O vôlei é um dos esportes mais populares do mundo, com regras claras e termos específicos que todo fã deve conhecer. A dinâmica do jogo exige atenção a detalhes como rotações, fundamentos e pontuação.
Para quem deseja unir conhecimento esportivo e entretenimento, é possível aproveitar apostas grátis em diferentes competições nacionais e internacionais. Saiba quando apostar e quando parar.
Criado por William George Morgan, um professor de educação física da Associação Cristã de Moços, nos Estados Unidos, em 1895, o vôlei foi chamado inicialmente de “mintonette” e passou por algumas pequenas adaptações para chegar à potência atual.
A Federação Internacional de Voleibol (FIVB), entidade responsável pela modalidade no geral, com regras e organização, foi criada em 1947. Alguns anos depois, em 1964, o vôlei se tornou um esporte presente nas Olimpíadas.
Famoso por ser um esporte emocionante, marcado por disputas intensas e estratégias elaboradas, o vôlei atrai muitos fãs e, se você quer ficar por dentro da modalidade, vamos te ajudar a entender as regras.
Regras do vôlei
O vôlei pode ser praticado tanto por homens como mulheres, além de equipes mistas. Porém, profissionalmente há divisão por gênero, mas as regras são as mesmas.
Entre as principais, está o número de atletas em quadra, com seis jogadores em cada equipe. Além disso, há rodízio para o saque, com jogadores girando no sentido horário e, assim, definindo quem assume a função da reposição após cada ponto.
A quadra é composta por 18 metros de comprimento por 9 de largura. A rede muda, com 2,43 m no masculino e 2,24 m no feminino.
O objetivo é passar a bola por cima da rede adversária, visando o chão para pontuar, ou torcer pelo erro do adversário. Cada equipe pode tocar até três vezes na bola antes de passar a quadra, mas um mesmo jogador não pode realizar toques seguidos.
É importante citar que cada equipe tem três jogadores de defesa e três de ataque. No caso dos defensores, só podem atacar acima da rede se estiverem à frente da linha de três metros.
Os duelos são disputados em melhor de cinco sets, ou seja, até três vitórias. Quem fizer 25 pontos vence o set, mas é necessária uma vantagem de dois pontos. Dessa forma, se o jogo ficar 24 a 24, a bola segue até que uma equipe abra a margem necessária.
Se a partida estiver 2 sets a 2, o último e decisivo, chamado de tie-break, é disputado até 15 pontos, mas mantendo a necessidade da margem de dois para o triunfo.
Principais termos no vôlei
Confira uma lista com os principais termos no mundo do vôlei:
- Saque (ou serviço): início da jogada; pode ser por baixo, por cima ou do tipo viagem (com salto).
- Recepção: primeiro contato após o saque adversário, geralmente de manchete.
- Levantamento: segundo toque, que prepara o ataque.
- Ataque (ou cortada): terceiro toque, ofensivo, buscando o ponto.
- Bloqueio: ação defensiva junto à rede para parar ou desviar o ataque adversário.
- Defesa: tentativa de impedir que a bola caia na quadra, geralmente com manchete ou peixinho.
- Dois toques: jogador toca a bola duas vezes seguidas, falta e ponto para o adversário.
- Quatro toques: equipe ultrapassa o limite de três toques, falta e ponto para o adversário.
- Bola presa: bola “carregada” ou segurada, sem quicar de imediato.
- Invasão: jogador entra na quadra adversária por baixo ou toca a rede por cima.
- Pisar na linha: infração cometida ao pisar na linha de saque ou na linha dos 3 metros durante ataque vindo do fundo.