Uma canga de esmeralda raríssima vai ser colocada à venda em leilão no dia 12 de fevereiro de 2024, pela casa de leilão Bid Leilão, no Rio de Janeiro. A peça, chamada de Pequena Notável, possui qualidade superior por conta de uma abundância de cristais hexagonais de berilo muito bem preservados. Além disso, a canga tem uma coloração consistente verde-esmeralda, na qual o xisto é o responsável por enfatizar a beleza plástica natural da peça, representando 20% do seu peso total. O valor inicial da esmeralda, que beira a idade de 2,3 bilhões de anos e fez parte da formação do planeta Terra, começa em R$ 100 milhões.
De acordo com Cesar Augusto Maia, também conhecido como Perito Maia, colecionadores ao redor do mundo procuram exemplares desse tipo de pedra, que podem variar de gramas a toneladas, levando em consideração a forma e integridade dos cristais, bem como sua cor e pureza. “A Pequena Notável tem 92,5 kg e 68 centímetros de altura, tendo sido encontrada ao longo do eixo Carnaíba – Pindobaçu, no estado da Bahia, conhecido desde 1963 por ser um local em que esse tipo de pedra é encontrado em maior abundância. As esmeraldas da Carnaíba se diferenciam por terem prismas hexagonais com grandes dimensões. A região apresentou ao mundo exemplares magníficos de cangas ao longo dos anos”, conta ele.
Legalmente extraída a mais de 200 metros de profundidade em área com permissão garimpeira, Maia reforça que o número de cristais prismáticos hexagonais bem preservados chama atenção. “Isso reforça o hábito de crescimento do berilo, medindo 68cm x 43cm x 40cm, um exemplar impressionante e raro que deve ser alojado em um museu, sede corporativa ou coleção particular por conta de sua magnitude, importância e beleza”, explica.
No entanto, Cesar, também especialista no setor de gemologia, afirma que determinar a qualidade de uma canga de esmeralda está longe de ser uma ciência exata. “Cangas com a ocorrência de cristais hexagonais translúcidos densamente distribuídos em toda a peça, por si só, já demandam valores expressos em dezenas de milhões de dólares. O preço, como estimado no laudo de avaliação, é de R$100 milhões, tendo como base a raridade e presença dos cristais”, diz.
Pequena Notável recebe apelido em homenagem a histórias da Bahia e por rica presença de qualidade gemológica
A esmeralda é a gema mais antiga conhecida pela humanidade, sendo comercializada há cerca de seis mil anos, desde a antiga Babilônia. A esmeralda também era o nome de uma deusa sagrada para os Incas, dada às jovens como um talismã para ter proteção e um bom parto. Entre tantos significados ao longo do tempo, a esmeralda que vai a leilão recebeu o apelido de Pequena Notável devido às histórias que engrandecem a Bahia. “Apesar de não apresentar um tamanho exagerado, ela chama atenção por sua beleza, pois tem rica presença de cristais de qualidade gemológica, o que não se vê em outras”, observa Cesar.
O especialista diz, ainda, que a esmeralda permanece sendo uma das principais gemas do mercado nacional e internacional, com peças para todo tipo de gosto e bolso. “Quanto maior a qualidade da gema e seu peso, maior é seu valor de mercado, fora outros quesitos que agregam ainda mais valor à pedra, como a lapidação da gema e o design da joia de esmeralda. Isso não valoriza somente a pedra isoladamente, mas a peça em sua totalidade”, detalha.
A canga de esmeralda está devidamente legalizada e possui laudo oficial assinado pelo gemólogo Cesar Augusto Maia. O leiloeiro público oficial Breno Ribeiro Penna Bastos é o responsável pelo leilão. Ele está devidamente matriculado na JUCERJA sob o nº 297, especializado em Artes, Antiguidades e Joias, tendo realizado mais de 300 leilões e organizado pessoalmente mais de 100.
Interessados em participar do Leilão da Canga de Esmeralda, batizada com o nome de Pequena Notável, devem entrar em contato direto pelo chat do site mencionando o interesse em participar do evento, que ocorre no dia 12 de fevereiro de 2025, a partir das 15 horas – online e presencial.