O investimento em geração de energia limpa é uma premissa elementar do mundo contemporâneo
O mundo contemporâneo é fortemente marcado pelo debate sobre as mudanças climáticas. De fato, nos últimos dois séculos, a humanidade transfigurou a natureza em uma velocidade alarmante através do uso acelerado dos recursos naturais. Em razão disso, hoje, existe uma busca por fontes de energia limpa e renovável. A adoção dessas tecnologias gira em torno da premissa de que é preciso consumir energia de forma sustentável.
Existe um número significativo de alternativas ao consumo de energia não limpa – no caso, petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear. Todavia, entre as alternativas, destaca-se a energia solar pela capacidade de geração de energia com impacto praticamente nulo. No entanto, embora esse tipo de geração de energia mostre-se promissor, acontece que, majoritariamente, o valor dos aparelhos e da instalação é de alto custo.
Nessa perspectiva, as fazendas solares vêm ganhando destaque como uma alternativa promissora para a geração de energia solar e concessão de crédito verde. Por consequência, facilitam, também, o acesso em termos de custos.
O que são as fazendas solares?
Em síntese, as fazendas solares são grandes áreas de terra equipadas com uma quantia significativa de painéis fotovoltaicos. Estes painéis possuem a capacidade de converter a luz do sol em energia elétrica. Como os painéis são compostos por células fotovoltaicas, comumente fabricadas utilizando o silício, possuem a capacidade de absorver a radiação do sol (fusão nuclear) e transformá-la em corrente elétrica.
A eletricidade gerada é conduzida para inversores, que a transformam na corrente alternada, a qual é adequada para o uso convencional da rede elétrica. Entre as vantagens de investir nesse tipo de geração de energia estão: consumo de energia limpa e sustentável, redução dos custos de instalação, independência energética, incentivos governamentais, bem como potencial de lucro.
Por conseguinte, é importante destacar que a quantidade de energia gerada pelas fazendas solares irá depender de alguns fatores, como a eficiência do equipamento, a localização no espaço geográfico e a incidência do sol, além do nível de radiação. Hoje, no que se refere a transição energética, as fazendas solares representam um avanço significativo nesse processo. Existem fazendas com a capacidade de gerar energia para cidades pequenas.
No final das contas, para quem não possui possibilidade de investir em equipamentos próprios para a geração de energia solar, comprar energia de fazenda solar pode ser uma excelente ideia considerando a estabilidade do preço e o custo-benefício.