Siga-nos nas Redes Sociais

São Paulo

Estado de São Paulo promove lançamento do Arquivo Público Digital

Publicado

em

Por

Estado de São Paulo promove lançamento do Arquivo Público Digital





Evento nesta quinta-feira (17) celebra ainda os 130 anos de existência do Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp)




Em comemoração aos seus 130 anos de existência, o Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp) realiza nesta quinta-feira (17), a partir das 14h, o evento de lançamento do Arquivo Público Digital, no auditório do Apesp, na capital paulista.

Nos últimos dois anos, o Arquivo desenvolveu um repositório seguro não só para os representantes digitais dos documentos de seu amplo acervo, mas uma solução que dará conta dos documentos nato-digitais e digitalizados produzidos hoje no âmbito da administração pública paulista.

Frente à instabilidade e efemeridade dos documentos digitais, essa medida garante que os documentos públicos nato-digitais sejam preservados para o futuro em sua integridade e autenticidade. Poucos arquivos no mundo possuem os recursos e ferramentas para cumprir esta missão atualmente.

A digitalização e disponibilização de acervo aumentou em grande escala, e o sinal disso é o processo em curso de digitalização das mais de dois milhões de fichas do DEOPS (Departamento de Ordem Política e Social), um dos acervos mais consultados do APESP. Até o final do processo, haverá quatro vezes mais fichas digitalizadas em relação às 300 mil fichas acessíveis atualmente.

Também já estão digitalizados 25 mil exemplares do jornal Última Hora. O Arquivo pretende ter cerca de cinco milhões de documentos digitalizados e disponíveis de múltiplas formas em seu acervo nos próximos meses.

Nos últimos anos houve aumento em escala de recolhimentos de acervos, alguns deles classificados como patrimônio documental da humanidade, como o do Departamento de Obras Públicas (DOP), o do Complexo Hospitalar do Juquery (em processo de recolhimento), o acervo do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), entre outros.

A criação de um Arquivo Público Digital permite também uma agência soberana e estratégica integrada a uma expansão de acervo digital que não necessariamente se reduz à reprodução do arquivo físico, tal como foi feito com a incorporação de quase 1 milhão de páginas de prontuários relativos à história da Hanseníase no estado. Também merece destaque os roteiros da TV Tupi, pertencentes à Cinemateca Brasileira.

Gov. SP

Shyrley Cristofoletti Leia Mais

Mercado de emprego no segmento de eventos: uma nova onda de oportunidades

Foto: Denis Willians Leia Mais

Lançamento da segunda edição de “Inteligência Emocional Feminina”, de Simone Salgado, movimenta São Paulo

divulgação Leia Mais

Dia das Crianças no Shopping Jardim Oriente será comemorado com atividade gratuita Bobbie Goods

divulgação . arquivo Leia Mais

Shopping Jardim Oriente lança concurso cultural “Receitas com História”

Divulgação Leia Mais

Música, magia e cidadania marcam as últimas apresentações de “A Comunidade do Arco-Íris”

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.