Siga-nos nas Redes Sociais

Negócios

Empreender na medicina ainda é considerado um tabu

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Por vezes, a medicina é vista como uma verdadeira vocação, o que dificulta que os médicos se sintam confortáveis ao pensar em empreender. Essa percepção contribui para que muitos profissionais hesitem em transformar suas carreiras, mesmo quando têm potencial e vontade de criar seus próprios negócios.

 

Desafios do empreendedorismo na área da saúde

 

Empreender nunca é fácil. Seja para um recém-formado ou para um profissional experiente, tomar as rédeas da própria carreira e transformar o sonho de um negócio próprio em realidade exige muita coragem, determinação e planejamento. Na medicina, esses obstáculos podem ser ainda maiores devido a fatores específicos do setor.

 

Falta de formação e crenças limitantes

Um dos principais obstáculos é a ausência de disciplinas específicas de empreendedorismo nas universidades de medicina. Além disso, muitos profissionais carregam crenças arraigadas de que a medicina é uma vocação divina, ligada a um “dom” especial e, muitas vezes, associada a uma visão anti-materialista que vê o ato de empreender, especialmente no que tange ao dinheiro, como algo pecaminoso ou proibido.

 

A importância de entender o valor, não apenas o preço

Dr. Rizzieri Gomes, conselheiro consultivo em saúde formado em gestão e negócios pela Fundação Dom Cabral , destaca uma distinção fundamental para quem deseja empreender na saúde: compreender a diferença entre valor e preço. Para ele, é essencial explicar essa diferença a todo o ecossistema — desde fornecedores até pacientes. Com a internet, os pacientes chegam cada vez mais informados, embora nem sempre corretamente, sobre doenças e tratamentos. Assim, o médico que conhece seu valor consegue oferecer um serviço de alta qualidade e que realmente resolve o problema do cliente, indo além do preço final do tratamento.

 

 

O papel do profissional como uma marca

 

Outro ponto importante destaca Dr. Rizzieri, é a necessidade de enxergar o consultório ou clínica como uma empresa. Hoje, a rotina de um consultório envolve diversas tarefas: lidar com fornecedores, contratar atendentes, atender pacientes, fazer curativos, acompanhar o pós-atendimento, entre outras. Muitas vezes, esses profissionais não percebem que estão administrando uma empresa, com todas as responsabilidades e oportunidades que isso implica.

 

Dicas de Dr. Rizzieri para empreendedores na saúde

Se você deseja ser um médico-empreendedor ou profissional de qualquer área, ele aconselha:

  • Se entender como uma marca desde o início.
  • Organizar-se como uma empresa.
  • Buscar profissionais especializados para cada função, de forma escalonável.
  • Valorizar o conceito de negócios estruturados, lucrativos e escaláveis.

 

Transformando o paradigma

Para mudar essa mentalidade, é fundamental superar crenças limitantes e reconhecer que empreender na medicina não diminui a vocação, mas a potencializa ao oferecer serviços de maior valor, com sustentabilidade financeira e impacto positivo na vida dos pacientes. Afinal, o setor de saúde também é um setor de negócios, que pode e deve ser gerenciado com profissionalismo e estratégia.

 

Conheça mais o trabalho do Dr. Rizzieri Gomes

@gestaoeponto

Marcos Barros, CEO da Adiante Recebíveis Leia Mais

Adiante Recebíveis e Webmania lançam crédito automático para PMEs

https://br.freepik.com/fotos-gratis/foto-da-linha-de-producao-de-automoveis-soldagem-de-carroceria-de-carro-moderna-fabrica-de-montagem-de-automoveis-industria-automobilistica-interior-de-uma-fabrica-de-alta-tecnologia-producao-moderna_26150287.htm#fromView=search&page=1&position=4&uuid=abad28e9-e72e-4a19-8ae0-65bb93c55450&query=+industria Leia Mais

Como planejar coberturas industriais com eficiência térmica e estrutural

https://br.freepik.com/fotos-gratis/sala-vazia-com-cadeiras-e-mesas_15501155.htm Leia Mais

Como decorar um escritório corporativo com identidade e funcionalidade

Niterói sedia encontro especial do Abrasel Conecta para celebrar o encerramento de 2025 Leia Mais

Niterói sedia encontro especial do Abrasel Conecta para celebrar o encerramento de 2025

Marcelo Pantoja, diretor executivo comercial de Vida e Previdência da SulAmérica e Victor Bernardes, diretor de Vida e Previdência da SulAmérica Leia Mais

SulAmérica apresenta novas soluções para venda de Seguro Viagem na Festuris 2025

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.