Home Estados Bahia Em Lauro de Freitas, operação do Procon fiscaliza venda de produtos da Semana Santa
Bahia

Em Lauro de Freitas, operação do Procon fiscaliza venda de produtos da Semana Santa

Envie
Default Featured Image
Envie

Com a proximidade do feriado da Semana Santa, os fiscais da unidade de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Lauro de Freitas estão vistoriando os principais pontos comerciais da cidade. A ação busca garantir a correta precificação, armazenamento, peso, refrigeração e condições sanitárias dos itens procurados neste período do ano.  A operação será realizada até quinta–feira (14).

Além dos chocolates, o consumidor busca por produtos da ceia, como pescados, pães, vinhos e azeites. O superintendente do Procon, Neemias Reis, destaca que a fiscalização, além de avaliar as condições, busca evitar o abuso de valores. “Alguns estabelecimentos aproveitam esse aumento no fluxo de consumidores para induzir ao erro e aumentar os preços. Nosso foco é proteger o consumidor e garantir que os estabelecimentos cumpram as regras”, disse.

Jéssica dos Santos tem um filho de oito anos e já está fazendo a pesquisa para os ovos da Páscoa. Ela conta que já foi enganada diversas vezes e, por isso, prefere analisar bem antes de efetuar a compra. “Hoje eu só vim pesquisar. Já passei várias vezes por erros. Levei o produto por um preço, mas chegando em casa, olhei a nota e vi que o preço era outro.  Acho muito importante essa fiscalização para evitar que mais pessoas sejam enganadas”.

O Procon realiza dois procedimentos em suas fiscalizações. O auto de constatação, quando a irregularidade é possível de ser resolvida rapidamente, e o auto de infração, quando a irregularidade está prejudicando o consumidor, sem chances de regularização, sendo necessário o pagamento de multas. “Hoje mesmo, nós registramos um auto de constatação, por incompatibilidade de preços em um dos supermercados. Uma marca de vinho estava com o valor da etiqueta bem abaixo do valor no leitor óptico. Isso é propaganda enganosa e não pode acontecer”, comentou Alex Vila, agente de Fiscalização.

Caso o consumidor se sinta lesado, deve procurar o Procon de Lauro de Freitas e fazer sua denúncia, através do telefone: (71)3288-8919 e nos seguintes e-mailsatendimentoprocon@laurodefreitas.ba.gov.br ou   denunciaprocon@laurodefreitas.ba.gov.br

 

Jornalista: Iana Silva

Fotografia: Maína Diniz

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Leia Mais
Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Leia Mais
Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Leia Mais
Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Envie