Conecte-se conosco

Esportes

Escolinha de Triathlon comemora um ano em Aquiraz

Publicado

em

Escolinha de Triathlon comemora um ano em Aquiraz

Um ano de muito nada, pedala, corre, e também de transformação social entre as crianças de Aquiraz, no Ceará. A Escolinha de Triathlon Formando Campeões celebrou sua primeira temporada com a sensação de dever cumprido. E, para marcar a data, realizou nesta sexta-feira (30) um evento com simulado da modalidade, brincadeiras na piscina, concurso de desenho, lanche especial e uma surpresa para os pequenos atletas.

O evento contou com a presença do padrinho e idealizador do projeto, Juraci Moreira, um dos maiores nomes do esporte no Brasil, com participação em três Olimpíadas e o hexacampeonato brasileiro. Juraci conversou com as crianças sobre a sua experiência e participou com elas do simulado de triathlon. Os alunos foram divididos em baterias, de acordo com a faixa etária. O desafio era completar o circuito montado dentro do espaço de treinos na Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer.

Os alunos ainda participaram de um concurso do melhor desenho do brasão da Escolinha, com direito a brindes, e um lanche especial. No final, a surpresa: todos receberam das mãos do padrinho Juraci Moreira o certificado “Sou Triatleta”.

“A intenção do simulado de triathlon não é competir, e sim fazer a integração da criançada e incentivar a prática do esporte. Demos aos alunos um certificado marcando o final desse primeiro ano, para mostrar que eles já são triatletas”, contou Juraci Moreira.

Transformação social em Aquiraz

A grande missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões é educar por meio do esporte, promovendo a inclusão social das crianças. Em Aquiraz, a metodologia aplicada pelo professor Bruno Vieiras junta as técnicas de natação, ciclismo e corrida com valores como disciplina, respeito ao próximo, trabalho em equipe e consciência ambiental.

“O comportamento dos alunos hoje em dia é outro. A educação melhorou muito, e eles já entendem por que devem manter o ambiente limpo, sem jogar papel no chão, por exemplo. Foi um trabalho de muita conversa, disciplina e paciência”, conta Bruno Vieiras. “Alguns vieram até me agradecer, porque não tinham esse tipo de orientação da família.”

Vínculo de amizade

Para o professor Bruno Vieiras, um dos grandes benefícios do projeto para as crianças foi a oportunidade de socialização. Alunos vindos de bairros distantes puderam formar um grupo sólido de amigos, o que contribui para o desenvolvimento de todos. “Depois do evento desta sexta, uma das alunas fez uma postagem no Instagram falando dos amigos que o triathlon deu a ela. Para muitas crianças, é o projeto que proporciona uma vida social. Elas criam laços que serão indissolúveis e também trazem aprendizado.”

Escolinha alinhada com a Agenda 2030 da ONU

Assegurar às crianças e adolescentes uma educação de qualidade por meio do esporte, é uma das metas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O projeto está comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU.

Para o segundo ano do projeto, diversas ações serão implementadas para cumprir todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, entre eles a erradicação da pobreza, conquista da saúde e bem-estar, educação de qualidade para todos e igualdade de gêneros. A Escolinha já atinge alguns desses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *