Siga-nos nas Redes Sociais

Evento

Febratex Summit reafirma compromisso ambiental e mantém Certificação Lixo Zero

Publicado

em

Por

Divulgação
Divulgação

O Febratex Summit 2025 conquistou a recertificação Lixo Zero, reforçando sua liderança em sustentabilidade no setor têxtil. Realizado em agosto, em Blumenau (SC), o evento alcançou 92,5% de desvio de aterro e incineração, reunindo mais de 90 empresas expositoras e especialistas nacionais e internacionais em mais de 120 horas de conteúdo sobre sustentabilidade, inovação e negócios.

Na última edição, em 2023, o Febratex Summit entrou para a história como o primeiro evento têxtil do Brasil a conquistar a Certificação Lixo Zero, em parceria com a Euro Ambiental Consultoria, ao atingir 92,2% de reaproveitamento e destinação correta dos resíduos gerados. Agora, em 2025, o evento amplia esse compromisso, demonstrando que a sustentabilidade pode caminhar lado a lado com a inovação e os negócios.

“Manter a certificação Lixo Zero é o reflexo de um trabalho coletivo, que envolve organização, expositores e visitantes em um mesmo propósito: reduzir impactos e promover uma cadeia têxtil mais consciente. Essa conquista reforça o papel do Febratex Summit como espaço de diálogo e ação na construção de uma indústria da moda do futuro”, destaca Giordana Madeira, diretora-executiva do Febratex Group e idealizadora do Febratex Summit.

A Certificação Lixo Zero é um reconhecimento oficial concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil a empresas e eventos que adotam políticas eficazes de gestão de resíduos. Baseada nos padrões internacionais da Zero Waste International Alliance (ZWIA), o documento assegura que pelo menos 90% dos resíduos sejam encaminhados para reutilização, reciclagem ou compostagem, evitando o envio a aterros sanitários e incineração.

Resultados da gestão de resíduos – Febratex Summit 2025

Durante o Febratex Summit 2025, foram gerados 7,9 toneladas de resíduos, das quais 7,3 toneladas (92,5%) foram desviados de aterros. Do total, 840 quilos eram de papel, 281 quilos de plástico e 310 quilos de materiais recicláveis diversos, que foram destinados à reciclagem pela cooperativa Cooperreciblu e empresa Duna. Além disso, 427 quilos de lona, bagum e carpete foram reciclados pela MR Reciclagens, e 5,39 toneladas de madeira foram reaproveitadas pela Eco Cavacos. Os rejeitos somaram 590 quilos, encaminhados ao aterro pela Duna, enquanto 74,1 quilos de resíduos orgânicos foram destinados à compostagem, executada pela Recoopera.

Esses números reforçam o compromisso do Febratex Summit com a gestão eficiente e transparente dos resíduos, além de demonstrar o potencial de circularidade do setor têxtil quando há integração entre organização, expositores e público.

 

Divulgação Leia Mais

Febratex Group apresenta novidades da FebraTêxtil 2026 durante Congresso Internacional Abit 2025

Assessoria de Imprensa/Projeart Leia Mais

Projeart participa do 8º Workshop de Galvanização – Experiências e Aplicações

Feliz Souza Leia Mais

Workshop reúne profissionais da indústria offshore para debater inovação na proteção de mãos e dedos, nesta quinta, em Macaé

“Conversa com o Judiciário” debate Recuperação Judicial e reflexos na Justiça do Trabalho Leia Mais

“Conversa com o Judiciário” debate Recuperação Judicial e reflexos na Justiça do Trabalho

Divulgação Leia Mais

Yellow Fest se consolida como o maior encontro da locação de máquinas e construção civil do Nordeste

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.