Home Esportes Escolinha de Triathlon adota metas da Agenda 2030 da ONU
Esportes

Escolinha de Triathlon adota metas da Agenda 2030 da ONU

Envie
Default Featured Image
Envie

O esporte terá um papel fundamental na recuperação pós-pandemia, de acordo com a Organização das Nações Unidas. E a Escolinha de Triathlon Formando Campeões, referência no desenvolvimento das categorias de base no Brasil, já está comprometida com essa recuperação. O projeto vem executando ações que seguem os objetivos de desenvolvimento sustentável previstos na Agenda 2030 da ONU.

A Agenda 2030 tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre eles a erradicação da pobreza, conquista da saúde e bem-estar, educação de qualidade para todos e igualdade de gêneros. A redução das desigualdades já está no DNA da Escolinha de Triathlon, focada há cinco anos na inclusão e formação por meio do esporte. Com a quarentena e a adoção das aulas online, o projeto investiu na capacitação de professores e em novas ações educacionais e de conscientização com os alunos.

“Desde o início, o projeto da Escolinha vai além dos treinos de triathlon, envolvendo valores familiares, educação e conscientização ambiental, para que os alunos se desenvolvam dentro dos princípios destacados na Agenda 2030”, explica o coordenador Ricardo Júnior Cardoso. “Com os treinos online, incentivamos os alunos a buscar um espaço ao ar livre para se exercitar, criar hortas em casa, evitar o desperdício de água e reaproveitar e compartilhar materiais. Também vamos implementar a leitura de um livro por mês, para discutirmos em aula.”

A ideia é conscientizar e formar os alunos para que eles possam, individualmente, ajudar a atingir os objetivos propostos pela ONU. O projeto também está alinhado aos ODS com ações coletivas. Entre elas, o compartilhamento de equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores. Também há espaço para atividades que promovem a solidariedade entre os alunos, como a doação de kits de Páscoa para crianças de comunidades carentes, neste sábado (3).

“Entre os professores, ainda estamos discutindo novas ações com os alunos. Buscamos sempre nos aprimorar, e a nossa meta é atingir todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, destaca Ricardo Júnior Cardoso.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A unidade do Colégio da Polícia Militar do Paraná foi a primeira a ser criada, e é pioneira na formação de triatletas. Hoje, atende mais de 80 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon e apoio do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são SulAmérica, Eletrolux e Rede Condor.

Calderano perde competição nos EUA por questão burocrática com visto

Calderano perde competição nos EUA por questão burocrática com visto

Leia Mais
Memorial Tênis Brasileiro apresenta projeto para o ministro do Esporte, em Brasília

Memorial Tênis Brasileiro apresenta projeto para o ministro do Esporte, em Brasília

Leia Mais
Bodyboarder Neymara Carvalho está de volta ao Ceará para competir e participar de diversas ações

Bodyboarder Neymara Carvalho está de volta ao Ceará para competir e participar de diversas ações

Leia Mais
Atacante do Liverpool Diogo Jota e irmão morrem em acidente na Espanha

Atacante do Liverpool Diogo Jota e irmão morrem em acidente na Espanha

Leia Mais
Patrick Winkler confirma participação na maior ultramaratona aquática da Europa

Patrick Winkler confirma participação na maior ultramaratona aquática da Europa

Leia Mais
Envie