Com ele, os fãs se conectam aos clubes de coração e atletas
Os ativos digitais já são uma realidade no mundo esportivo. Está presente na Fórmula 1, UFC, tênis, futebol, e-sports e até com os próprios atletas. Desde 2021, clubes brasileiros investem nesse tipo de mercado para atrair o torcedor apaixonado através do Fan Token.
Criado dentro da categoria utility tokens ou tokens de utilidade, com ele é possível o torcedor participar de diversas experiências, como: concorrer a prêmio, decidir frases que serão escritas em vestiário, participar de ativações, dentre outros, tudo depende do que o clube quer e puder oferecer.
“É como se fosse um programa de sócio-torcedor, porém, não há pagamento mensal. A pessoa irá adquirir conforme interesse. Ele chegou ao mercado como uma nova ferramenta de aproximação e engajamento. Oferecendo algo exclusivo, o torcedor se sente mais próximo do time de coração, inclusive, ao participar de algumas decisões”, conta o CEO da Futokens, Matheus Medeiros.
Sua valorização está diretamente ligada à demanda, então, se tiver uma alta procura, seu preço tende a subir. Não é indicado como plano de investimento, se diferenciando, por exemplo, das criptomoedas como Bitcoin e Etherium.
“Como sua função mesmo o define – utilidade – o Fan Token não é a melhor indicação para investimento. Ele abre portas para experiências exclusivas do time, desde Meet & Greet com jogadores, visita a estádios, produtos exclusivos, autógrafos e outros”, define Medeiros.
Bitcoin e Ethereum são indicados para investimentos e entram nas categorias de ativos digitais
O Bitcoin é amplamente reconhecido como ativo de pagamento, enquanto o Ethereum é mais visto como uma plataforma de contratos inteligentes. Apesar de o Ethereum (ou Ether) também ser um token de pagamento, sua principal inovação está na capacidade de criar e executar contratos inteligentes, o que o diferencia do Bitcoin.
Aliás, há quatro principais categorias de tokens: payment tokens (pagamento); NFT ou tokens não fungíveis; security tokens (de valores imobiliários) e os utility (de utilidades), como os Fan Tokens.
Os Payment tokens são unidades digitais projetadas para facilitar transações financeiras e pagamentos dentro de um sistema específico ou em plataformas de blockchain. Os payment tokens são usados principalmente como uma forma de moeda para realizar pagamentos de bens e serviços.
Os NFTs são voltados à propriedade ou autenticidade de imagens e vídeos. São únicos e não é possível dividir. O usuário é autor ou proprietário de uma obra de arte, um ingresso para um show, um ticket de viagem ou qualquer outro item que exija a veracidade e a intransponibilidade daquele ativo.
Security tokens são vinculados a ativos como ações, imóveis, ou outros bens no mundo físico, e seu valor reflete o valor desses ativos. Eles conferem direitos aos investidores, como dividendos ou participação nos lucros, e podem ser fracionados, permitindo a propriedade de partes menores desses ativos
AltcoinSeason x Fantokens
Durante a altcoin season, quando altcoins costumam superar o Bitcoin em valorização, o mercado de criptomoedas vive um momento de grande entusiasmo. Embora os fan tokens não sejam diretamente influenciados por esses períodos, o aumento geral no interesse e investimento em criptomoedas pode criar um ambiente mais positivo para eles.
A liquidez e o volume de negociações tendem a aumentar, o que pode beneficiar os fantokens. Além disso, o sentimento de mercado favorável e a inovação que acompanham a altcoin season podem atrair mais atenção para os fantokens, especialmente se houver novas parcerias ou desenvolvimentos importantes nesse setor.
Mas é preciso reforçar sempre que o foco dos FanTokens não é esse, e sim um meio de se adquirir experiências exclusivas de seu time favorito. Então, caso esteja procurando qual criptomoedas obter lucro nesse período, Fan Tokens não são uma boa opção.
Aqui no Brasil, diversos clubes oferecem esse ativo ao torcedor, dentre eles Corinthians, Santos, Cruzeiro e até a Seleção Brasileira. Para adquirir, é preciso acessar as empresas emissoras, como a Futokens, por exemplo, que é a responsável pela emissão dos fan tokens associados ao time Imperial Esports.