Até meados de julho deste ano, foram comercializados em todo o Brasil quase 7 milhões de veículos seminovos, que são aqueles com até três anos de uso. Os dados são da Fenauto, Federação dos Revendedores de Veículos Usados, e representam um aumento nas vendas de 13,7% em relação ao primeiro semestre do ano anterior.
Mas quando se fala em trocar de carro, qual seria o momento ideal? Será que é melhor se basear pelo tempo de uso ou pela quilometragem?
De acordo com Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos, essa resposta depende de vários fatores, como a qualidade do carro – e como ele foi cuidado desde que saiu da concessionária – até quantos kms a pessoa roda por mês e tem a questão do tempo também, 5 anos seria um prazo razoável pensando na desvalorização de mercado. “Se você roda mil quilômetros por ano, você pode ficar com o mesmo carro a vida inteira, se você roda 10 mil kms por mês, aí vai ter que trocar com mais frequência e assim por diante”.
O fato é que não é muito fácil determinar o momento da despedida, além da questão financeira, muitas pessoas têm apego ao companheiro de estrada, mas outros fatores práticos podem ajudar nessa decisão.
Quilometragem alta, por exemplo, significa mais custo com manutenção e também mais tempo com o carro parado na oficina mecânica, o que para algumas pessoas é impensável. Pequenos problemas começam a surgir com uma frequência cada vez maior, além do transtorno e do dinheiro gasto, é importante pensar também na segurança do veículo e o quanto isso pode estar comprometido.
Consumo de combustível é outro ponto que deve ser levado em consideração, assim como o aumento no preço do seguro, que geralmente acontece pela dificuldade de encontrar peças de reposição do veículo. “Quem roda muito e gasta muito com combustível e tem o seguro alto, muitas vezes, trocando o carro por um mais novo e econômico, é possível pagar boa parte da parcela só com essa diferença que vai economizar”, pontua Furtado.
As necessidades da família também devem ser consideradas, casais que vieram morar junto, a chegada de um bebê na família, pode ser que seja necessário um carro maior para acomodar todo mundo com segurança e conforto.
Potência, tecnologia, qualidade, inovação, muitos outros fatores pesam ainda nessa conta, mas a principal dica é avaliar sempre com calma e bastante critério para que o próximo veículo possa permanecer na família por um bom tempo sem a famosa dor de cabeça por perto.
Auto Shopping Internacional GuarulhosMais de 20 lojas de revendas de seminovos nacionais e importadosTelefone: (11) 2423-3000Endereço: Rua Anton Philips, 1, Vila Hermínia, Guarulhos/SP. Saída 225 da Via DutraRedes sociais: @autoshoppinginternacionalSite: https://autoshoppinginternacional.com.brServiços: despachante, seguradora, vistoria, financeiras e restaurante.