Traduzir o sentimento de saudade a partir de versos construídos sob divagações metafóricas é o mote que norteia “Saudade Não é Palavra”, novo single do cantor e compositor pernambucano Raphael Costa em parceria com Juliano Holanda. A faixa, que chega acompanhada por um videoclipe, estreia no próximo dia 03 de dezembro nos aplicativos de streaming via selo Solto no Tempo.
Clipe: https://www.youtube.com/watch?
No novo trabalho, Raphael lança mão do tradicional formato voz e violão, instrumentação presente em importantes obras da MPB, fundamental em sua formação, e mergulha em uma estética sonora ambientada no imaginário das paisagens do interior do nordeste brasileiro. “É este cenário, marcado e descrito por êxodos, pela “Asa Branca”, pelo aboio, pelo repente, pela viola, que uso como núcleo imagético para discorrer sobre este sentimento”, conceitua.
Para representar esta ideia no campo visual, “Saudade Não é Palavra” ganhou um videoclipe, filmado no agreste pernambucano (Gravatá), dirigido e produzido por Jade Mariani e Raphael Costa. Com este lançamento Raphael anuncia a chegada do seu segundo álbum, que traz em seu cerne um olhar de curiosidade e encantamento com o existir, com o fazer artístico, um disco sobre maravilhas e fragilidades humanas.

Sobre Raphael Costa
Raphael Costa iniciou sua carreira discográfica em 2018 com o lançamento do álbum “Diamante Hortelã”. O disco foi co-produzido com Marcelo Jeneci, com destaques para a parceria com Zé Manoel na canção “Dia Desses”, e a especial participação de Elba Ramalho em “Juninamente”. Em 2019, apresentou-se em shows de lançamento pelo Brasil (destaques para: Casa de Francisca/SP, Audio Rebel/RJ, Festival de Inverno de Garanhuns/PE) e Europa (Portugal, Espanha, França).
Em 2020 lançou o seu programa de assinatura. Projeto de micro-rede sustentável colaborativa criada para possibilitar aproximações entre o artista e comunidade com o intuito de desenvolver ideias, promover encontros e discussões, e produzir obras artísticas. Já em 2021, arranjou, produziu e gravou o seu segundo álbum “Das Construções”.
Ficha Técnica:
Saudade Não É Palavra (Raphael Costa / Juliano Holanda)
voz / violão nylon / violão aço _ Raphael Costa
paisagem sonora _ Pepeu (JC) _
produzido por Raphael Costa e Igor Bruno _
arranjos por Raphael Costa _
gravado no estúdio Glândula (Gravatá/PE) / por Igor Bruno e Cássio Sales. _
editado por Rodrigo Araújo, Pepeu (JC) e João Afonso _
mixado por Pepeu (JC) _ masterizado por João Afonso _
capa e direção de arte por Jade Mariani