Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

Exame para identificar doença genética rara torna-se obrigatório em recém-nascidos

Publicado

em

Exame para identificar doença genética rara torna-se obrigatório em recém-nascidos
Divulgação

O exame detecta malformações nos dedos grandes dos pés, uma doença genética rara e sem cura que afeta aproximadamente 1 em cada 2 milhões de pessoas.

Tornou-se obrigatório no Brasil, em todas as unidades de saúde públicas e privadas do país, a realização do exame clínico específico para detecção precoce da Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP) em recém-nascidos. O exame detecta malformações nos dedos grandes dos pés, uma doença genética rara que afeta aproximadamente 1 em cada 2 milhões de pessoas. A pediatra e docente do Instituto de Educação Médica (Idomed), Eucilene Kassya, explica que a doença é caracterizada pela formação de ossos em locais onde normalmente não deveriam existir, como músculos, tendões e ligamentos, restringindo movimentos e levando à perda progressiva da mobilidade.

“A malformação dos dedos grandes dos pés é uma das primeiras e mais visíveis manifestações da FOP. Essa característica é identificável já ao nascimento, permitindo que os profissionais de saúde possam diagnosticar para alertar os pais e iniciar o acompanhamento médico imediatamente. O médico faz a inspeção visual e palpação para identificar essa malformação. Também pode ser necessária uma radiografia para confirmar as alterações ósseas”, explica, acrescentando que o diagnóstico precoce é essencial para minimizar os impactos da condição.

Ainda segundo a pediatra, o processo de ossificação progressiva é permanente e não tem cura, sendo necessário ao paciente com o diagnóstico um acompanhamento multidisciplinar com fisioterapia adaptada, manejo da dor e monitoramento das funções respiratórias.

Avanço

A implementação do exame representa mais do que um avanço na saúde pública. É um sinal de que a sociedade está caminhando para um cuidado mais humanizado e inclusivo, especialmente para as pessoas que vivem com doenças raras. A pediatra Dra. Eucilene Kassya também destacou a relevância da medida: “O exame traz mais segurança para as famílias e auxilia nós, profissionais de saúde, a tomarmos decisões mais acertadas desde o início. Trata-se de um grande avanço para a saúde neonatal”.

Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado Leia Mais

Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio Leia Mais

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio

Divulgação Leia Mais

Nasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025 Leia Mais

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade Leia Mais

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.