Home Estados Bahia Entrega do kit alimentação aos estudantes da rede municipal de Lauro de Freitas começa nesta quinta-feira (10)
Bahia

Entrega do kit alimentação aos estudantes da rede municipal de Lauro de Freitas começa nesta quinta-feira (10)

Envie
Default Featured Image
Envie

Tem início nesta quinta-feira, dia 10, a 8ª etapa de entrega dos kits alimentação aos 28 mil estudantes da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas. A atividade ocorre até o sábado, dia 19/12, de acordo com o cronograma disponível no endereço https://www.encurtador.com.br/vzW57.   De março até o início de novembro, a Prefeitura Municipal, por meio da sua Secretaria de Educação (Semed) entregou o total de 196 mil kits alimentação, em sete etapas. Isso implica que em todas os períodos cada aluno recebeu uma unidade, independente de pertencer ou não a uma mesma família.

A ação de entrega dos kits foi definida após publicação dos decretos municipais que determinavam o distanciamento físico, necessário para controlar a proliferação do novo coronavirus. Com esta 8ª etapa, a Prefeitura somará o total de 224 mil kits alimentação entregues aos estudantes da rede. Em cada período, os alunos também receberam um material didático que integra a rotina pedagógica construída pela Coordenação da Educação Básica, em conjunto com gestores e professores da rede.

Como explica a titular da Semed, Vânia Galvão, a medida tomada pela prefeita Moema Gramacho leva em consideração a obrigatoriedade da rede municipal oferecer alimentação escolar no período letivo aos estudantes. “Embora estivéssemos cumprindo atividades remotas, estávamos em um período letivo, então a prefeita entendeu que deveríamos buscar uma forma de honrar nosso compromisso, mesmo porque sabemos que a alimentação escolar é extremamente importante para completar a rotina alimentar de muitos de nossos alunos”, frisou a secretária.

Em função deste entendimento, os kits entregues aos estudantes foram compostos por itens da cesta básica, reunindo alimentos ricos em vitaminas, zinco, ferro, fibras, carboidratos e proteína animal. De acordo com nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar da Semed, a combinação dessas vitaminas e nutrientes coopera para a produção de energia e fortalece a imunidade do organismo humano, constituindo uma boa rotina alimentar.

Propriedade dos alimentos – Seja carioquinha, branco, preto, mulatinho, fradinho ou vermelho, o feijão é uma excelente fonte de fibras e minerais como zinco e ferro, que são essenciais para o transporte do oxigênio e metabolismo energético.

O alimento também é rico em aminoácido (lisina) e em vitaminas, como a B9, também conhecida como ácido fólico, que colabora para o fortalecimento da imunidade de pessoas que têm anemia falciforme – uma deformidade nos glóbulos brancos que reduz a resistência do organismo, comum em afrodescendentes, maioria na rede municipal.

A combinação do aminoácido presente no feijão (lisina), com as propriedades do arroz (fibra, carboidrato, minerais e aminoácidos essenciais (metionina)), forma uma proteína de alto valor biológico. Além de saborosa e nutritiva, a mistura de feijão com arroz faz parte da rotina alimentar dos brasileiros.

Flocos de milho e macarrão também integram o kit alimentação. São alimentos ricos em carboidratos (macronutrientes indispensável para produção de energia).  O floco de milho é utilizado no preparo de diversos pratos da culinária local, como cuscuz, simples ou temperado, bolos ou mingau, podendo ser servido nas refeições matinais e noturnas.

Tanto como macarronada, alho e óleo ou na sopa, o macarrão é uma boa opção para ampliar a geração de energia do organismo no almoço e no jantar. Já o leite é uma excelente fonte de proteína animal. Em pó ou líquido, o alimento é rico em vitaminas e minerais como o cálcio, que é essencial para o crescimento e fortalecimento dos ossos, principalmente na primeira infância.

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Leia Mais

Reorganização interna e ações estratégicas são destaque da SEMOB nos 100 dias de gestão

Leia Mais
Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Envie