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Rio de Janeiro

Farinha e abacaxi do interior do Rio de Janeiro rumo ao reconhecimento nacional

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Farinha e abacaxi do interior do Rio de Janeiro rumo ao reconhecimento nacional
Imagem: Divulgação

A produção da farinha de mandioca e do abacaxi do Norte Fluminense deu mais um importante passo em busca do registro de Indicação Geográfica (IG) no Estado do Rio de Janeiro. A farinha, famosa por dispensar temperos na preparação da farofa, e o abacaxi, produzido em quatro municípios da região, destacam-se como símbolos da tradição e da excelência agrícola fluminense.

Produtos como o queijo da Canastra, que ganhou destaque nacional após obter o selo de IG, são exemplos de como esse reconhecimento pode transformar a realidade de pequenos produtores. A obtenção do registro de Indicação Geográfica tem um papel estratégico para o Rio de Janeiro. Além de estimular a economia local, valoriza a identidade cultural das comunidades e cria novas oportunidades de desenvolvimento sustentável.

A presidente da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), Caroline Alves, ressaltou o impacto do investimento em ciência e inovação para o fortalecimento do interior do estado. “Ficamos felizes em ver que o fomento permite resultados palpáveis. Quando o interior é fortalecido, o estado do Rio avança como um todo”, declarou Caroline. Para 2025, a FAPERJ anunciou um investimento de mais de R$ 600 milhões em projetos científicos e tecnológicos, reforçando a importância do apoio à agricultura e à pesquisa.

Imagem: Divulgação

O registro de indicação geográfica garante o reconhecimento oficial de que esses produtos possuem características exclusivas ligadas ao solo, clima e cultura local. “Isso traz benefícios diretos aos produtores, como maior valorização no mercado e aumento da rentabilidade”, explica a professora Janie Jasmim, coordenadora do projeto. A iniciativa é um divisor de águas para a região, permitindo que os produtores certificados utilizem um selo de qualidade, atraindo mais consumidores e expandindo os mercados.

Com essa conquista, a farinha de mandioca de São Francisco de Itabapoana e o abacaxi do Norte Fluminense se preparam para se tornar referência em produtos de qualidade, unindo tradição, ciência e inovação. A parceria entre agricultores, instituições de ensino e órgãos de fomento demonstra que, com trabalho conjunto, o estado pode alcançar novos patamares no cenário agrícola e econômico nacional.

Os laudos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência, que reconhecem a qualidade única desses produtos cultivados no interior do Rio de Janeiro, já foram assinados.

Imagem: Divulgação

Benefícios da Certificação:

  1. Valorização do Produto Local: Destaca a singularidade da farinha, promovendo
    sua identidade no mercado nacional e internacional.
  2. Fortalecimento da Economia Local: Impulsiona a renda dos produtores e fomenta
    o desenvolvimento regional.
  3. Preservação Cultural e Histórica: Protege o saber-fazer tradicional da comunidade
    e a memória coletiva associada ao produto.
  4. Aumento da Competitividade: Atribui um selo de qualidade ao produto, diferenciando-o no mercado.

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Rio de Janeiro

Lançamento do Programa Prioridade RJ 2025

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Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (30/10), a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) lançaram oficialmente o “Programa Prioridade RJ 2025”, em evento realizado no Teatro Cesgranrio, no Rio Comprido.

A iniciativa pretende aproximar a ciência e a inovação das demandas reais dos municípios fluminenses.

O encontro reuniu dezenas de representantes de diferentes regiões do estado, entre prefeitos, secretários municipais, pesquisadores e instituições de ensino, para discutir os principais desafios locais e apontar caminhos para o desenvolvimento regional.

A presidente da FAPERJ, Caroline Alves, destacou o caráter participativo do programa.

“Com o Prioridade RJ 2025 damos um passo fundamental para que a pesquisa, a inovação e a ciência dialoguem com as necessidades reais dos municípios do nosso estado”, afirmou.

Foto: Divulgação

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, ressaltou que a proposta é fortalecer o elo entre o governo estadual e as cidades fluminenses.

“Este programa permite que municípios de diferentes perfis — do litoral, do interior ou da Região Metropolitana — participem ativamente da construção das soluções para seus territórios”, disse.

Também presente ao evento, o almirante de esquadra e fuzileiro naval Carlos Chagas Viana Braga destacou a importância estratégica da iniciativa.

“Quando falamos de prioridade, falamos de soberania, de tecnologia aplicada e de desenvolvimento regional. O Estado precisa estar apto a responder aos desafios locais com soluções geradas aqui”, afirmou.

Para os gestores municipais, o novo programa representa uma oportunidade de elaborar projetos alinhados com as características e potencialidades de cada região.

A parceria entre FAPERJ e SECTI reforça o compromisso do governo estadual com políticas públicas voltadas à ciência, tecnologia e inovação.

“Fomentar apenas os centros tradicionais não nos basta; precisamos que o conhecimento gere oportunidades em todo o estado do Rio de Janeiro”, completou Caroline Alves.

O lançamento marca o início de um novo modelo de edital, mais conectado aos municípios e voltado à aplicação prática da ciência e da inovação no desenvolvimento local.

O edital “Prioridade Rio 2025” estará disponível no site da FAPERJ a partir do dia 6 de novembro e ficará aberto para submissões até 28 de novembro de 2025.

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Giuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea Leia Mais

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Cultura

Giuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea

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GIUSEPPE ORISTANIO COMO GUIMARÃES ROSA - FOTO ALBERTO MAURICIO
GIUSEPPE ORISTANIO COMO GUIMARÃES ROSA - FOTO ALBERTO MAURICIO

Com direção de Ernesto Piccolo e texto de Lívia Baião, monólogo retrata os últimos anos de vida do escritor

Novembro de 1967, Guimarães Rosa está às voltas com problemas de saúde e se preparando para a sua posse na Academia Brasileira de Letras. É nesse contexto que são evocados os últimos anos de vida do escritor em “Pormenor de Ausência”, que retorna aos palcos cariocas para curta temporada no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea, de 03 a 25 de novembro, segundas e terças-feiras, às 20h.

Com direção de Ernesto Piccolo, o monólogo é resultado de uma minuciosa pesquisa, realizada pela autora Lívia Baião, em seus acervos pessoais e suas obras. O texto é escrito em primeira pessoa e dissolve fronteiras entre biografia, ficção e ensaio historiográfico. Giuseppe Oristanio encarna um Rosa consciente de sua genialidade, obcecado pelo tema da morte e os desejos quase insuportáveis da imortalidade da Academia Brasileira de Letras. Um dilema pessoal que revela as fraquezas humanas raramente abordadas quando se pensa, se escreve ou se lê sobre o grande Rosa.

Apesar da saúde fragilizada, vemos ainda um escritor em franca atividade, criativo e de linguagem inovadora e exercendo suas funções de diplomata – muitas vezes com entusiasmo, outras tantas não – mas, e sempre, com o raciocínio afiado e comentários ferinos. Poliglota e erudito, Rosa viajava pelos sertões do Brasil no lombo de cavalos, conversando com os sertanejos, em busca de captar a linguagem e a forma brasileira de pensar e expressar seus pensamentos. Eleito para a Cadeira 2 da Academia, cujo patrono é Álvares de Azevedo, morreu 3 dias depois.

– Eu fiquei encantado quando Ernesto Piccolo me apresentou este texto porque a gente está falando da humanidade de um dos maiores escritores brasileiros. O espetáculo se propõe a mostrar uma figura próxima ao público, alguém com todas as fraquezas e emoções de um ser humano comum. A gente conhece muito das grandes figuras por meio dos seus feitos, mas, por trás de tudo isso, existe um ser humano como qualquer outro – revela Oristanio, que celebra mais de 50 anos de carreira em seu primeiro monólogo.

Serviço:

“Pormenor de Ausência”

Local: Teatro Vannucci – Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 52, 3º Piso, Gávea, Rio de Janeiro – RJ

Temporada: de 03 a 25 de novembro

Dias e horários: segundas e terças-feiras, às 20h

Classificação: livre

Ingressos: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada)

Vendas e mais informações: https://bileto.sympla.com.br/event/111985

Instagram: @pormenor_de_ausencia

Ficha técnica:

Elenco: Giuseppe Oristanio  

Texto: Lívia Baião  

Direção: Ernesto Piccolo  

Cenário: José Dias  

Iluminação: Wilmar Olos e Celma Úngaro  

Trilha Sonora: Rodrigo Penna  

Figurino e adereço: Suely Gerhardt  

Fotografia: Alberto Mauricio   

Produção: Michelle Mathias

Assistente de direção: Rafael Queiroz

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

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Cultura

Aclamado por público e crítica, “Quebrando Paradigmas” volta aos palcos no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa

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Lucas Popeta em Quebrando Paradigmas - Crédito fotográfico Paulo Aragon
Lucas Popeta em Quebrando Paradigmas - Crédito fotográfico Paulo Aragon

Espetáculo criado por Lucas Popeta que apresenta, sob o ponto de vista teatral, a trajetória da identidade negra no Brasil fica em cartaz de 31 de outubro a 09 de novembro

Lucas Popeta está de volta aos palcos com seu aclamado espetáculo “Quebrando Paradigmas”, que fará apenas seis apresentações no histórico Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa, entre os dias 31 de outubro e 09 de novembro, às sextas e sábados, às 20h, e domingos às 19h.

A peça reflete sobre resistência, arte e representatividade, apresentando, sob o ponto de vista teatral, a trajetória da identidade negra no Brasil. Em cena, Popeta narra a história do país por meio da arte dramática, vista pelos olhos de um jovem negro de 23 anos. Inspirado na vida e no legado de Abdias Nascimento e do Teatro Experimental do Negro (TEN), o projeto destaca figuras históricas fundamentais, como Maria do Nascimento, Arinda Serafim e Marina Gonçalves, ressaltando o protagonismo de mulheres negras na formação cultural do país.

Para o ator Lucas Popeta, contar essa história é muito importante para nossa identidade, porque cada vez mais estamos conhecendo quem realmente construiu o país onde a gente vive e cresce. “Dar nome e voz a essas pessoas é reencontrar a história que não nos ensinaram nas escolas e que agora temos autonomia pra descobrir. É entender de onde viemos e poder escolher, com consciência, pra onde queremos ir. Isso é muito novo, porque há 50 anos atrás a gente não tinha essa mentalidade. Vivemos num país jovem, que ainda está se entendendo enquanto nação. Mas é através da história recuperada que a gente alimenta a esperança de construir um futuro com mais dignidade, mais consciência e condições melhores do que as que os nossos ancestrais tiveram”, explica.

O monólogo é idealizado pelo ator, que também assina o texto. A produção é totalmente independente e conta com a direção geral de Gizelly de Paula, a direção musical de Beà Ayòóla, a direção de movimento de Marili Stefany e a direção de produção de Gabriela Nascimento.

Ficha técnica:

Idealização, dramaturgia e atuação: Lucas Popeta

Direção: Gizelly de Paula

Direção de Produção: Gabriela Nascimento

Direção Musical: Beà Ayòóla

Direção de Movimento: Marili Stefany

Figurino: Carla Costa

Iluminação: Domingos e Wladimir Alves

Preparação Vocal: Adriana Micarelli

Assistência Dramatúrgica: Gabriela Nascimento e Patrícia Regina 

Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho

Grupo/Proponente: Popeta Produções Artísticas

Produção: Independente (sem lei de incentivo)

Serviço:

Temporada: de 31 de outubro e 09 de novembro, às sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h 

Local: Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa – Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada) pelo site https://ingressosriocultura.com.br/riocultura/events/48510?sessionView=LIST&fbclid=PARlRTSANQy71leHRuA2FlbQIxMQABp7Pz5vXvXlQZh9QZR6WFHKtUXlOmqdY521oyJ4PKBT87r184xCd8CF4Rmegj_aem_FH3WtzWUL-l02mJ-FLYnOQ  

Classificação etária: livre

Duração: 60 minutos

Gênero: Drama contemporâneo

Lotação: 200 lugares

Redes sociais: 

https://www.instagram.com/lucaspopeta
https://www.instagram.com/popetaproducoes

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