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

Fernanda Sena anuncia fundação da Associação de Musicoterapeutas do Amazonas durante Congresso em Brasília

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

No último dia 15 de setembro, data em que se celebra o Dia do Musicoterapeuta, Brasília recebeu representantes de diversas associações regionais ligadas à União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM). Durante o encontro, a musicoterapeuta integrativa Fernanda Sena marcou a representatividade do Norte do Brasil ao anunciar a fundação da Associação de Musicoterapeutas do Amazonas.

“No Norte também tem musicoterapeuta!” — foi assim que Fernanda destacou a importância de dar visibilidade à profissão na região, reforçando que a nova associação nasce com a missão de fortalecer a atuação e oferecer novas perspectivas de cuidado para a população amazonense.

Além de representar o Norte no evento, Fernanda levou consigo a experiência de mais de duas décadas de trajetória musical e atuação clínica. Criadora do Protocolo Clínico de Alívio das Tensões Emocionais (A.T.E.), método que integra voz cantada terapêutica, frequências sonoras e instrumentos específicos, ela já aplicou a técnica em tratamentos voltados para dores emocionais, ansiedade e somatização, com resultados reconhecidos em sua prática profissional.

Música que acolhe e salva vidas

O anúncio acontece em um mês de grande simbolismo: setembro é dedicado à prevenção do suicídio. Para Fernanda, a música, quando aplicada de forma terapêutica, pode se tornar uma ponte poderosa entre o sentir e o expressar:

“A música tem o poder de atravessar barreiras que muitas vezes a fala não consegue. No contexto terapêutico, ela ajuda pacientes a encontrarem novas formas de elaborar suas dores e reencontrarem o equilíbrio interior”, afirma.

Estudos já apontam que a musicoterapia contribui significativamente para o alívio da ansiedade, tensões emocionais, depressão, somatização e dores físicas. No campo da saúde mental, ela oferece um espaço seguro de escuta e expressão, sendo uma aliada importante na luta contra o suicídio.

Musicoterapia não é musicalização

Apesar da música ser reconhecida mundialmente como expressão artística e cultural, ainda há confusão entre musicoterapia e musicalização. Fernanda esclarece:

– Musicalização: foco no ensino musical e na formação artística.

– Musicoterapia: processo clínico e terapêutico, conduzido por profissional graduado ou pós-graduado em musicoterapia, que utiliza a música como ferramenta para promover saúde, expressão emocional e reequilíbrio psicossomático.

– “Musicoterapia é só com musicoterapeuta! Quem pode ser musicoterapeuta? Apenas quem for graduado ou pós-graduado em musicoterapia”, reforça Fernanda.

Caminho científico e humanizado

Para Fernanda, que une experiência musical, prática clínica e inovação científica em sua trajetória, a criação da Associação de Musicoterapeutas do Amazonas simboliza não apenas representatividade, mas também a construção de um caminho acessível, científico e humanizado no campo da saúde mental.

Crédito: Divulgação. Leia Mais

Programação do final de semana com música clássica e atrações natalinas no RioMar Recife

Crédito: Divulgação. Leia Mais

Thiago Arancam traz sucessos da música italiana ao Teatro RioMar neste sábado

Astronautas americanos durante uma das missões espaciais da NASA. Crédito: Sharpen. Leia Mais

Memorial da América Latina recebe o maior evento de astronautas do mundo com ativações gratuitas para o público

Divulgação Leia Mais

Cia da Hebe celebra a arte híbrida com escrita e clown

Bia Lessa - Crédito Fabio Souza Leia Mais

Reta final de “Anos-Luz”: instalação e encontros que celebram 120 anos da Light terminam em novembro no MAM Rio

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.