Fantastic Negrito Lança novo single “They Go Low”
“Lançado com músicas que discutem algumas das questões mais pesadas do nosso tempo e movem o corpo e a mente”
–– KQED
O três vezes ganhador do Grammy cantor, compositor, músico e ativista Fantastic Negrito (nascido Xavier Dphrepaulezz) não tem medo de trazer a verdade como ela é – entregar a verdade dolorosa aos nossos ouvidos e deixá-la penetrar em nossos olhos. Hoje, Fantastic Negrito lança “They Go Low”, o quarto e último single de pré-lançamento de seu próximo álbum visual White Jesus Black Problems, previsto para ser lançado no dia 3 de junho via Storefront Records. White Jesus Black Problems é baseado na história verdadeira da sétima geração da avó branca escocesa de Negrito (Avó Galliamore), uma criada de contrato, vivendo em um casamento de direito comum com seu avô afro-americano escravizado de sétima geração (Grandfather Courage); em um claro desafio às leis racistas e separatistas da Virgínia colonial dos anos 1750.
YouTube video
“They Go Low” serve como um hino, não de louvor, mas de condenação da classe dominante americana, os maiores licitadores que valorizam o dinheiro sobre todo o resto. Esta canção é para ser cantada em voz alta, como um corpo coletivo – servindo como um hino para os desfavorecidos, os sobrecarregados socioeconomicamente, e realmente qualquer um fora do 1% da América branca. “They Go Low” é levada por uma mistura de sons da velha escola Americana com um pequeno, quase imperceptível toque de synth-pop nos tambores. Quando o refrão bate, você é inundado por vocais de gangues espalhados e cantados em uníssono enquanto um órgão de rock gospel entra e preenche o espaço harmônico. Tudo isso combinado com a letra repetitiva “eles vão baixo / baixo baixo baixo” parece um verdadeiro momento de chegada a Jesus. Os vocais de Negrito estão cheios de raiva ao longo dos versos, mas mudam para um tom doce no refrão, enfatizando ainda mais a sarcástica condenação de que “They Go Low” está se infiltrando em seus ouvintes como uma nota sendo passada embaixo da mesa.
Cada um dos versos da canção serve como um quadro sobre indivíduos do bairro que Negrito está observando que querem mais, mas estão presos dentro dos limites do terreno baldio em que não há oportunidades em que nasceram. Não muito diferente de “This is America” de Childish Gambino, “They Go Low” utiliza modelos sonoros afro-americanos para condenar com alegria e fantasia algo imperdoável. “They Go Low” é uma crítica ao 1%, mas é, em última análise, uma trilha sonora feliz de uma espécie de linguagem de boca em boca. Negrito está cantando alegremente e gritando sua mensagem para os opressores: inúmeras pessoas que mereciam mais estão presas aqui e a culpa é sua.
Fantástico Negrito sobre “They Go Low” –
“Quando o 1% está fazendo seus negócios, não estamos na mesa”. Estamos no menu, por assim dizer. Especialmente quando eu estava fazendo o filme, eu queria ter certeza de que estava contando a história daqueles opressores, daqueles licitadores. Eles vão baixo. Baixo o suficiente para vender sua avó, baixo o suficiente para escravizar as pessoas, baixo o suficiente para manter os brancos pobres fora do trabalho. Quando as pessoas adoram o dinheiro, não há limite para o quão baixo eles irão”.

Em conjunto com o anúncio de White Jesus Black Problems em fevereiro, Fantastic Negrito compartilhou o single principal do álbum “Highest Bidder”, uma faixa que aborda temas de racismo, capitalismo e o significado da própria liberdade através de ritmos africanos e do Delta Blues. O anúncio e o single foram recebidos com elogios da NPR All Songs Considered, Pitchfork, Billboard, Spin, American Songwriter, Consequence, San Francisco Chronicle, e muito mais! (Veja os primeiros destaques abaixo)

No mês passado, o Fantastic Negrito anunciou uma série de shows, incluindo o Bottlerock Festival, Electric Forest e o Hollywood Bowl Jazz Fest. Saiba mais sobre as datas da turnê do Fantastic Negrito mais abaixo.
Encomende White Jesus Black Problems AQUI
Ouça They Go Low AQUI
Ouça Trudoo AQUI
Ouça Oh Betty AQUI
Ouça Highest Bidder AQUI