Foi lançado o segundo edital do Programa Residência em TIC 20 – Capacita Brasil/C-Jovem, executado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pelo Instituto Atlântico, com coordenação nacional da Softex, para credenciamento de empresas interessadas em participar da etapa de imersão dos estudantes. A nova chamada acontece após os resultados exitosos do primeiro ciclo, em que foram mobilizadas 48 empresas com 82 projetos desafiadores nas áreas de Ciência de Dados e Desenvolvimento Full Stack. Ao todo, 52 soluções inovadoras foram entregues por estudantes capacitados ao longo de três meses, com suporte de professores, mentores e supervisores das empresas. Entre os destaques estão iniciativas desenvolvidas para organizações como Embrapa, Makro Engenharia, Sesa-CE e NaturAYO.
A nova fase de credenciamento busca empresas do setor de tecnologia ou com departamentos dessa área com interesse em propor desafios reais e acompanhar a jornada prática dos estudantes. A fase de imersão terá duração de três meses, com início previsto para 1º de outubro de 2025, e será realizada de forma 100% remota.
“O programa promove uma conexão entre a técnica e a prática profissional, oferecendo aos alunos uma vivência real de mercado, com benefícios concretos para os estudantes e para as empresas parceiras”, explica Carlos Pompeu, Gerente Executivo de Operações Educacionais do Atlântico.
Quem pode participar
Podem se credenciar empresas que atuem no setor de tecnologia ou que tenham setor dessa área. É necessário submeter um projeto desafiador, designar um supervisor para acompanhar os estudantes e firmar compromisso com os valores de inclusão e diversidade do programa.
As empresas parceiras têm acesso a soluções sob medida para seus desafios, criadas por jovens formados em trilhas intensivas de capacitação, avaliação de talentos em contexto real, podendo identificar futuros colaboradores, além de engajamento em ações de impacto social, contribuindo com a formação de jovens e a inclusão produtiva no setor de TIC no estado do Ceará.
A análise dos projetos inscritos segue ao longo do mês de agosto, com previsão de retorno às empresas a partir de 15 de setembro de 2025. A imersão começará em outubro.
Todos os estudantes participantes da imersão recebem uma bolsa mensal de R$ 200, custeada pelo programa, sem custos para a empresa parceira.
O edital completo para inscrição, com modelos de projetos e critérios de seleção, está disponível em:
https://lp.atlanticoavanti.com.br/capacita-empresas.
Sobre o Capacita Brasil/C-Jovem
O Programa Residência em TIC 20 Capacita Brasil/C-Jovem é fruto de parceria entre os governos federal e estadual, visando capacitar os participantes para o mercado de trabalho em novas tecnologias. A iniciativa conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da ordem de R$ 34 milhões. O programa está sob a coordenação nacional da Softex e, no estado, é articulado pela Secitece, com a participação de diversos parceiros, incluindo a Uece e o Instituto Atlântico. No Ceará, as atividades do programa tiveram início em 2022, com a capacitação de mais de 11 mil jovens de 174 Escolas Estaduais de Educação Profissional e de Tempo Integral, em 73 municípios.
Participam desta etapa do programa, com a Secitece, as Secretarias de Estado da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Planejamento e Gestão (Seplag), e do Trabalho (STE); a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice); Uece, IFCE e UFC; Iracema Digital; Sebrae; FIEC/Senai; Fecomércio/Senac e Instituto Atlântico.
Sobre o Atlântico
O Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) de natureza privada, sem fins lucrativos, que há mais de 20 anos atua no desenvolvimento de soluções inovadoras em Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, com foco nas áreas da indústria eletroeletrônica, energia e Indústria 4.0. Instituído pelo CPQD e pela Padtec, tem sede em Fortaleza (CE) e forte presença nacional e internacional. Sua atuação em Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Educação (P,D&I+E) é impulsionada por programas de incentivo à inovação, como a Lei de Informática, Lei do Bem, P&D ANEEL e EMBRAPII. Expandindo sua presença para além do mercado nacional, o Atlântico Global oferece soluções tecnológicas inovadoras e de ponta, nos Estados Unidos e no Canadá, para pequenas e médias empresas de base tecnológica em rápido crescimento. Além disso, desenvolve iniciativas de apoio ao empreendedorismo, por meio da aceleração de startups; Corporate Venture Capital (CVC), direcionada para Venture Building, impulsionandoo desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica; Educação, por meio da marca AVANTI, apoiando o MCTI/SOFTEX na capacitação gratuita de pessoas em tecnologias emergentes, visando melhorar seus posicionamentos no mercado de tecnologia e, na linha de cursos pagos especializados, um repertório de cursos voltados para dotar pessoas com formação, de capacidades e saberes tecnológicos superiores.
Seu ecossistema de inovação conecta pesquisa e desenvolvimento ao mercado por meio de parcerias estratégicas com universidades, ICTs, empresas e startups. Com mais de 600 colaboradores altamente qualificados, possui um índice de satisfação interna acima de 88% e uma forte representatividade feminina em cargos de liderança (41%). Em 2024, pelo sétimo ano consecutivo, conquistou posição de destaque no ranking do GPTW, alcançando o 2º lugar no Ceará e um trust index de 91. Saiba mais: www.atlantico.com.br.