Conecte-se conosco

BA

Evento da ONU discute estratégias de resiliência em Salvador na próxima terça (26)

Publicado

em

Evento da ONU discute estratégias de resiliência em Salvador na próxima terça (26)

Estão abertas as inscrições para o Painel “Estratégias da Resiliência para a Atuação Municipal: o Case de Salvador”, um evento dentro da quarta edição do Circuito Urbano, programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que será realizado no próximo dia (26), das 10h às 12h. Na atividade, vai ser debatido o papel da resiliência no desenvolvimento sustentável das cidades. As atividades serão virtuais e terão a condução da vice-prefeita e secretária de Governo de Salvador (Segov), Ana Paula Matos.

As transmissões vão acontecer através do canal do Circuito Urbano no YouTube e terão tradução em Libras. Para efetivar a inscrição no evento, o interessado deve fazer acessar o link https:// bit.ly/ resilienciaSSA, preencher os dados e, em seguida, receberá por e-mail o link da transmissão.

Para a vice-prefeita, planejar a cidade com uma visão de resiliência vai além da adaptação para responder aos fatores externos. “Precisamos, principalmente, fomentar iniciativas inovadoras na governança dos serviços urbanos, no fortalecimento e no estímulo ao desenvolvimento sustentável. A adoção de uma estratégia de resiliência contribui com iniciativas que alinham diferentes atores para cooperar com novos projetos e revigorar ações existentes, envolvendo os componentes ambientais, sociais, econômicos e urbanísticos”, declarou Ana Paula Matos.

O ONU-Habitat realiza, todos os anos, o Outubro Urbano, trazendo sempre dois temas selecionados para estimular o debate entre diversos atores sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todos. Em 2021, o foco é o papel das cidades na luta contra a emergência climática, em preparação para a COP-26, que acontecerá entre 1º e 12 de novembro deste ano em Glasgow, no Reino Unido.

Programação – Cada painelista terá entre 10 e 15 minutos de fala, com oportunidades de debates e perguntas após as intervenções. A abertura será sobre o case de Salvador e a atuação resiliente nos últimos oito anos, a ser apresentado pela vice-prefeita Ana Paula Matos. Em seguida, a assessora estratégica da AVSI, Joanna Orrico, falará sobre assistência social e a criação da resiliência municipal.

Logo depois, o secretário executivo para a América do Sul, Rodrigo Perpétuo, vai palestrar sobre o compromisso global para a corrida pela resiliência. O diretor da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macedo, falará sobre “A construção da resiliência climática municipal – a atuação da Codesal na redução da desigualdade social”.

O encerramento ficará a cargo da gerente de Programas para América Latina e Caribe, Luciana Cardoso, que tratará do papel da resiliência diante dos desafios globais.

Antes do encerramento, haverá espaço para perguntas e debates entre os palestrantes.

Foto: Valter Pontes/Secom

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *