Concursos
Empresa lança ferramenta que promete acabar com a procrastinação nos estudos
Desenvolvido pelo Gran Cursos Online, o Mapa de Aprovação é uma solução que aponta quais conteúdos devem ser estudados, quando e qual a quantidade ideal
90% dos concurseiros estudam de maneira ineficiente ao concorrer às vagas públicas. Quem mostra esse dado é o Gran Cursos Online, empresa especializada na capacitação de candidatos para concursos públicos no Brasil, que conta com uma base de mais de 250.000 estudantes.
Foi pensando nesse cenário, que a empresa de capacitação acaba de lançar a ferramenta intitulada como Mapa de Aprovação. O recurso otimiza o ciclo de estudos dos concurseiros e mapeia, de forma personalizada, quais os conteúdos devem ser estudados, quando e qual a quantidade ideal.
Cada vez mais os recursos digitais têm integrado o dia a dia e se tornando uma aliada na hora de se atualizar e se preparar. Deste modo, o Gran Cursos Online unificou alta tecnologia com o Ciclo de Estudos, metodologia desenvolvida por Alexandre Meirelles, Fiscal da Fazenda de São Paulo, aprovado para Auditor-Fiscal da Receita Federal e uma das maiores autoridades em organização e gestão de tempo para a aprovação em concursos públicos.
“O método já ajudou milhares de pessoas a serem aprovadas nas provas mais difíceis. O Ciclo de Estudos impulsiona os estudantes a tirarem o máximo proveito de seus estudos, pois desenvolve um mapa de como estudar e também desenvolve a disciplina”, explica Alexandre.
A empresa detalhou como vai funcionar o novo recurso. O Mapa de Aprovação automatiza e qualifica a forma de estudar, através de soluções tecnológicas, como a inteligência artificial e análise dos algoritmos. Assim, promove uma experiência totalmente individualizada, baseada na rotina e nos editais de interesse dos usuários e, a partir disso, cria um guia completo que aponta por onde começar a estudar e como evitar a desorganização.
Segundo Rodrigo Calado, sócio e diretor de tecnologia do Gran Cursos Online, o processo de criação e desenvolvimento do Mapa de Aprovação levou menos de dois anos para ser finalizado. “Estudamos durante meses as possibilidades, entendendo como a tecnologia poderia criar mapas para aprovação realmente úteis e únicos e que não só otimizam o tempo, mas prevenissem a procrastinação dos concurseiros”, detalha Rodrigo.
Oportunidades e desafios para ingressar no setor público
Os cargos públicos são o percurso profissional escolhido por milhares de pessoas. No entanto, de acordo com um mapeamento do Gran Cursos Online, pelo menos 90% dos concurseiros estudam de maneira ineficaz. Para a companhia, os principais erros são: não conferir todas as matérias durante uma única semana; dedicar mais tempo às matérias em que têm mais aptidão e não distribuir o tempo do esforço conforme o edital.
Para Gabriel Granjeiro, diretor-presidente do Gran Cursos Online, a ferramenta foi implementada no momento em que os candidatos possuem tempo para se preparar e que há muitas vagas suspensas ou pausadas. “Há aproximadamente 35 mil possíveis oportunidades, ao apurar apenas os servidores que se aposentaram nos últimos anos e não tiveram suas vagas repostas. Além disso, a estimativa é que muitos concursos sejam divulgados assim que o cenário for positivo para aplicar provas.” complementa ele.
Concursos
Prêmio eSports Brasil (PeB) 2025 terá novas categorias, temática futurista e linha de produtos oficiais
Nona edição da maior premiação de games e eSports da América Latina acontece em 18 de dezembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo; entre várias novidades, evento homenageia a cultura dos eSports com itens de vestuários e acessórios inéditos e inspirados em diversas modalidades
São Paulo, 10 de junho de 2025 – O Prêmio eSports Brasil (PeB), a maior e mais aguardada premiação de games e esportes eletrônicos da América Latina, chega à sua nona edição em 2025 com muitas novidades. O evento será realizado em 18 de dezembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e contará com novas categorias, uma temática inédita e o lançamento de uma linha completa de produtos oficiais.
