Conecte-se conosco

Saúde

Estudo indica que realizar exercícios aeróbicos antes da musculação pode aumentar ganho de massa

Publicado

em

Estudo indica que realizar exercícios aeróbicos antes da musculação pode aumentar ganho de massa
(Crédito: iStock)

Com o passar dos anos, cientistas e treinadores estudaram sobre a reação do corpo humano depois de misturar exercícios cardiovasculares e de resistência. Algumas pesquisas apontam que essa combinação pode trazer ganhos individuais, principalmente os treinamentos que são de resistência.

Os autores desses artigos acreditavam que a caminhada ou corrida acabava dificultando os resultados do levantamento de peso. Isso porque os voluntários exercitavam a parte inferior do corpo para os dois tipos de treino, gerando, por exemplo, a fadiga muscular. Os pesquisadores também alertam sobre a chamada “interferência do exercício”.

Mas o professor da Escola Sueca de Esportes e Ciência da Saúde de Estocolmo, Marcus Moberg, apresentou um outro cenário. Ele recrutou homens ativos fisicamente para que realizassem exercícios de grupos musculares diferentes, como ciclismo para pernas e em seguida trabalhar a musculação dos braços.

Em outra visita ao laboratório, os participantes realizaram a mesma rotina de trabalho muscular, porém sem realizar a atividade aeróbica antes.

Os cientistas coletaram sangue e amostras dos tecidos musculares do tríceps em períodos distintos: antes, imediatamente depois, 90 minutos depois e três horas depois de cada treino.

A pesquisa publicada pela revista Scientific Reports identificou que o funcionamento interno dos músculos foi alterado quando os voluntários fizeram 20 minutos de pedalada intensa antes de exercitar os membros superiores. Isso resultou em um crescimento maior do que apenas o levantamento de peso.

As mulheres não participaram dos estudos por existir uma dificuldade de realizar essas biópsias repetidas, de acordo com Moberg. Ele ainda ressalta que o procedimento poderia ser prejudicial. Apesar disso, ainda segundo o professor, não existe nenhuma boa razão para que os resultados sejam distintos nas mulheres. 

Especialistas analisaram o artigo e acharam “ótimo”, com resultados promissores. Apesar disso, não houve análises de homens levantando peso inicialmente e depois realizando a atividade aeróbica. Estudos um pouco mais antigos indicam que fazer a musculação primeiro tem pouco impacto no cardio que vem depois, seja de forma positiva ou negativa.

Mas esses experimentos se concentraram apenas nas pernas. Ainda não há indícios concretos se existem vantagens ou alterações internas nos músculos quando se trabalha membros superiores antes do aeróbico, ou vice-versa.

Fato é que existem várias maneiras de obter ganho muscular durante os treinamentos, como tomar creatina ou consumir outros tipos de suplementos alimentares. Claro, é necessário sempre ter um acompanhamento médico especializado, aliado a uma boa alimentação, para que se torne uma combinação saudável e que não seja prejudicial para o seu corpo.

Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *