Simulado da modalidade reuniu triatleta olímpico e crianças da modalidade na Lagoa do Taquaral, sexta-feira (16)
O último desafio da temporada de triathlon reuniu diferentes gerações na Lagoa do Taquaral, em Campinas. Com três Olimpíadas no currículo, Juraci Moreira disputou um simulado da modalidade junto com os novos talentos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O evento marcou o terceiro ano do projeto social na cidade.
O simulado de triathlon contou com um percurso todo montado nos arredores da Lagoa do Taquaral. Divididas em grupos de acordo com a faixa etária e o nível de desenvolvimento, os alunos nadaram na piscina do parque, fizeram a etapa de ciclismo no rolo e saíram para uma corrida ao redor da lagoa. Cada bateria foi acompanhada por Juraci Moreira, incentivando e desafiando a criançada. Depois da disputa, todos receberam medalhas de participação e o certificado “Sou Triatleta”. O evento ainda contou com sorteio de brindes e um lanche especial para a confraternização dos alunos, pais e professores.
“O objetivo era fazer uma demonstração para os pais e marcar o final de mais uma temporada. Todos conseguiram completar o circuito do simulado e atender às expectativas”, explicou o professor Maurício Ramos, do núcleo Campinas da Escolinha de Triathlon.
A evolução dos alunos nas técnicas de natação, ciclismo e corrida foi o ponto alto do terceiro ano da Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Campinas. O projeto levou seis alunos para o Campeonato Brasileiro Infantil em Caiobá, em novembro, e mostrou bons resultados. “Pros alunos de Campinas foi um grande passo. Mesmo com a maioria deles sendo iniciantes no esporte, conseguiram se sair bem e tiveram muito bons resultados. A partir do Brasileiro Infantil,já temos uma referência, agora é melhorar ainda mais o trabalho que vem sendo feito com as crianças”, destacou o professor Maurício Ramos.
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.
Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Campinas, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da APANI e apoio da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são ABL Antibióticos do Brasil, DHL, Stoller e Matera.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões