Home Notícias Educação Escrita acadêmica: Estudo mostra passo a passo para estudantes brasileiros se tornarem pesquisadores
Educação

Escrita acadêmica: Estudo mostra passo a passo para estudantes brasileiros se tornarem pesquisadores

Envie
Default Featured Image
Envie

Um estudo feito pelos pesquisadores, professor Cassio Hartmann, professor Gabriel César Dias Lopes, professor Fábio da Silva Ferreira Vieira e professor Bensson V. Samuel, pela Logos University International, UniLogos, nos Estados Unidos e publicado na CPAH Scientific Journal of Health, tem como objetivo ajudar os estudantes brasileiros a confeccionar artigos científicos para serem pesquisadores. 

Os especialistas revelam um dos segredos: “o bom planejamento é uma das características mais importantes de uma pesquisa científica de qualidade. Mesmo que não assegure o sucesso do artigo, monografia, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, planejar confere à pesquisa boa qualidade.” 

O trabalho dos especialistas facilita o acesso ao conhecimento, mesmo diante da falta de investimentos no setor. De acordo com dados recentes do Relatório de Ciências da Unesco, 80% dos países do mundo investem menos de 1% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). 

Apesar de ter ocorrido um aumento de 20% nos investimentos globais em ciência e tecnologia entre os anos de 2013 e 2018, há uma desigualdade demarcada pela excessiva concentração em alguns países. Desses 20%, 63% representam investimentos de China e Estados Unidos somados. O Brasil destina cerca de 1,15% de seu PIB em P&D. Entre 2014 e 2018, período analisado no Relatório, o total aplicado em ciência diminuiu quase 16%, com queda de 50% no orçamento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI). 

Os estudantes vão enveredar no cenário da escrita acadêmica, que deve ter uma estruturação do desenvolvimento bem estruturada por etapas – do início do planejamento, desde o projeto até a conclusão do trabalho.  

Sobre os especialistas  

Cassio Hartmann, professor de Educação Física SEM FRONTEIRAS DA FIEP-BRASIL/ Delegado Nacional Adjunto da Federação Internacional de Educação Física FIEP/ Secretario e Imortal da ABEF – Academia Brasileira de Educação Física/ Conselheiro CREF 19AL / Professor de Educação Física do Instituto Federal de Alagoas/IFAL e doutorando em saúde coletiva com ênfase em Educação Física. 

Dr. Gabriel César Dias Lopes, PhD Professor e Orientador Doutor em Educação/ PhD em Psicanálise Clínica Presidente da LUI –Logos University Int.Professor/ MembroImortalda ABEF –Academia Brasileira de Educação Física  

Fábio da Silva Ferreira Vieira, co-orientador/Doutor em Ciências do Movimento Humano / Mestre em Educação Física / Especialista em Fisiologia do Exercício/ Delegado Adjunto da Federação Internacional de Educação FísicaFIEP-PR. 

Bensson V. Samuel, professor de Ciências e Médico/ Bacharel em Medicina Poznan University of Medical Science, Poland/ Bacharel em Ciências Médicas e Laboratoriais (Cito-Tecnologia) University of Connecticut, Storrs, CT, USA /Especialista em Clínica GeralQueen Mary University/ Especialista em Urgência e Emergência Medvarsity-Apollo Hospital/ Doutorado em Liderança e Gestão Estratégica London School of Internation Business /Doutorado PhD: Pan-American University –Health Care Management / Doutorado PhD: Swiss Open University in Economics.

Inscreva-se para receber notícias sobre Educação

Envie

RBN Stories