Conecte-se conosco

BA

Empregos na Bahia: construção de complexo eólico prevê a contratação de 750 profissionais

Publicado

em

Empregos na Bahia: construção de complexo eólico prevê a contratação de 750 profissionais

Statkraft Brasil iniciou a construção do Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia, localizado em Uibaí, na Bahia (BA). Ao fim do projeto, previsto para ser inaugurado em 2023, a empresa mais do que dobrará a capacidade instalada no país, chegando a 967 MW.

A estratégia de atuação da companhia em território brasileiro é de triplicar a capacidade de geração de energia renovável até 2025. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia eólica é a segunda fonte mais utilizada no Brasil, e responde apenas por 9,1%.

Com a construção do projeto, a Statkraft reforça seu compromisso com a sustentabilidade, e permite que futuras gerações possam usufruir do crescimento e desenvolvimento da região. Com isso, a empresa irá ampliar a oferta de energia renovável ao Brasil, contribuindo para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO²) no país e o ritmo do aquecimento global, já que energia eólica possui menor impacto ambiental do que as matrizes tradicionais.

“Além de contribuir para a preservação do meio ambiental e para redução das emissões de gases do efeito estufa, a Statkraft prioriza o desenvolvimento socioeconômico das regiões que receberão os projetos eólicos. Esse benefício ocorre por meio de contratação de mão de obra local, e do desenvolvimento de projetos sociais para o fortalecimento e capacitação da comunidade envolvida”, afirma Paula Suano, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Statkraft no Brasil.

 

Empregos

Desde o início das obras, já foram contratados mais de 200 profissionais. A expectativa é que aproximadamente 750 pessoas sejam contratadas durante toda a construção. Atualmente, existem 15 vagas disponíveis para o processo seletivo. Os postos são para servente de obras e não requerem experiência anterior.

Por possuir expertise no mercado e ter valores convergentes com os da Statkraft, a Seta Engenharia foi contratada para cuidar das admissões durante o período. A empresa atua na indústria civil pesada, e tem foco na execução de obras e terraplanagem em empreendimentos de geração de energia hidrelétrica, solar e eólica, entre outras obras.

De acordo com Carolina Brito, gerente de Pessoas & Cultura da Seta Engenharia, estão sendo priorizadas, nas contratações, mão de obra local. “Até o momento, 35% das vagas  foram preenchidas por trabalhadores da região”, afirma.

Também estão sendo ofertadas vagas destinadas para PCDs. “Estamos com vagas para PCDs abertas no Sine/BA. Não especificamos atribuições, nem o cargo, pois iremos avaliar cada candidato individualmente, e destinar as vagas”, explica Brito.

 

Como candidatar-se

Os interessados possuem três meios para se candidatar às vagas abertas: enviar o currículo pelo endereço de e-mail curriculosstaeugenia@setaengenharia.com.br, se deslocar até ao escritório da Seta, localizado em Uibaí, ou entregar no Centro de informações da Statkraft, localizado na comunidade de Boca D’Água (Bahia).

A formação exigida irá depender de cada cargo, e as fases de contratação acontecerão conforme o cronograma de avanço das atividades em campo.

 

Projeto

Com investimento estimado de R$ 2,5 bilhões, o projeto compreende 10 parques eólicos, com um total de 91 turbinas, próximo a outros parques eólicos da empresa no estado. O projeto deve gerar o equivalente a 2,3 TWh de energia renovável por ano, o suficiente para abastecer 1,17 milhão de residências brasileiras.

 

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *