Notícias
Felipe Neto chama atenção para urgência da educação digital: “As pessoas não sabem utilizar a internet”
																								
												
												
											“Existe um ditado africano que diz que para qualquer que seja a pergunta a resposta é comunidade”. Com essas palavras, o arquiteto Edgard Gouveia Júnior resumiu a discussão que pautou o último painel do Davos Lab, realizado nesta terça-feira (02/03), que tratou do tema “Liderança: objetivos e alternativas para o Brasil”.
Além de Gouveia, participaram a empreendedora Luiza Helena Trajano, o youtuber Felipe Neto, a deputada federal Tabata Amaral, e o líder comunitário Preto Zezé. Dentre os debatedores, foi unânime o entendimento de que o futuro da política no Brasil só será próspero se for coletivo.
“Precisamos focar em consensos, construir uma unidade em cima de agenda pública de interesse da maioria. Isso tudo em um momento que vemos uma luta insana por protagonismo, busca por monopólio do bem. Nós carecemos de pessoas dispostas a fazer o que é comum a todos, pensar no coletivo”, defendeu Preto Zezé, fundador da Central Única das Favelas (CUFA Brasil).
Almejar uma política robusta e coletiva passa, contudo, por aumentar a diversidade dos representantes do povo, que são os vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores, presidentes, entre outros.
“Algo que me salta aos olhos é a falta que faz um diploma de realidade na política, de quem lidera mesmo. No começo da pandemia, o discurso de ‘fiquem em casa’ e ‘lavem as mãos’ me incomodava muito. Não porque eu discordo, não é isso. Mas porque demorou muito para que se falasse a palavra favela, que não tem nem água potável na maioria das vezes. Faz falta lideranças que conheçam a realidade de verdade”, disse Tabata Amaral.
Para o youtuber Felipe Neto, o Brasil enfrenta uma crise de descrédito com a política que precisa ser revertida. “A importância da representatividade passa pela quebra da imagem do salvador da pátria. Nós continuamos elegendo políticos que representam a máxima elite do país, elegendo bancadas prejudiciais e venenosas para dentro do nosso Parlamento e com isso a gente não consegue evoluir em pautas importantes”, pontuou, acrescentando que “a realidade do Brasil está completamente desgraçada porque a gente não se preocupa em quem está votando”.
Além disso, o youtuber chama atenção para a urgência de uma educação digital que tenha a potência de enfrentar o desastroso cenário da desinformação que é um problema não só do Brasil, mas de todo o mundo.
“O que a gente vê hoje é um cenário devastador, preocupante, no sentido de que as pessoas não sabem utilizar a internet. Infelizmente a gente tem uma população desinformada que não teve acesso em aprender sobre como utilizar a internet. Como uma arma, a internet foi entregue na mão das pessoas e isso trouxe consequências preocupantes para nosso planeta. Hoje, as teorias da conspiração, as fake news, ameaçam a nossa liberdade”, afirmou.
Diante deste complexo emaranhado político, a aposta de Edgard Gouveia para superar esse desafio está nas mãos das crianças e adolescentes. “Eles estão prontíssimos, já se importam com meio ambiente, não querem abraçar o racismo e o sexismo. Estão em outra realidade”, disse. “A próxima grande onda é uma horda de milhões de Gretas Thumberg que estarão muito bem organizadas e sabendo muito bem como usar as redes”, defendeu.
Na visão de Luiza Helena Trajano, o Brasil tem uma herança colonizadora, calcada nos mais de 400 anos de escravidão, que nunca foi superada em relação à importância da coletividade. “Nós nunca assumimos o nosso país para valer. Mas na pandemia ficou clara a necessidade de nos organizarmos coletivamente como sociedade civil”, disse.
Neste sentido, a empreendedora defendeu que, depois da vacinação em massa, será responsabilidade dos brasileiros como nação criar um plano estratégico de recuperação do país, em quatro pilares: saúde, a partir da governança e digitalização do Sistema Único de Saúde (SUS); educação, a partir de um projeto estratégico que esteja na boca do povo na boca do povo; habitação, com a construção de 20 milhões de casas em dez anos; e emprego, para garantir dignidade às pessoas. “São esses quatro pilares amarrados pela sustentabilidade”, finalizou.
Economia
GAC-PE traz uma ampla variedade de produtos no Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro
														O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) ocupa o Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro. Durante todo o mês, o espaço oferta oportunidades de compras que terão o valor arrecadado revertido para a instituição, com produtos a partir de R$ 5. O Quiosque Solidário, em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social, fica localizado no Piso L1, em frente da loja O Boticário.
No local é possível comprar produtos artesanais e outros produzidos pelos voluntários do GAC-PE, além de itens de decoração, artigos do lar, necessaires, macramês, bonecas, copos térmicos, chaveiros, laços, entre outros produtos.
O GAC-PE é um grupo focado na prestação de assistência social humanizada às crianças, adolescentes e jovens com câncer em tratamento no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).
Sobre o Quiosque Solidário
O Quiosque Solidário é uma iniciativa de estímulo à geração de renda através da venda de artigos personalizados e artesanatos produzidos por voluntários e pessoas atendidas por instituições filantrópicas reconhecidas pela atuação em causas como acolhimento de crianças, tratamento de câncer, pessoas em situação de rua, mães de crianças com doenças raras, entre outras. Com curadoria do Instituto JCPM de Compromisso Social, a cada mês uma entidade diferente ocupa o espaço colaborativo.
Notícias
Priscila Sampaio: comunicar com verdade em tempos de excesso de informação
														Jornalista e pós-graduanda em Marketing e Mídias, Priscila aposta na autenticidade como ponte entre marcas e pessoas.
Em um cenário em que a comunicação disputa espaço entre tantas vozes e formatos, a jornalista Priscila Sampaio tem se destacado pela forma como escolheu conduzir sua carreira: com autenticidade. Para ela, não basta apenas transmitir mensagens; é preciso estabelecer conexões reais.
“Trago muito do jornalismo comigo. Aprendi que comunicar é, antes de tudo, ouvir, entender e traduzir com clareza. É assim que consigo conectar marcas e empresas ao público de maneira verdadeira e relevante”, explica.
Atualmente, Priscila é jornalista contratada do Jornal O Estado e pós-graduanda em Marketing e Mídias na UniAteneu. Ao longo da trajetória, acumulou experiências em veículos como O Povo, Rede A Notícia do Ceará e TV Jangadeiro, além de rádios, jornais impressos e agências de publicidade. Essa pluralidade ajudou a moldar seu olhar estratégico, mas sem abrir mão da essência jornalística.

