Cozinha Show
0
Foto: SDR

Quer conhecer um pouco mais sobre a cultura de um povo? Saboreie os pratos típicos da Gastronomia Popular. E, na Bahia, a diversidade de cardápio popular é tanta que esse será o tema da Cozinha Show da 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que ocorrerá entre os dias 15 a 19 de dezembro, no Parque Costa Azul. A inscrição para participar da Cozinha Show poderá ser realizada no site da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). As vagas são limitadas.

Na Cozinha Show, os participantes irão aprender, em aulas práticas, a elaboração de receitas com produtos da agricultura familiar baiana. Serão seis renomados chefs de cozinha convidados, que irão abordar sobre as iguarias e suas peculiaridades como formas de cocção, harmonização e outras dicas importantes da gastronomia popular.

A Cozinha Show – Gastronomia Popular será realizada de quinta (16) a domingo (19), com a presença de chefs de cozinha como Solange Borges, Fabrício Lemos, Lili Almeida, Jorge Washington, Uerisleda Moreira e Matheus Almeida. Participarão ainda baristas e um especialista em cachaça preparando drinks.

Neste ano, foram escolhidos produtos como dendê, ostras, mandioca, carne de ovinos e caprinos, farinha de copioba, licuri, chocolate, plantas alimentícias não convencionais (PANC) e mariscos, da Baía de Todos-os-Santos. O objetivo é partilhar conhecimentos sobre a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis com estudantes, pesquisadores, agricultores e lideranças der comunidades tradicionais.

O chef Fabrício Lemos, do restaurante Origem, fala da expectativa para o evento. “Eu estou preparando um nhoque que será feito com aipim, que é da agricultura familiar, mais um molho de moqueca com azeite de dendê artesanal, produzido por Solange Borges. E vou usar os frutos do mar, da Repescar, para compor o prato. Utilizo os produtos da agricultura familiar no dia a dia dos restaurantes porque são produtos incríveis e de ótimo custo-benefício”.

Além da Cooperativa dos Pescadores e Marisqueiros de Vera Cruz (Repescar), cooperativas como a Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (COOAP), Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Coopirecê), Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopesba) e Associação da comunidade indígena Payayá também vão demonstrar os seus produtos nas aulas dos chefs.

A Feira

A 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária terá a comercialização de 1.500 produtos de 200 cooperativas e associações de todo o interior do estado. A Feira é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes).

Programação

Quinta-feira – 16/12/2021

15h30 – Aula com a Chef Solange Borges

17h – Aula com o Chef Fabício Lemos

Sexta-feira – 17/12/2021

15h30 -Aula com Chef Surpresa

17h – Aula com o Chef Matheus Almeida

Sábado – 18/12/2021

15h30 – Aula com Chef Surpresa

17h – Aula com o AfroChef Jorge Washington

Domingo – 19/12/2021

15h30 – Aula com a Chef Uerisleda Moreira

17h – Aula com a Chef Lili Almeida

Fonte: Ascom/SDR



Fonte

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar