Entenda como o horário que você toma seu suplemento proteico pode influenciar no desenvolvimento muscular do seu corpo
O whey protein é o suplemento mais famoso e utilizado por aqueles que praticam musculação e outros tipos de exercícios físicos regularmente. Produzido a partir de uma proteína presente no soro do leite, a substância pode potencializar o ganho de massa muscular e aumentar a resistência dos músculos durante atividades físicas, garantindo uma melhora geral no desempenho do atleta.
O consumo de whey deve ser realizado diariamente para garantir máximo aproveitamento dos seus benefícios, mas existe uma dúvida comum entre aqueles que utilizam o suplemento: qual é o melhor horário para tomar seu shake de proteína?
Apesar de parecer um detalhe irrelevante, existem algumas recomendações de acordo com os objetivos do treino. A seguir, saiba o que deve ser levado em consideração.
Pré-treino
Os períodos do consumo de whey costumam ser classificados apenas em duas categorias: pré e pós-treino. O horário em si não chega a influenciar tanto, já que tudo vai depender de quando será realizado o treinamento durante o dia. Com isso em mente, vamos começar pelo pré-treino, ou seja, o período que antecede as atividades físicas.
Tomar um shake de proteína antes do treino é uma boa forma de prevenir o catabolismo muscular, que, em outras palavras, seria a degradação que os músculos sofrem durante o exercício. Ao realizar esforço físico, o corpo quebra as proteínas dos músculos para fornecer a energia necessária para continuar se exercitando. O whey pode garantir um reforço proteico que aumenta a resistência muscular.
Alguns estudos também apontam que o whey ajuda a equilibrar os níveis de cortisol, o famoso hormônio do estresse, que também pode impactar negativamente nos treinos. Contudo, tenha em mente que é necessário deixar que o corpo faça a digestão do suplemento para usufruir dos seus benefícios. Dessa forma, o ideal é consumi-lo pelo menos uma hora antes do treino.
Pós-treino
Tomar whey no pós-treino é mais indicado para aqueles que desejam potencializar sua hipertrofia muscular, acelerando o ganho de massa magra. Os músculos ficam fragilizados após uma atividade física mais intensa e precisam de um período para se recuperar.
Consumir o whey logo após o treino é uma excelente forma de acelerar o processo de regeneração e ainda garantir que as proteínas do suplemento sejam absorvidas durante esse momento de necessidade. Contudo, é válido ressaltar que não é necessário tomar o shake imediatamente após o exercício – a janela metabólica dura algumas horas, então é possível esperar um pouco.