“O PeB tem se empenhado em exercer um papel estratégico no fortalecimento dos eSports no Brasil, criando um espaço dedicado ao reconhecimento e à valorização de quem constrói esse cenário diariamente. Mais do que premiar talentos, é um momento único de visibilidade e reunião para profissionais, organizações e comunidades que impulsionam o setor”, afirma Gustavo Freudenfeld, diretor-geral do PeB. “Ao destacar essas contribuições, o objetivo do evento é ajudar a consolidar um ecossistema cada vez mais sólido e respeitado para o segmento. Hoje, os games e os eSports representam cultura, inovação e impacto real. Um movimento que inspira e mobiliza uma nova geração.”
Com olhar voltado para o futuro, o PeB deste ano terá temática cyberpunk, que reflete a visão tecnológica, inovadora e transformadora que os games e os eSports representam. Além disso, o evento amplia seu escopo de reconhecimento, com novas categorias e uma curadoria ainda mais diversa e atual.
Marisa Mestiço, diretora artística do Prêmio, complementa que “a escolha da temática desta edição também traduz o espírito de comunidade e evolução que o PeB tanto valoriza. “O evento de 2025 é um convite para refletirmos sobre o que vem pela frente, tanto nos games quanto na sociedade”.
Em oito edições, o Prêmio eSports Brasil já entregou quase 150 troféus a atletas, streamers, influenciadores e desenvolvedoras das mais diversas modalidades dos games e esportes eletrônicos. Neste ano, o PeB retorna com categorias divididas entre as de votações populares — como Melhor Streamer do Ano e Craque Betano da Galera — e as técnicas, definidas com o apoio de um Superjúri. Entre as novidades, o prêmio amplia seu reconhecimento a quem dá voz aos games, com as novas categorias de Melhor Comentarista, Melhor Time, Melhor Técnico (a), além de destacar os criadores de conteúdo em vídeos curtos e longos, com as estreias de Melhor Creator: Short Form e Melhor Creator: Long Form.
“O PeB está em constante evolução, sempre com o objetivo de valorizar todo o ecossistema. Para esse ano, incluímos categorias que refletem a pluralidade e a evolução constante do universo dos eSports, em suas mais variadas verticais. Além dos streamers, que tradicionalmente premiamos, chegou a hora de reconhecer também o trabalho de outros profissionais talentosos que são fundamentais para levar os games a um público cada vez maior e mais diverso”, explica Gustavo.
Para completar, outra grande novidade da nona edição do PeB é o lançamento de uma linha de produtos desenvolvida em parceria com a One, empresa especializada em licenciamento e merchandising. Pela primeira vez, os fãs poderão adquirir itens oficiais do Prêmio, incluindo peças de vestuário e acessórios. “Buscamos traduzir a essência do PeB e do universo gamer em produtos que permitam que os fãs levem uma parte dessa experiência para o dia a dia”, comenta Ligia Pawlow, diretora de arte da One. “Cada item foi pensado para representar as diferentes comunidades e modalidades que integram o PeB e a cultura dos eSports. Em breve, daremos todos os detalhes”.
O PeB 2025 terá transmissão ao vivo pelo SporTV, além dos canais oficiais da Player1 e do próprio Prêmio no YouTube e nas redes sociais. Mais informações sobre os apresentadores, Superjúri, indicados, atrações e votação serão reveladas ao longo dos próximos meses.
Para assistir ao vídeo oficial da edição desse ano, acesse o Instagram do PeB. Para acompanhar todas as novidades, siga as redes sociais do Prêmio ou acesse o site oficial.
Sobre o Prêmio eSports Brasil
Maior celebração dos games e eSports da América Latina, que se aproxima de sua décima edição, o Prêmio eSports Brasil (PeB) premia desde 2017 os maiores atletas, organizações, casters, publishers e influenciadores do cenário competitivo do Brasil.
Sobre a Player1 Gaming Group
Fruto do spin-off da unidade de Games e eSports da Globo, a Player1 Gaming Group, investida da Globo Ventures, é uma agência que apoia publicadoras e marcas a se conectarem com o mundo dos games, e possui um ecossistema proprietário de negócios nesta indústria, atuando na conexão entre o mundo tradicional do esporte, entretenimento e mídia, com o universo dos games, através de profunda inteligência do consumidor, network de influenciadores e parcerias estratégicas com Publishers de games e Orgs de eSports. Seu portfólio conta com: (1) eventos Prêmio eSports Brasil, MEG Latam, eSports Summit e Rio2C Game+; (2) empresa de gestão de ligas de eSports, a LnK Gaming; (3) hub de ativação e conteúdo crossover na tríade Game-Skate-Música, Street Gamers; (4) os canais digitais Player1 (youtube, twitch, instagram, facebook, X, e tiktok); (5) a plataforma de torneios amadores Player1 eSports; (6) os torneios e campeonatos de eSports: CBCS (Circuito Brasileiro de Counter Strike), eGol (Campeonato Brasileiro de eFootball), JEE (liga escolar), TUeS (liga universitária); (7) a Player1 Music, com parcerias com Grupo Warner e Entourage; e (8) a Player1 Studios, com produções e co-produções de programas, séries e realities como ‘No Gás do Just Dance’, ‘FC Futebol de Casa’, ‘Looking for a Caster’ e ‘Looking for a Streamer’.
Sobre a V3A
União de talento, criatividade e inovação. Estes elementos formam o DNA da V3A, uma empresa que se destaca nos mercados de live marketing e projetos proprietários. Com sedes em São Paulo e Rio de Janeiro, a V3A possui uma trajetória marcada pelo reconhecimento do mercado, com dezenas de prêmios conquistados e a realização de centenas de projetos, campanhas e ações para clientes de diversos setores da indústria, como PETROBRAS, L’ORÉAL e GLOBO, entre outros.
Além de sua expertise em live marketing, a divisão de Ventures, transforma insights em propriedades intelectuais desenvolvendo eventos proprietários que geram novas oportunidades para marcas e públicos. São mais de 10 projetos em crescente ascensão nos mercados de esportes, e-sports, música e cultura, como o World Trail Races – WTR (esportes outdoor), o TRITON (triatlon), o R.E.M.A (surfe) o SLS Brasil (skate), o Prêmio eSports Brasil – PEB e o Multiplataform eSports Games – MEG (e-sports), o Living Books (cultura) e o Lapa pela Lapa (música), entre outros.
Concursos
Inscrições para a segunda edição do Prêmio Brasil Tá Pra Game vão até sexta-feira, 13/06
Iniciativa da Embratur em parceria com a Abragames une turismo, cultura e tecnologia, e premiará jogos digitais porque promovem a identidade e os destinos brasileiros
São Paulo, 09 de junho de 2025 – Estão abertas, até a próxima sexta-feira (13/06), as inscrições para a segunda edição do prêmio ‘Brasil Tá Pra Game’, uma iniciativa da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) em parceria com a Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games). O prêmio reconhece e valoriza os jogos digitais com potencial de promover o Brasil a partir da cultura e do turismo, com premiações de até R$70 mil.
O projeto tem como objetivo fortalecer o papel dos games como ferramenta de soft power, destacando produções que retratam os sons, paisagens, histórias e personagens do Brasil. A iniciativa também impulsiona o desenvolvimento da economia criativa, posicionando o país como uma referência global em inovação cultural no setor de jogos eletrônicos.
Além de promover a cultura brasileira, o prêmio Brasil Tá Pra Jogo representa uma oportunidade concreta de incentivar talentos criativos, fomentar o turismo nacional e ampliar a presença internacional da indústria brasileira de games – um mercado em expansão, que já movimenta bilhões e coloca o Brasil entre os mais promissores do mundo.
As inscrições podem ser realizadas por empresas desenvolvedoras de jogos digitais que atendam aos critérios estabelecidos no site oficial do projeto: https://embraturlab.com.br/brasiltapragame/.
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre o Prêmio Brasil Tá Pra Game
Criado em 2023, o Prêmio Brasil Tá Pra Game é uma iniciativa da Embratur e da Abragames que reconhece e incentiva a criação de jogos digitais que explorem aspectos culturais, históricos, ambientais e turísticos do Brasil. A premiação tem como objetivo posicionar o país como referência internacional na criação de jogos com identidade própria.
