Home Estilo e Vida Saúde Estudo inédito do HCFMUSP revela que taxa de depressão pós-parto dobrou na pandemia
Saúde

Estudo inédito do HCFMUSP revela que taxa de depressão pós-parto dobrou na pandemia

Envie
Default Featured Image
Envie

Um estudo inédito realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) com 184 mulheres que deram à luz durante a pandemia da Covid-19 revelou que 38,8% delas tiveram depressão pós-parto. O índice é praticamente o dobro do período pré-pandemia no Brasil, quando girava em torno de 20%, de acordo com a literatura médica. A pesquisa também revelou que 14% das puérperas tiveram ideações suicidas no período.

A pesquisa foi feita por meio de questionários entregues a mulheres que foram atendidas no Hospital das Clínicas da FMUSP e no Hospital Universitário da USP. Entre os principais fatores para a depressão pós-parto relatados por elas, estavam a apreensão pela possível falta de leitos hospitalares, a ausência do parceiro e ansiedade. Já a ideação suicida também esteve associada, além da ansiedade, com as formas de receber informação sobre a Covid-19, como, por exemplo, através de amigos.

“Esse é um estudo de extrema importância, que revela outras consequências seríssimas da pandemia, além dos casos de Covid-19 em si. Atravessar a gravidez, parto e pós-parto em um período tão difícil para toda a sociedade acabou, claramente, afetando as gestantes e puérperas. É preciso entendermos todos os fatores envolvidos para darmos a melhor assistência possível a elas nesse momento”, afirma o pesquisador Marco Aurélio Galleta, Professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da FMUSP.

De acordo com a pesquisa, também se associaram com a depressão pós-parto fatores como brigas em casa, tempo de isolamento, preocupação com o parto e com as notícias. O número de horas diárias de informações sobre a pandemia também teve impacto sobre a saúde mental das gestantes e puérperas. Pacientes que tiveram ideações suicidas procuraram, em média, 4,5 horas de informação diária sobre a pandemia, contra duas horas em média daquelas que não apresentaram esse quadro.

Dra. Silvana Correia celebra o sucesso internacional da linha Beauty Concept by Sil

Dra. Silvana Correia celebra o sucesso internacional da linha Beauty Concept by Sil

Leia Mais
Clínica Pro-Result: Apneia do Sono: sintomas, riscos, diagnóstico e tratamentos atuais

Clínica Pro-Result: Apneia do Sono: sintomas, riscos, diagnóstico e tratamentos atuais

Leia Mais
Conforte-se Londrina: cuidado e inovação no apoio ao pós-operatório

Conforte-se Londrina: cuidado e inovação no apoio ao pós-operatório

Leia Mais
Conforte-se Maringá: referência em bem-estar no pós-operatório

Conforte-se Maringá: referência em bem-estar no pós-operatório

Leia Mais
Geração Y e a paternidade tardia: O relógio biológico masculino também conta

Geração Y e a paternidade tardia: O relógio biológico masculino também conta

Leia Mais
Envie