Exposição na UFF valoriza a produção artística inclusiva de alunas do Instituto Gingas

Exposição na UFF valoriza a produção artística inclusiva de alunas do Instituto Gingas

Luana Souza
1 min p/ ler 2.8k já leram
Divulgação

Dia 11/12, a partir das 15h, o Espaço Aberto UFF, na Reitoria da UFF, recebe a exposição ‘Retratos da Potência da Inclusão’, com fotografias de Saminy Ribeiro e Graziele Vulpe (Zizi), fotógrafas com síndrome de down e alunas do Instituto Gingas, primeiro Pontão de Cultura de Acessibilidade do Brasil. A mostra, parte da comemoração dos 65 anos da UFF, tem curadoria do fotógrafo Breno Platais, coordenador do Instituto Gingas.

A parceria do Instituto com a Universidade Federal Fluminense (UFF) foi a mola mestre para a organização desta exposição, que tem entre os objetivos fortalecer o protagonismo das pessoas com deficiência.

As fotógrafas encontraram, através das lentes, um caminho de expressão, autonomia e encontro. Ao todo são 4 conjuntos de 20 fotos que retratam momentos como sessões de retratos na APAE Niterói  e na Oncoclínicas, fotografias de paisagem e até uma cobertura fotográfica de uma visita técnica promovida pelo Professor Luiz Andrade, do curso de Biologia da UFF à Casa de Darcy Ribeiro em Maricá . O interesse de Saminy e Zizi surgiu no projeto Din Down Down, criado pelo Mestre Bujão para incluir pessoas com deficiência no fazer artístico.

A mostra pode ser visitada até 31/01/2026, de segunda a sexta das 10h às 21h; e aos sábados e domingos das 13h às 21h. O Espaço Aberto UFF fica na Reitoria, na Rua Miguel de Frias, 9 em Icaraí.

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 26
Kkkk 20
Triste 10
Raiva 5

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.