Sobre a Embratur
A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) é responsável por promover os destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no exterior. Vinculada ao Ministério do Turismo, a agência atua para fortalecer a imagem do Brasil como um país diverso, acolhedor e inovador, estimulando o crescimento do turismo internacional e contribuindo para o desenvolvimento econômico, cultural e social do país. Por meio de ações estratégicas, campanhas e parcerias com setores como cultura, tecnologia e economia criativa, a Embratur busca ampliar a presença global do Brasil e atrair visitantes de todo o mundo.
Concursos
Setor público: como dar início à carreira pública?
Além de concursos públicos, existem outras formas de ingressar no setor
Muitos profissionais sonham em trabalhar no setor público, devido as comodidades e garantias que lhes são oferecidas. A administração pública é muito procurada pelas pessoas, pois existem diferentes locais em que se pode trabalhar, como: saúde, direito, educação, órgãos do governo, entre outros.
A categoria de trabalho na administração pública tem como atribuição ajudar no desenvolvimento das obrigações e demais projetos municipais, estaduais ou federais. Ela é uma excelente forma de trabalho, pois não são necessários cursos específicos para atuar, dependendo da frente.
Quem sonha em trabalhar no setor geralmente foca seus objetivos em passar em concursos achando que é a única forma de ingressar, porém é possível ser um funcionário público sem realizar qualquer tipo de prova. A terceirização, cargos de confiança, estágios, entre outros, são outras maneiras de se entrar e com menor concorrência.
Você precisa ter um curso superior para prestar o concurso público com maiores salários. Trata-se de um mercado com estabilidade, bons salários e chance de crescimento. Veja aqui algumas dicas de como ingressar na área pública.
Concurso público
A forma mais tradicional de ingresso é realizar o concurso público. Para se tornar um servidor, é preciso ser aprovado nas etapas realizando as provas, de acordo com o edital publicado de cada cidade ou munícipio, por exemplo, concursos públicos em SP terão algumas especificações diferentes de outros lugares do país. O trabalho desse grupo é regido pela Lei nº 8.112/90, a qual prevê estabilidade, ou seja, não é possível demissão, além de poder ser salvo em casos de sentença judicial sem possibilidade de recurso.
Cargos comissionados
Os cargos comissionados, diferentemente do concursado, não garantem estabilidade, onde o profissional pode ser demitido a qualquer momento. É uma posição de livre nomeação, e exige algumas qualificações específicas para a área que se irá trabalhar. Esse funcionário segue um regime CLT, mas não possui alguns benefícios.
Estagiário
Cargo destinado a universitários, essas vagas costumam admitir por meio de processos seletivos, geralmente geridos por empresas terceirizadas, onde não é necessário realizar qualquer tipo de concurso. Os critérios de contratação são temporários e estabelecidos pelo local que irá usufruir do serviço.
Funcionário terceirizado
Nessa modalidade, o servidor não possui vínculo nenhum com a instituição, e o modelo de contratação varia de acordo com a necessidade do local. Esse tipo de serviço é feito entre o órgão e a empresa em questão, através de licitação. O processo de seleção do funcionário é feito exclusivamente pela empresa terceirizada.
-
Esportes2 anos atrásNotícias de futebol | Quais os melhores jornais para acompanhar ao vivo?
-
Estilo e Vida5 anos atrásMundo BANI: como pensar em meio ao caos
-
Agronegócios2 anos atrásSegurança alimentar é caminho para produtividade na suinocultura
-
Música1 ano atrásGabriela Rocha lança a segunda faixa do álbum “A Igreja”, com a participação de Fernandinho
-
Notícias2 anos atrásPolítica de cultura exportadora quer ampliar comércio exterior
-
Games4 anos atrásGame brasileiro ‘Reverie Knights Tactics’ chega para consoles e PC dia 25 de janeiro
-
Esportes3 anos atrásFutebol de cegos: Brasil perde nos pênaltis e é vice na Copa América
-
Saúde4 anos atrásDia Mundial de Cuidados Paliativos destaca importância de avanços nessa prática


