Home Notícias Negócios Empresa brasileira busca ser mais participativa nas exportações de tilápia para os Estados Unidos
Negócios

Empresa brasileira busca ser mais participativa nas exportações de tilápia para os Estados Unidos

Envie
Empresa brasileira busca ser mais participativa nas exportações de tilápia para os Estados Unidos
Envie

País responsável por 81% da importação de peixes de cultivo do Brasil especialmente tilápia , os Estados Unidos têm potencial para multiplicar várias vezes as compras, o que atrai a atenção de empresas nacionais, como a Fider Pescados, de Rifaina (SP), o maior empreendimento de produção de tilápia do Estado de São Paulo e um dos cinco maiores do Brasil.

Os norte-americanos consomem quatro vezes mais tilápia que os brasileiros. Como a produção local não atende à demanda, há imensas oportunidades para nós. Porém, esse mercado gigante ainda é pouco explorado devido ao nosso custo de produção. Enquanto isso, a China lidera as vendas e outros países da América Latina, como Colômbia e Costa Rica, também têm importante participação nos EUA. Porém, o potencial para o Brasil crescer lá permanece imenso, assinala Juliano Kubitza, gerente responsável pela Fider, empresa que produz 9,6 mil toneladas de tilápia por ano e já está presente em sete países (Estados Unidos, Canadá, Taiwan, Venezuela, Bangladesh, Sri Lanka e Indonésia).

Entre os diferenciais da Fider para crescer no mercado norte-americano está a logística. Conseguimos entrega tilápia fresca nas principais praças dos EUA em até 24 horas. Esse é um ingrediente muito importante para fortalecer a presença nesse país. Nossa qualidade já é reconhecida, ressalta Kubitza. “O Estados Unidos é um mercado consumidor muito grande. Porém, apenas 3% da tilápia consumida lá é brasileira.

As exportações da tilápia representaram 98% do total da piscicultura brasileira em 2022, somando US$ 23,3 milhões, de acordo com o Anuário da Piscicultura da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). Os números ainda são modestos, porém em crescimento. No ano passado, a comercialização externa saltou 15% em receita. Mais do que isso, chegou a mais de 40 países, confirmando a aceitação pelo produto brasileiro.

O potencial de presença da tilápia brasileira não se reduz aos EUA. É o que comprovou Juliano Kubitza em visita à Seafood Expo, em Boston a maior exposição de pescado da América do Norte, realizada em março.

A Seafood Expo é um bom exemplo de como a exposição do pescado nacional em feiras com participantes de todos os continentes é benéfica para a piscicultura brasileira. Estamos construindo nossa credibilidade internacional, mostrando a qualidade e diversidade de produtos que podemos oferecer. Certamente, cresceremos muito nos próximos anos, diz o responsável pela Fider Pescados.

Presente há 13 anos em Rifaina (SP), a Fider já investiu mais de R$ 200 milhões no seu complexo de produção e processamento de tilápia, incluindo fábrica de farinhas e óleos. A empresa gera 550 empregos diretos e mais de 2.500 indiretos em Rifaina e nas cidades vizinhas.

Inscreva-se para receber notícias sobre Negócios

Envie

RBN Stories