Home Notícias Economia Fatores climáticos levaram à queda do PIB, diz secretaria
Economia

Fatores climáticos levaram à queda do PIB, diz secretaria

Envie
Default Featured Image
Envie

[ad_1]

Fatores climáticos levaram à queda de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país), no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o período de abril a junho. Essa é a conclusão da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, que divulgou hoje (2) nota sobre o resultado do PIB do terceiro trimestre.

“A queda da agropecuária teve impacto relevante no PIB do terceiro trimestre de 2021. Se fosse zerada a variação da agropecuária na margem, o PIB cresceria na ordem de 0,3% a 0,4% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre de 2021”, diz a nota. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor agropecuário registrou perdas de 8%.

“É fundamental distinguir o que é política econômica de fatores climáticos adversos e pontuais da natureza. A maior crise hídrica em 90 anos de história e a ocorrência de severas geadas tiveram impacto tanto em setores intensivos em energia como em setores que dependem do clima, como agricultura”, avaliou a secretaria.

A SPE ressaltou que “mais importante do que considerar o número do crescimento, é observar a sua qualidade”. 

“Há elevação da taxa de poupança e da taxa de Investimento (FBCF/PIB), retornando o patamar do começo da década passada. Dessa forma, salienta-se a melhora na qualidade do crescimento do PIB brasileiro”, diz a secretaria.

Mercado de trabalho

A secretaria também destacou a “recuperação do mercado de trabalho informal, com a volta em direção aos níveis pré-pandemia”. O nível de ocupação ainda se encontra abaixo dos níveis pré-crise, e espera-se o seu retorno à média histórica, o que deve contribuir para crescimento econômico no ano que vem”, ressaltou.

A secretaria citou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua que mostrou criação de 3,6 milhões de vagas de trabalho, no terceiro trimestre, com aumento médio de 1,2 milhão de postos de trabalho por mês.

[ad_2]

Fonte

Banco Central suspende mais três instituições financeiras do Pix

Leia Mais
Ninguém quer assumir lugar dos Estados Unidos, diz Dilma Rousseff

Ninguém quer assumir lugar dos Estados Unidos, diz Dilma Rousseff

Leia Mais
Haddad defende reglobalização sustentável e taxação de super-ricos

Haddad defende reglobalização sustentável e taxação de super-ricos

Leia Mais
Empresários do Brics se reúnem no Rio em busca de ampliação de negócio

Empresários do Brics se reúnem no Rio em busca de ampliação de negócio

Leia Mais
Brics terá declarações de IA, doenças socialmente determinadas e clima

Brics terá declarações de IA, doenças socialmente determinadas e clima

Leia Mais
Envie