Home Esportes Radicais Etapa final da Estrada Real abre com vitórias de Gustavo Xavier e Iara Caetano no XCC
Radicais

Etapa final da Estrada Real abre com vitórias de Gustavo Xavier e Iara Caetano no XCC

Envie
438046 1107751 438046 1107709 Img 20240517 Wa0031
Foto: Alemão Silva
Envie

Primeiro dia de provas em Ouro Branco tem disputas definidas nas últimas voltas, nesta sexta-feira (17)

A grande final da Internacional Chaoyang Estrada Real estreou nesta sexta-feira (17) em Ouro Branco (MG), com as provas de XCC, o cross country short track. Gustavo Xavier e Iara Caetano foram os vencedores da prova mais curta. A competição organizada pela Avelar Sports definirá os campeões da temporada 2024, com a somatória de pontos das três etapas do ano.

A prova de XCC contou com um trajeto montado na Praça de Evento de Ouro Branco (MG), onde serão feitas todas as largadas e chegadas do final de semana. Homens e mulheres correram por 20 minutos e finalizaram com uma volta de 1,4 km. Na elite masculina, o paulista Gustavo Xavier acertou na estratégia e assumiu a liderança nas voltas finais, numa disputa emocionante com Luiz Cocuzzi, que terminou como vice-campeão. O pódio foi completado por Patrício Farias.

“Foi uma super prova! Fiz uma prova tática, fiquei perseguindo os líderes. Faltando duas voltas para o final, lancei um ataque com força total, o ataque da vitória. O Cocuzzi reagiu, me passou e aí, quando abriu a última volta, ainda tinha um gás. Consegui abrir um gap do Cocuzzi, finalizei o dia como campeão no XCC”, contou Gustavo Xavier, atleta da Specialized Racing BR.

“É a primeira vitória do ano. Tive uma lesão no joelho, fiquei um mês parado, agora estou conseguindo voltar numa boa forma e super animado, temos muitas provas importantes pela frente.”

Uma disputa intensa, com muitas trocas de posições, agitou o público durante a prova da elite feminina. A vencedora foi Iara Caetano, bicampeã pan-americana de XCE, o Cross Country Eliminator. Sabrina Oliveira ficou em segundo lugar, e Luiza Cocuzzi completou o pódio.

“Fui dando alguns ataques durante a prova para sentir como estavam as outras atletas e para sentir o meu corpo, já que estou vindo de uma sequência grande de provas. Observava a reação das adversárias e me divertia também, a cada volta. Estava num ritmo confortável para mim. Quando nos aproximamos das últimas voltas, segui o ritmo da Sabrina, que estava bem forte. No final, dei o meu máximo e consegui a vitória”, explicou Iara Caetano, campeã de XCC também na etapa de Arcos (MG) da Internacional Chaoyang Estrada Real.

O evento segue com as provas de  XCO (cross country olímpico) no sábado e XCM (cross country maratona) no domingo. As disputas serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial.

A competição também vale pontos para os rankings olímpico e mundial. A Internacional Chaoyang Estrada Real de MTB faz parte do calendário internacional da UCI , Ranking Brasileiro e Ranking Mineiro.

No que se refere ao ranking da Estrada Real, Luiz Henrique Cocuzzi lidera com 83 pontos na elite masculina e Letícia Cândido no feminino com 85.

Veja o ranking completo — https://www.gpscontrolcrono.com.br/204/RANKING.pdf

Envie
Artigos Relacionados
Surfers Cover
Radicais

Promessas do Surf: esses são brasileiros que brilham no ranking mundial júnior

O futuro do surf profissional parece estar garantido! A temporada do World...

Sergio Sette Camara, Ert Formula E Team, Ert X24
Radicais

Quantas corridas faltam para acabar a temporada 10 da Fórmula E?

Campeonato Mundial de carros elétricos entra na reta final restando quatro corridas...

438101 1107976 Ourobranco Serra
Radicais

Maratona fecha etapa de Ouro Branco da Estrada Real

Último dia de disputas, neste domingo (19), marcaram também o fim da...

438081 1107857 1
Radicais

Luiz Cocuzzi e Iara Caetano vencem XCO em Ouro Branco

Etapa final da maior maratona de mountain bike definirá campeões da temporada...