Home Notícias Educação Especialistas debaterão papel da matemática na economia digital
Educação

Especialistas debaterão papel da matemática na economia digital

Envie
© Arte geralt/Pixabay
Envie

Iniciativa na Bolsa de Valores (B3) reunirá, em São Paulo, especialistas para debater a democratização do ensino da Matemática no país no contexto de um mundo cada vez mais tecnológico.

O painel “Como a Matemática vai incluir o Brasil na economia digital” está marcado para a manhã desta quarta-feira (20), das 8h30 às 13h, no auditório da B3, na capital paulista.

Organizado pelo Instituto Sidarta, responsável pelo programa Mentalidades Matemáticas, em parceria com B3 Social, Fundação Itaú e Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), o evento é voltado para educadores, formuladores de políticas públicas e líderes do setor produtivo.

“Especialistas apontam a inteligência artificial como a maior revolução dos próximos séculos. Se isso é um exagero, só o tempo dirá. Mas uma coisa é certa: ela já está transformando nossas vidas. Retomar o pensamento matemático e compreender os algoritmos é essencial para que possamos ocupar, de forma consciente e protagonista, o lugar que nos cabe no desenho desse novo futuro”, disse, em nota divulgada pela B3, a presidente do Instituto Sidarta, Ya Jen Chang.

Os debates do painel vão reunir convidados como Jo Boaler, professora da Universidade de Stanford e idealizadora da abordagem Mentalidades Matemáticas (MM); Marcelo Viana, diretor-geral do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada); e Alexsandro Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação (MEC).

Matemática atual

A primeira mesa Qual Matemática estamos falando, terá Jo Boaler e Viana para debater por que é preciso ensinar nas escolas uma matemática atual e conectada com as transformações tecnológicas. Boaler defende ainda a urgência do letramento em dados, fundamental em tempos de fake news e de um volume gigante de informações e conteúdos. 

“Vivemos em uma era tecnológica em que a Matemática e a alfabetização de dados são mais essenciais do que nunca. No entanto, preparar os estudantes apenas para executar cálculos – tarefas que os computadores fazem com rapidez – é limitar seu potencial. O que realmente precisamos é incentivá-los a fazer perguntas críticas, explorar diferentes ideias e desenvolver um pensamento adaptável e criativo”, disse, em nota, Boaler.

Quando aprendem a aplicar essa flexibilidade mental aos desafios, os alunos se tornam verdadeiramente capacitados para compreender e transformar o mundo por meio da matemática”, acrescentou.

Participam também do evento Patrícia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social; Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação); e Thiago Nascimento, diretor-executivo do Instituto Decodifica.

Após os debates, será exibido o documentário Counted Out (Excluídos pela Matemática – em tradução livre), dirigido por Vicki Abeles. A obra provoca reflexões sobre a importância da matemática na sociedade e os desafios enfrentados na educação da disciplina.

Fonte

Disciplina Jovem Empreendedor, ministrada pela JA Ceará e Seduc-CE nas escolas do estado, é destaque em iniciativa reconhecida pelo MEC

Disciplina Jovem Empreendedor, ministrada pela JA Ceará e Seduc-CE nas escolas do estado, é destaque em iniciativa reconhecida pelo MEC

Leia Mais
Projeto Raízes Daqui leva oficinas de Frevo para escolas públicas do Rio em outubro

Projeto Raízes Daqui leva oficinas de Frevo para escolas públicas do Rio em outubro

Leia Mais
Órgão internacional habilita formados em Medicina de Itaperuna

Órgão internacional habilita formados em Medicina de Itaperuna

Leia Mais
Últimos dias para se inscrever no Vestibular Unificado de Medicina 2026 da Afya Itaperuna

Últimos dias para se inscrever no Vestibular Unificado de Medicina 2026 da Afya Itaperuna

Leia Mais
Professores paulistas podem ter acesso gratuito a capacitação em Inteligência Artificial

Professores paulistas podem ter acesso gratuito a capacitação em Inteligência Artificial

Leia Mais
Envie