A FAPERJ marca presença na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 13 a 19 de julho, em Recife. Reconhecido como o maior encontro científico da América Latina, o evento reúne milhares de pesquisadores, professores, estudantes e instituições para debater caminhos para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no país.
A questão presidente da FAPERJ, Caroline Alves, será palestrante na mesa-redonda “Polos de Inovação Tecnológica: Qual a contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil?”, no dia 15 de julho, às 16h, no Auditório da Biblioteca Setorial da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O tema aborda como esses polos — que integram universidades, empresas e governo — impulsionam pesquisa, transferência de tecnologia, capacitação e geração de empregos. Atualmente, o Rio de Janeiro conta com seis iniciativas de parques tecnológicos, entre eles o Parque Tecnológico da UFRJ, já em operação.
A presença da Fundação reforça o compromisso do Estado com soluções inovadoras, fortalecimento de parcerias e maior impacto social da pesquisa. Além da presidente, uma equipe técnica acompanha a programação, participando de atividades que visam ampliar redes de cooperação.

Na manhã desta segunda-feira (14/7), o assessor da Presidência da FAPERJ, Egberto Gaspar de Moura — professor e diretor do Centro de Estudos Estratégicos da UERJ — participou da conferência “Contaminação ambiental por plásticos e pesticidas nos primeiros mil dias de vida e riscos de doenças”, no anfiteatro do CEGOE, destacando os impactos para a saúde e a importância de políticas públicas fundamentadas em ciência.
Com o tema “Progresso é Ciência em todos os Territórios”, a 77ª SBPC conta com conferências, painéis, exposições, atividades culturais, mostras interativas, minicursos e webminicursos para estudantes, professores, pesquisadores e o público em geral. A entrada é gratuita, com inscrição obrigatória apenas para quem apresenta trabalhos ou participa dos cursos.