Exercícios físicos são ferramenta de apoio para famílias no Instituto Ingo Hoffmann

Projeto Famílias do Instituto em Ação Esporte oferece espaço completo para prática de atividades, em Campinas

 

A prática de exercícios físicos é uma importante ferramenta de apoio aos famíliares de crianças em tratamento de câncer. Na Casa da Criança e da Família, em Campinas, os acompanhantes da garotada têm à disposição uma academia completa para manter o condicionamento e relaxar. O espaço é proporcionado pelo projeto Famílias do Instituto em Ação Esporte.

Eliezer Machado, pai do pequeno Pedro, de 2 anos, é um exemplo de como o esporte pode gerar benefícios além do físico. Vindo de Caxambu, em Minas Gerais, Eliezer está h0spedado há sete meses no Instituto Ingo Hoffmann e é um dos frequentadores mais assíduos da academia, onde pratica musculação e exercícios funcionais.

“Ele perdeu 13 quilos desde que chegou aqui. Para ele, esses momentos de exercícios na academia, junto com os outros pais, é uma válvula de escape” Conta a educadora física Gabriela Silva, responsável pela orientação e elaboração dos exercícios no projeto Famílias do Instituto em Ação Esporte. “A atividade física libera o hormônio serotonina, que dá aquela sensação de bem estar, ajudando a combater o estresse e a ansiedade desse período de tratamento das crianças”, acrescentou a educadora.

A viabilidade do projeto de esporte, denominado Famílias do Instituto em Ação Esporte, se dá através da Lei de Incentivo ao Esporte, programa de incentivo do Ministério da Cidadania, Secretaria Especial do Esporte e tem como patrocinadores: CI&T, ABL Antibióticos do Brasil, Stoller e WestRock.

 

O Instituto

O Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos fundado em 31/08/2005, tendo como missão inicial proporcionar maior oportunidade de cura para crianças em tratamento de câncer, através de uma parceria com o Centro Infantil Boldrini no projeto denominado Casa de Apoio à Criança e à Família. Trata-se de um modelo de moradia temporária.

No total são 30 chalés, divididos em 10 vilas, construídos em um terreno com mais de 6.000 metros quadrados, localizado ao lado do edifício da Radioterapia do hospital. Além das acomodações, o local possui brinquedoteca, biblioteca, academia interna e externa, refeitório e lavanderia.

O objetivo da Casa da Criança e da Família é abrigar crianças em tratamento intensivo de câncer e seus acompanhantes, vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina para fazer tratamento no Centro Infantil Boldrini, e que não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.

Saiba mais sobre como doar pelo site: http://www.ingohoffmann.org.br

Katarine Monteiro
Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media.