Escola Bosque, de São Paulo(SP), é uma das únicas instituições a receber o selo e destacou-se na pesquisa respondida por estudantes e educadores, com índices acima da média nacional
Localizada na zona sul da cidade de São Paulo, a Escola Bosque, que completou 52 anos em 2023, recebeu o selo Great Place to Study ®. A pesquisa, que mede clima e cultura, foi realizada em mais de 100 escolas, mas apenas seis foram contempladas com o reconhecimento. A pesquisa revelou ainda que a Escola Bosque possui um ambiente 38% mais respeitoso que as outras visitadas em todo o território nacional até novembro deste ano. As respostas foram construídas pelos próprios alunos, funcionários e famílias.
“Ser uma das poucas instituições de ensino que conquistou esse importante reconhecimento é muito gratificante, pois mostra que estamos há décadas no caminho certo. Somos tradicionais na existência, mas inovadores na forma de ensinar e engajar alunos. Nosso principal objetivo, além de oferecer uma educação de qualidade, é formar cidadãos humanos e respeitosos”, avalia a diretora pedagógica da Escola Bosque, Silvia Scuracchio.
A premiação utiliza duas metodologias de pesquisa. A primeira é a escala Likert, que mede atitudes, opiniões e percepções por meio de afirmações de nível de concordância ou discordância. A segunda é do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que avalia o desempenho de estudantes de 15 anos, fornecendo informações sobre seus backgrounds, atitudes em relação à aprendizagem e fatores que influenciam sua educação, tanto dentro quanto fora da escola.
Escola Bosque: acima da média nacional
No índice de desenvolvimento da Great Place to Study ®, que vai de zero a 1.000 e considera todas as respostas relacionadas ao sentimento dos estudantes e funcionários da instituição, a Escola Bosque conquistou 692 pontos. A média das outras cinco certificadas foi de 650 e a da base de escolas que a pesquisa visitou foi de 503.
“É importantíssimo que as instituições de ensino passem por um processo de autocrítica e autoreflexão, de questionar os formatos antigos que limitam a educação. É necessário que os educadores sintam-se insatisfeitos, que queiram fazer melhor. Em segundo lugar, é necessário ter o compromisso de fazer diferente. Na Escola Bosque, percebemos coerência, que é uma das coisas mais difíceis de se encontrar. Trata-se de uma instituição de ensino que entende que dá trabalho e tem o compromisso de entender como fazer funcionar o processo de ensino-aprendizagem”, avalia o fundador do Great Place to Study ®, João Hoepper.
Além de Great Place to Study, um ótimo lugar para se trabalhar
Para receber a avaliação dos educadores que trabalham na Escola Bosque, a pesquisa foi aplicada por meio do modelo P.E.R.M.A., acrônimo das expressões em inglês Positive Emotion (Emoções Positivas), Engagement (Engajamento), Relationship (Relações Saudáveis), Meaning (Significado) e Accomplishment (Realização). Os resultados revelaram a pontuação de 858 na instituição, enquanto a média de escolas pesquisadas foi de 596 e das certificadas 627.
As principais vertentes indicadas pelos funcionários respondentes foram Emoções Positivas (96), Significado (94) e Engajamento (75). A régua considera maior de 75 como “zona de excelência” e menor que 25 um indicativo “muito ruim”.
Em comparação com as mais de 100 instituições de ensino onde a Great Place to Study ® foi aplicada, os dados indicam que os educadores da Escola Bosque se sentem 30% mais realizados com seu trabalho e relatam 43% menos desgaste psicológico e emocional quando comparado às outras escolas de SP.
Estudantes acolhidos e acolhedores
No recorte das respostas dos estudantes da Escola Bosque, os dados revelam um ambiente saudável e inclusivo: 91% concordam que “todas as visões e formas de ser são respeitadas” e 87% discorda quando a afirmação é “eu me sinto desrespeitado pelos meus colegas de sala”. Nove em cada 10 respondentes afirmam que “a escola e os professores buscam escutar de verdade o que eu tenho para dizer” (91%).
Confira outros resultados da Great Place to Study ® em comparação com as outras escolas de São Paulo investigadas pela pesquisa:
Os estudantes da Escola Bosque são 21% mais gentis uns com os outros.
Os estudantes da Escola Bosque se sentem 23% mais valorizados pela escola.
A aliança entre escola e famílias da Escola Bosque é 39% mais forte.
As famílias da escola bosque são 20% mais parceiras!
23% mais famílias percebem animação dos seus filhos na hora de ir para a escola.
Sobre a Great Place to Study ®
Lançada em 2023, mas em desenvolvimento há mais de 6 anos, a Great Place to Study ® segundo seu próprio fundador, João Hoepper, “é antes de tudo, uma pesquisa que escuta estudantes, famílias e educadores para reconhecer quais são os melhores lugares para se estudar”. O objetivo da premiação é, com base na metodologia de pesquisa, certificar escolas do Brasil e trazer destaque, mais matrículas e mais prosperidade para as instituições.
Além da Escola Bosque, as outras instituições reconhecidas pelo Great Place to Study ® são Colégio Santa Felicidade (Jundiaí/SP), Colégio Elvira Brandão (São Paulo/SP), Colégio Darwin (Fortaleza/CE) e Colégio Nova Dimensão (Fortaleza/CE).
Mais informações em https://greatplacetostudy.com.br.