Home Esportes Escolinha de Triathlon cria modelo pedagógico para o desenvolvimento infantil no esporte
EsportesOlímpico

Escolinha de Triathlon cria modelo pedagógico para o desenvolvimento infantil no esporte

Envie
Default Featured Image
Envie

Projeto completou sete anos como referência na formação de crianças e adolescentes por meio da modalidade

 

O triathlon infantil em Curitiba terá um modelo pedagógico de desenvolvimento avançado, para impulsionar a modalidade no Paraná. Essa é uma das principais metas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, a partir deste mês. O projeto completou sete anos no Colégio da Polícia Militar do Paraná, como referência na formação de crianças e adolescentes por meio do esporte.

O novo modelo pedagógico contará com metas trimestrais que desafiarão os alunos na natação, ciclismo e corrida, de acordo com sua faixa etária. Para colocar o plano em prática, toda a equipe de professores da Escolinha de Triathlon Formando Campeões passará por um curso de capacitação. O curso foi desenvolvido dentro do próprio projeto, e realizado pela primeira vez em 2021.

“Queremos dar um passo adiante no desenvolvimento das crianças dentro do triathlon, de acordo com sua idade e sem deixar de lado a inclusão. Estabelecer metas, não só de resultados mas de desempenho ao longo do treinamento, ajuda as crianças a prestarem mais atenção em detalhes da tarefa, aumenta a concentração, a motivação, o esforço e a persistência”, explica o coordenador Ricardo Júnior Cardoso. “Também temos um grande objetivo para o final do ano, que é preparar os alunos para o Brasileiro Infantil de Triathlon, para que todos possam competir e completar a prova na sua distância.”

 

Escolinha de Triathlon por um mundo sustentável

Outra meta da Escolinha de Triathlon Formando Campeões para a nova temporada é fortalecer as ações sociais alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. O projeto já colocou em prática vários dos 17 ODS que integram a Agenda 2030 da ONU. Entre elas, a criação de uma horta comunitária, para ensinar noções de agricultura sustentável às crianças, reutilização de água da chuva para a limpeza das bicicletas e ações constantes de conscientização sobre igualdade de gêneros.

“Vamos fortalecer o braço social da Escolinha, tornando a horta comunitária uma atividade fixa, e instituindo o hábito da leitura entre os alunos. Também queremos realizar ações voltadas para datas especiais de cada mês, para as crianças entenderem melhor as atividades existentes dentro da sociedade”, explica o coordenador do projeto, Ricardo Júnior Cardoso.

 

Trabalho em equipe para superar desafios

O encerramento da temporada 2021/2022 foi marcado por um desafio de triathlon para os alunos do CPM. O objetivo era avaliar a evolução das crianças ao longo do período e proporcionar um momento de confraternização entre elas e a equipe de professores.

“Todos completaram o circuito do triathlon, na distância estabelecida para cada faixa etária. O resultado foi muito positivo. A temporada 2021/2022 foi um desafio, porque estávamos voltando da pandemia, com os treinos retornando aos poucos. Precisamos estabelecer um protocolo de segurança, em 2021, e mudamos tudo novamente em janeiro deste ano, quando todas as atividades foram liberadas. Tivemos de criar um novo ciclo de treinos, para que as crianças conseguissem retomar o ritmo na natação, ciclismo e corrida”, avalia o coordenador Ricardo Júnior Cardoso. “Fiquei muito satisfeito com a equipe de professores, porque tivemos que sair daquele modelo pragmático e tranquilo de fazer as atividades, nos unir e fazer um trabalho conjunto. Nós nos reinventamos!”

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há sete anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A unidade do Colégio da Polícia Militar do Paraná foi a primeira a ser criada, e é pioneira na formação de triatletas. Hoje, atende 60 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon e apoio do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Astra, Rede Condor, Thales, Enaex Brasil, Veneza e Golfleet.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Movimento Verde Amarelo prepara grande festa para o Mundial de Ginástica Rítmica no Rio de Janeiro

Movimento Verde Amarelo prepara grande festa para o Mundial de Ginástica Rítmica no Rio de Janeiro

Leia Mais
Inscrições abertas para a 2ª edição da NFL RUN

Inscrições abertas para a 2ª edição da NFL RUN

Leia Mais
TFSports chega em Alagoas com a etapa da corrida do Santander Track&Field Run Series

TFSports chega em Alagoas com a etapa da corrida do Santander Track&Field Run Series

Leia Mais
Claudia Ferrari, primeira campeã do Circuito Mundial, disputa o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, em Serra

Claudia Ferrari, primeira campeã do Circuito Mundial, disputa o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, em Serra

Leia Mais
Takahashi bate australiana em estreia no Europe Smash de tênis de mesa

Takahashi bate australiana em estreia no Europe Smash de tênis de mesa

Leia Mais
Envie