Moda
Estilo twee: confira a tendência que tem tudo para voltar em 2022
Depois da febre do Y2K, ou moda dos anos 2000, os looks de 2010 estão prontos para bombar outra vez
A cada dez anos, a moda tende a se reciclar. Essa é uma premissa antiga da moda e que, agora, promete trazer de volta os looks populares nos anos 2010.
Apesar de parecer bastante recente para os millenials, as tendências ditadas na época de 2010, popularizadas por redes sociais como o Tumblr e pelos primórdios do Instagram, coloridas com os filtros retrô e acompanhadas pelo indie rock, já estão fazendo dez anos de existência e voltando a se popularizar.
Os looks são bem diferentes daqueles trazidos pela moda dos anos 2000 – enquanto este traz muitas cores, sensualidade, cinturas baixas e tops, a década seguinte trouxe chapéus, vestidos estampados com bolinhas ou flores, listras e um estilo mais romântico.
Afinal, o que é o twee?
A palavra twee vem de um termo britânico, que significa algo como ”delicado, fofo, gracioso”. Inspirado no romantismo dos anos 50 e 60, o twee emergiu como um movimento de moda forte por volta de 2010, junto da grande popularização do indie rock e da música alternativa.
O alternativo, muitas vezes visto como ”diferente”, é caracterizado também nesse estilo por suas peculiaridades, como uma valorização da genuidade e das esquisitices pessoais de quem aderiu ao estilo. Essa ”estranheza” era reconhecida entre os indivíduos seguidores da tendência, formando comunidades fortes através da música, festivais e principalmente das redes sociais da época.
A ”garota Tumblr” dos anos 2010 volta nessa releitura com tons mais pastéis, cardigans, óculos de sol estilosos e muitas peças vintage. Aliás, a cultura twee também tem muito a ver com itens vintage – máquinas de escrever, câmeras analógicas e polaroids, tudo isso faz parte do plano de fundo que inspira os seguidores e as seguidoras do estilo.
Cultura
Devido à sua inspiração vintage, se você gosta dessa estética, e está em busca de peças que sejam a sua cara, vale a pena ir a um brechó ou a uma outlet – lugares com muitas opções de coleções passadas ou antiguidades podem ser ótimas fontes de inspiração e aquisição de peças para integrar o seu armário twee.
Muitos filmes da época também expressam muito bem a estética twee, e valem a pena ser conferidos para ficar por dentro da cultura que moldou a tendência. Submarine, 500 dias com ela, com Zooey Deschanel, uma das grandes representantes da estética, As Vantagens de Ser Invisível e Juno são algumas das obras cinematográficas obrigatórias.
Mas tão importante quanto seguir as tendências, no twee, espontaneidade e legitimidade são supervalorizadas, então adicione sempre sua própria marca aos looks românticos e sonhadores, que você terá um armário twee perfeito.




