A leitura desenvolve o pensamento crítico e a interpretação de texto, entre outros benefícios
Com as distrações do mundo tecnológico, a concentração dos alunos precisa ser cada vez mais ser incentivada. É importante que os estudantes sintam-se estimulados a ler. A leitura desenvolve o pensamento crítico, aumenta o vocabulário, melhora a interpretação de texto, além de expandir a criatividade e ajudar o leitors a desenvolver mais empatia.
O incentivo à leitura se faz necessário para que o aluno crie esse hábito em suas vidas. Os diversos benefícios da leitura são imprescindíveis para seu desenvolvimento social e cognitivo. É preciso que os estudantes se sintam motivados a ler obras nacionais para aprimorar sua língua materna.
O professor de português, antes de tudo, precisa selecionar livros que sejam adequados para certas idades. Livros que sejam muito fáceis ou muito difíceis para a faixa etária podem desmotivar os estudantes. A leitura deve também ser um momento de diversão e mergulho em tal universo e não somente uma obrigação.
É fundamental que os alunos também tenham poder de escolha. É possível levar uma seleção de livros e que os estudantes selecionem aqueles com que mais se identifiquem, ao invés de impor a leitura de uma obra para eles. Assim, eles podem ler as sinopses e as informações sobre os autores antes de escolher a obra que querem ler. Vale partir dos interesses dos alunos para inseri-los no mundo da literatura já que existem histórias que englobam diversos assuntos.
Para não ficar tão maçante, dá também para introduzir livros ilustrados como as histórias em quadrinhos. Esse tipo de leitura não é somente para crianças pequenas, já que existem histórias em quadrinhos de diversos assuntos e tipos. Mais uma vez, é importante escolher as histórias mais adequadas para cada faixa etária.
Incentivar a escrita criativa é outro modo de inserir os alunos no mundo da literatura, já que eles mesmos começam a entender o processo de se criar personagens e uma narrativa. Com o interesse na criatividade, fica mais fácil inserir outros mundos já escritos em livros.
Se for possível, pode-se organizar um bate-papo, nem que seja virtual, com o autor do livro. Muitos deles estão disponíveis para conversas em escolas. Conhecer o criador da obra pode aproximar os estudantes da leitura. Eles podem tirar dúvidas e perguntar curiosidades sobre a composição da obra.
Uma visita a uma biblioteca também pode ajudar. Assim, os estudantes aprendem como procurar por livros nesses espaços e como eles são catalogados. Há também eventos de contação de histórias que podem ajudar a inserir os jovens leitores no universo da literatura.