Home Notícias Educação Enade 2025: concluintes devem preencher questionário do estudante
Educação

Enade 2025: concluintes devem preencher questionário do estudante

Envie
© Paulo Pinto/Agência Brasil
Envie

Os concluintes de cursos superiores em 2025 e inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano já podem preencher o questionário do estudante. A etapa é obrigatória para colação de grau.

O formulário foi disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no site do Sistema Enade e pode ser acessado pelo estudante com login do portal Gov.br.

O documento reúne perguntas sobre o perfil socioeconômico dos alunos que estão no último semestre do curso e se formarão em breve. Os estudantes ainda respondem sobre as percepções deles sobre o curso de graduação e a instituição de ensino onde estudam. O prazo para preenchimento terminará em 24 de novembro.

Somente após responder o questionário, o estudante terá acesso ao cartão de confirmação de inscrição com as informações sobre o local de prova do Enade 2025.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Mais de um curso

Os alunos matriculados em mais de um curso de graduação — como bacharelado e tecnológico — e elegíveis para fazer a prova, devem indicar até sexta-feira (25) a área de avaliação na qual desejam realizar o exame. Até essa mesma data, também é possível solicitar atendimento especializado e o uso do nome social por pessoas trans. Todas as etapas devem ser realizadas por meio do Sistema Enade.

Enade

O Enade é aplicado anualmente pelo governo brasileiro para avaliar a qualidade dos cursos de graduação e o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridos ao longo da formação de nível superior. O Inep, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é o órgão responsável pelo exame.

A participação no exame nacional é obrigatória para os alunos concluintes dos cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia, conforme o ciclo vigente naquele ano.

De acordo com o edital, em 2025, na categoria bacharelado, serão avaliados, os cursos de: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, e relações internacionais.

Para os cursos superiores de tecnologia, o exame abrangerá as áreas de design gráfico, gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.

As licenciaturas avaliadas são nas seguintes áreas relativas à formação de professor: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, geografia, história, letras – inglês, português e espanhol, matemática, música, pedagogia e química.

Embora todos os alunos respondam questões de formação geral (comum a todos os cursos), a maior parte da prova é composta por questões específicas do curso.

O Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do MEC, conjunto de instrumentos que monitora a qualidade dos cursos, instituições e o desempenho dos estudantes do ensino superior brasileiro.

Fonte

Diversidade marca corrida dos 95 anos do MEC

Diversidade marca corrida dos 95 anos do MEC

Leia Mais
‘Isoladão’ estreia na Bahia com proposta ousada de preparação para o Enem

‘Isoladão’ estreia na Bahia com proposta ousada de preparação para o Enem

Leia Mais
MEC celebra 95 anos com evento de saúde e bem-estar para servidores e famílias

MEC celebra 95 anos com evento de saúde e bem-estar para servidores e famílias

Leia Mais
Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, ministra Aula Magna online e gratuita sobre economia

Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, ministra Aula Magna online e gratuita sobre economia

Leia Mais
Escola Canadense de Brasília: Uma Ode à Coragem no Rastro de Terry Fox

Escola Canadense de Brasília: Uma Ode à Coragem no Rastro de Terry Fox

Leia Mais
Envie