Emagreça tudo o que ganhou no carnaval em 5 dias

Emagreça tudo o que ganhou no carnaval em 5 dias

RBN
4 min p/ ler 3.7k já leram
Emagreça tudo o que ganhou no carnaval em 5 dias

Carnaval é época de exageros: bebidas alcoólicas, comidas gordurosas, sono desregulado e a rotina na academia deixada de lado. Tudo isso impacta o funcionamento do corpo e sobrecarrega os órgãos responsáveis por processar e eliminar as toxinas, explica a nutricionista Carolina Dias, referência no programa de Emagrecimento “Mereço+” e fundadora da Clínica Carolina Dias. “Quando a gente exagera na comida e no álcool, o corpo passa a acumular mais toxinas, que estão associadas a formação de radicais livres e podem contribuir para o surgimento de alguns problemas de saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento.”.

Nesse processo, o corpo também tem seu metabolismo alterado, retém mais líquidos e fica mais inchado. Daí os quilinhos extras após o período de festas. Para eliminar as toxinas e o inchaço, Carolina indica uma dieta estratégica com alguns alimentos funcionais que ajudam a secar e recuperar o corpo após a folia.

  1. Reduza o consumo de carboidratos

Os carboidratos são necessários, mas devem ser consumidos com equilíbrio. Em vez de carboidratos simples e farinhas, que não agregam valor nutricional, encontrados em pães, bolos e massas, vale apostar nos carboidratos complexos, presentes nas raízes, como aipim, inhame e batata doce. “Reduzindo os carboidratos da alimentação, conseguimos diminuir os picos de insulina no sangue, que é o hormônio que capta o açúcar sanguíneo e leva para as células para fornecimento de energia, fazendo com que o corpo gaste a gordura armazenada e emagreça. “Minha recomendação é fazer até cinco dias de dieta cetogênica, com aproximadamente 50g de carboidrato por dia, para ajudar a secar e fazer seu corpo usar os corpos cetônicos (que vem da gordura) como forma de energia no lugar da glicose”, indica a nutricionista.

  1. Aposte em alimentos funcionais

Vegetais de folhas verde-escuras são fontes de fibras importantes, que ajudam a limpar o organismo, melhoram a digestão e diminuem a absorção de gorduras e toxinas. Já as oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes, são ricas em ômega 3 e vitamina E e possuem ação antioxidante e anti-inflamatória. Também é importante incluir alimentos termogênicos na dieta, que aceleram o metabolismo e estimulam o emagrecimento, como canela, gengibre, aveia, chia e linhaça.

  1. Dê adeus às toxinas

Para evitar o acúmulo de novas toxinas no corpo nesse período, é importante cortar o consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados por pelo menos uma semana. “Tudo o que a gente desembala pra comer, em vez de descascar, contém aditivos alimentares, muito sódio ou açúcar refinado na composição. Esses aditivos deixam o organismo mais inflamado, dificultando a perda de líquidos e acentuando o inchaço”. Já para eliminar as toxinas já ingeridas, a indicação é se hidratar de forma adequada: água, sucos naturais detox, chás diuréticos e água de coco são ótimas opções.

  1. Cuide do equilíbrio intestinal – ajude sua microbiota intestinal

Segundo Carolina, sem o funcionamento intestinal adequado não dá pra eliminar toxinas, nem emagrecer. “Aposte em frutas com bagaço porque tem fibras, beba sucos sem coar e consuma alimentos como linhaça, chia, mamão, laranja e gengibre”. Alimentos com probióticos, como o iogurte natural, a kombucha e o kefir, também são muito importantes, pois contém leveduras e bactérias boas que ajudam na manutenção da saúde, contribuindo para uma boa digestão e prevenindo doenças.

  1. Cuide do corpo e beba muito água

As duas principais formas de eliminar os excessos de toxinas são pela urina e pelo suor. Dessa forma capriche na atividade física e na água. Nada melhor do que retomar a rotina de exercícios físicos para recuperar a força e a disposição. “A atividade física aumenta a circulação sanguínea e a temperatura do corpo, estimulando a transpiração e a eliminação de substâncias tóxicas”. E para potencializar os resultados, a nutricionista indica os tratamentos voltados para reduzir a gordura localizada e a flacidez. “Existem algumas partes do corpo que acumulam mais gordura e são muito difíceis de secar, mesmo com exercício, como a região entre o umbigo e o púbis, próximo das axilas, entre as coxas e a papada. Para resolver essas queixas, existem diversos tratamentos não invasivos que ajudam a acelerar o processo”.

E para ajudar na limpeza do organismo e emagrecimento, Carolina Dias compartilhou a receita do chá de cavalinha:

Detox pós carnaval

Ingredientes:
200 ml de chá de cavalinha
1 maçã
1 limão em fatias
1 punhado de salsinha fresca
1 fatia fina de gengibre
3 pedras de gelo

Preparo: bata no liquidificador a maçã com o chá de cavalinha, a salsa, o gengibre e o gelo. Em seguida, coloque em um copo, corte as rodelas de limão e acrescente à receita.

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 22
Kkkk 25
Triste 13
Raiva 3

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.