Home Notícias Economia Entorno regional é prioritário, diz Bolsonaro em reunião do Mercosul
Economia

Entorno regional é prioritário, diz Bolsonaro em reunião do Mercosul

Envie
Default Featured Image
Envie

Em vídeo enviado à 60ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que ocorreu hoje (21), no Paraguai, o presidente da República Jair Bolsonaro declarou que o Brasil tem atuado para que o bloco sul-americano tenha um “papel importante no enfrentamento dos atuais choques externos.”

Referindo-se à alta inflacionária global em consequência dos reflexos da pandemia da covid-19 e da invasão russa à Ucrânia, Bolsonaro disse que o mundo vive “um momento desafiador” e, portanto, “precisa de mais comércio e investimentos.”

“Por isso, ao longo do último semestre, trabalhamos com afinco para a conclusão de acordo moderno com Singapura”, disse o presidente brasileiro, referindo-se a uma das iniciativas anunciadas durante a cúpula: a conclusão das negociações para a assinatura de um acordo de livre comércio entre os países do Mercosul e Singapura, no sudeste asiático.

O Brasil também apoiou outra das iniciativas aprovadas ontem (20), durante a reunião ordinária do Conselho do Mercado Comum, evento que precedeu a Cúpula de Chefes de Estado: um acordo para reduzir em 10% a alíquota da Tarifa Externa Comum (TEC), tributo que, salvo exceções acordadas, incide sobre mercadores importadas de outras nações de fora do bloco sul-americano e varia conforme o produto.

“O Brasil tem atuado para que o Mercosul tenha papel importante no enfrentamento dos atuais choques externos. Por isso, defendemos a redução da Tarifa Externa Comum, o que dará uma importante contribuição ao combate à inflação [regional]”, comentou Bolsonaro antes de assegurar que o Brasil tem conferido prioridade às negociações com grandes parceiros comerciais do Mercosul e região.

“Nosso entorno regional é prioritário. Ainda mais no atual cenário. Precisamos continuar ampliando nossos fluxos de comércio e de investimentos na América Latina e Caribe, fortalecendo as cadeias regionais de valor e reduzindo nossas vulnerabilidades externas a crises”, acrescentou o presidente, que finalizou o vídeo parabenizando o Paraguai pelos resultados alcançados durante os seis meses em que o país ocupou a presidência rotativa do bloco sul-americano – posição que, pelos próximos seis meses, será ocupada pelo Uruguai.

Ag. Brasil

Quase 600 mil aderiram a acordo com INSS por descontos indevidos

Quase 600 mil aderiram a acordo com INSS por descontos indevidos

Leia Mais
Ato de trabalhadores na 25 de Março repudia interferência de Trump

Ato de trabalhadores na 25 de Março repudia interferência de Trump

Leia Mais
Moraes diz que o IOF não pode ser cobrado retroativamente

Moraes diz que o IOF não pode ser cobrado retroativamente

Leia Mais
Crescimento dos consórcios movimenta a economia baiana e alcança recorde de R$ 105 bilhões em 2025

Crescimento dos consórcios movimenta a economia baiana e alcança recorde de R$ 105 bilhões em 2025

Leia Mais
Caixa começa a pagar Bolsa Família de julho

Caixa começa a pagar Bolsa Família de julho

Leia Mais
Envie