“Cada experiência me mostrou um lado da comunicação. Hoje, consigo unir criatividade e estratégia sem perder minha identidade. Acredito que a particularidade de cada profissional é o que dá força ao trabalho”, reforça.
Priscila vê a comunicação como algo além de técnicas ou métricas. Para ela, é também um exercício de sensibilidade. “Vivemos tempos de excesso de informação, mas o que realmente toca as pessoas é quando a mensagem tem verdade. É nisso que eu acredito e é assim que quero continuar trabalhando.”
Mais do que uma trajetória profissional, sua fala revela propósito. E talvez seja justamente essa busca por unir estratégia, criatividade e essência que torne Priscila Sampaio uma comunicadora de destaque em um mercado tão competitivo.
Negócios
Mercado de reestruturação: EXM Partners leva soluções inovadoras ao Congresso TMA Brasil 2025
														A EXM Partners, consultoria especializada em processos de reestruturação e recuperação de empresas, participará do XVII Congresso de Reestruturação e Recuperação de Empresas (TMA Brasil), principal encontro nacional do setor. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, no Hotel Grand Hyatt São Paulo, na capital paulista.
No dia 3 de novembro, às 13h, Lucas Tosato Rocha, sócio da Alumni Investimentos – empresa que integra o mesmo grupo da EXM Partners – será o moderador do painel “Soluções e oportunidades financeiras no mercado de reestruturação”, que abordará alternativas de financiamento e instrumentos inovadores voltados à recuperação de companhias em crise. Participam como debatedores Fernanda Piva, gerente de negócios em Distressed & Special Situations da JiveMauá; Paola Cristina Rios Pereira Fernandes, advogada da Caixa Econômica Federal; e Janser Saloman, sócio-fundador da Chimera Capital.
“Os assuntos discutidos no nosso painel vão girar em torno de um ponto central: o que as empresas em crise realmente precisam para resolver seus problemas. Cada caso é único e exige diagnóstico específico, não existe solução de prateleira. Nosso objetivo é mostrar como o mercado financeiro, o Judiciário e consultorias especializadas, como a EXM Partners, podem atuar para criar oportunidades reais de recuperação”, afirma Rocha.
Organizado pela Turnaround Management Association (TMA), o Congresso é reconhecido como o mais relevante fórum de debates sobre reestruturação e recuperação empresarial no país. O encontro reúne investidores, gestores, advogados, economistas e administradores judiciais para discutir as melhores práticas e a evolução da legislação voltada à recuperação de empresas, com foco em tornar os processos mais céleres, eficazes e benéficos para todos os envolvidos.
“Estar presente no TMA Brasil é reforçar nossa marca e nosso compromisso com a excelência técnica. Atuamos hoje em 18 estados brasileiros e fazemos questão de estar entre os principais players do setor, contribuindo com o debate e a evolução das práticas de turnaround. Essa troca é essencial para que possamos continuar entregando soluções eficazes às empresas que enfrentam desafios financeiros”, completa.
Serviço
XVII Congresso de Reestruturação e Recuperação de Empresas (TMA Brasil 2025)
Data: 3 e 4 de novembro de 2025
Local: Hotel Grand Hyatt São Paulo – Av. das Nações Unidas, 13.301 – Itaim Bibi, São Paulo-SP
Inscrições: www.tmabrasil.org/congresso2025
- 
																	
										
										
									Esportes2 anos atrásNotícias de futebol | Quais os melhores jornais para acompanhar ao vivo?
 - 
																	
										
										
									Estilo e Vida5 anos atrásMundo BANI: como pensar em meio ao caos
 - 
																	
										
										
									Agronegócios2 anos atrásSegurança alimentar é caminho para produtividade na suinocultura
 - 
																	
										
										
									Música1 ano atrásGabriela Rocha lança a segunda faixa do álbum “A Igreja”, com a participação de Fernandinho
 - 
																	
										
										
									Notícias2 anos atrásPolítica de cultura exportadora quer ampliar comércio exterior
 - 
																	
										
										
									Games4 anos atrásGame brasileiro ‘Reverie Knights Tactics’ chega para consoles e PC dia 25 de janeiro
 - 
																	
										
										
									Esportes3 anos atrásFutebol de cegos: Brasil perde nos pênaltis e é vice na Copa América
 - 
																	
										
										
									Saúde4 anos atrásDia Mundial de Cuidados Paliativos destaca importância de avanços nessa prática
 
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        




