Home Notícias Empresas tiram foco consumista das campanhas de Dia das Mães
Notícias

Empresas tiram foco consumista das campanhas de Dia das Mães

Envie
Default Featured Image
Envie

Especialista diz que movimento é uma tendência e que as marcas aprenderam a ver seus clientes como pessoas

O Dia das Mães se aproxima e, com a data, chega a expectativa dos comerciantes para impulsionar as vendas de um setor que sofreu com o fechamento de lojas e shoppings na pandemia. Mas o ano marcado pela Covid-19 não será como os outros. Se antes, o foco era o consumo a qualquer custo, agora é despertar nos consumidores aquilo que é mais importante: a empatia. Por isso, as campanhas em homenagem à data chegam diferente.

“Responsabilidade social não é apenas falar dos temas atuais e acompanhar o processo que o mundo segue. Responsabilidade social é saber respeitar e encarar o consumidor como o que ele é de fato: um ser humano”, afirma Luciano Mathias, CCO – Chief Creative Officer – e sócio da TRIO, hub global de criação e produção audiovisual. Segundo o especialista em marketing, esse ser humano pode não estar feliz com a data e é preciso respeitar isso.

É o que as empresas vêm fazendo. A startup Yuool, que vende conforto através de calçados, está com uma ação para evitar que filhos que perderam as mães sejam impactados por campanhas em homenagem à data. “Quem não quiser receber informações sobre a ocasião poderá pausar a comunicação que tem com a gente. Ou seja, clicar para não receber mais e-mail marketing sobre o assunto e ocultar as postagens no Instagram/Facebook”, explica Eduardo Mendes Rocha, sócio da marca.

Ele revela que o gesto de empatia já existia na empresa antes, mas este ano se mostra ainda mais fundamental. “Quando pensamos na quantidade de gente que perdeu a mãe na pandemia, imaginamos como a data pode ser difícil. Por isso, é o mínimo que podemos fazer”, afirma. Através da #empatiadiadasmaes, a marca sugere que outras empresas tenham iniciativas semelhantes. A gigante Tok & Stok tem.

Para Luciano, as marcas têm notado que o “lucro a qualquer custo” não funciona mais. “Criar uma relação é, acima de tudo, encarar o consumidor como alguém próximo e até íntimo”, diz. É o que a ConsigaMais+, fintech de crédito consignado privado, resolveu fazer. Para sua campanha sobre a data, escolheu o ator Sebastian Soul, que perdeu a mãe para a Covid-19 em março.

O vídeo da campanha “Cuide de quem você ama. Cuide de quem ama você.” se solidariza com quem perdeu alguém na pandemia e exalta que presente físico nenhum é maior e mais importante do que ver uma mãe, um filho, com saúde. A homenagem é um apelo, de acordo com Camilla Clemente, Diretora de Marketing da empresa. “Precisamos valorizar o maior presente que nossas mães nos deram: a vida. E, na luta pela vida, combatendo um vírus que se espalha tão rapidamente, precisamos espalhar ainda mais rápido o carinho e o cuidado. Por isso, a ConsigaMais+, que fala tanto em cuidar do bolso, das economias, da vida financeira, ao longo do ano, resolveu lembrar que é preciso cuidar do próximo”, afirma.

Luciano exalta que não importa a forma, que não precisa de muito investimento. Uma campanha sincera e atual chega ao consumidor de uma forma muito mais assertiva do que qualquer desconto. “As pessoas não compram mais simplesmente um produto ou serviço, elas compram um ideal, valores, propósito. E quem consegue expressá-los, da forma que for, é que se destaca entre ações que seguem uma fórmula padrão de realização”, conclui o sócio da TRIO.

 

Link para o vídeo da Campanha de Dia das Mães 2021 da ConsigaMais+ – https://youtu.be/9luqsRJvWIA

Envie

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededesitesbr